Todo mundo queria ter dinheiro para comprar o carro dos sonhos. Muitas pessoas passam a vida juntando para que consiga comprar não pensando muito no preço de manutenção que eles vai ter depois. No Brasil, alguma ou outra marca que produz carros de luxo, primeiramente pelo custo que possui e que consequentemente não tem boas adesões no país.
Quando vemos filmes americanos com diversos carrões, nem sequer pensamos em como eles são comuns em outros países por conta do preço ser bem mais em conta. E realmente se andamos pelas ruas vemos que o nível de carros utilizados por eles são bem mais alto do que o nosso. Incrivelmente vemos que as coisas são bem diferentes entre os países.
Para nós um Camaro por exemplo é um carro de luxo, que quando passa é motivo de todos observarem e querer saber de quem é, principalmente se for em cidade pequena. É um carro da chevrolet que mesmo tendo montadora dentro do Brasil, não monta esse tipo modelo, somente no exterior. E como há muito imposto para entrada desse tipo de coisa, acontece que o preço fica exorbitante. Mas em outros países é um carro comum, comprado por pessoas não tão ricas.
Claro que a vida em países desenvolvidos é bem melhor, pessoas de classe média em alguns deles são consideradas ricas para nós. Infelizmente diversas políticas brasileiras não estão sendo muito efetivas e assim as importações se tornam complicadas entre outras coisas que encarecem no nosso país.
Carro De Luxo
É um termo usado no mundo todo não somente no Brasil e tenta unir todos os carros que possuem um valor altíssimo no mercado, além de uma reputação a zelar como os famosos carro da Ferrari. Dentro da indústria automobilística há espaço diferente para o design de carros populares e os desse tipo. Outro nome dado é “Segmento F”.
Não tem um modelo em específico, pode ser conversível, sedan e outros. Mas normalmente são aqueles desenvolvidos por uma tecnologia muito alta e de última geração. As empresas que mais ouvimos falar que fazem carro nesse estilo é a Audi, Mercedes, BMW e Cadillac.
Há também uma vertente mais voltada para carros esportivos, mas que ainda são de luxo por todos os equipamentos, sendo a Lamborghini uma grande referência. Mas nenhum desses carros superam a famosa limousine, sem dúvida o carro mais cobiçado para passeios luxuosos.
Ferrari
Marca famosa fundada no ano de 1939 na Itália com intuito de participar de corridas da Alfa Romeo. Seu criador era Enzo Ferrari e idealizou carros esportivos, lançando o seu primeiro no mercado em 1947. Somente ali ele começou realmente fazer o seu nome, com lindos modelos que não era somente para as pistas, mas também para aqueles que tinham muito dinheiro e queriam um carro personalizado.
Até os dias atuais a Ferrari não produz muito carros de uma vez, é quase um fabricação artesanal totalmente feita com o cliente do seu gosto.
Já foi denominada como a empresa mais poderosa do mundo, além de ter apresentado o carro mais caro do mundo com um valor de quase setenta milhões de dólares. A administração da empresa durante um tempo foi mudando, tanto é que em 1969, a Fiat comprou metade da empresa e anos depois ficou com 90%. Com o decorrer dos anos a Fiat resolveu se separar da Ferrari, levando dois anos para que isso acontecesse.
Marca totalmente referência dentro da Fórmula 1, com equipes excelentes, fazendo com que seja a empresa mais antiga ainda na competição, com maior número de vitórias, sendo símbolo mundial.
Lamborghini
Marca também italiana que atua desde 1963, fundada por Ferruccio Lamborghini. Produz carros de alto desempenho, referência em luxo e realmente criada para que fosse uma concorrência para a Ferrari. Sua sede se encontra na cidade de Sant’Agata Bolognese e também possuía uma marca de tratores que na verdade veio até antes dos carros luxuosos.
Alguns anos atrás foi adquirida pelo grupo Volkswagen, tendo modelos mais modernos em conjunto com a Audi que também faz parte do grupo.
Limousine
Na verdade a limusine não é exatamente um marca de carro. O nome veio da França, mas só representa um veículo que apresente grande porte e luxo, a grande diferença está em ter um chassi estendido, podendo vir até mesmo de outros modelos que já existem, só modificando. Por representar totalmente o luxo, em sua maioria são na cor preta ou branca.
Como se tornou bastante comum, em 1971 foi criada uma ISO para ter como base algumas definições que seriam seguidas, uma delas é ter o teto fechado, rígido e fixo, com o pára-brisa também fixo, podendo ter até seis portas laterais, com vidros em todas as laterais. E o seu porta-malas não possui uma ligação com a parte interior do carro.
Para dirigir uma limusine, não é simplesmente alguém que saiba dirigir, mas sim um chauffeur para te levar para onde você quiser, sendo que ele possui um espaço separado, fechado que na maioria das vezes possui um botão para acionar e descer para conversar com quem está atrás.
É muito comum ser usado para pessoas ricas e famosas. Sempre vemos na televisão e ficamos sonhando pode andar em uma dessa. As marcas que costumam vender esse tipo de carro é a Lincoln e a Cadillac.
Você já pensou em andar em algum desses carros citados? Somente nos sonhos não é mesmo? Há outras marcas mais de interior, dentro da Europa algumas só produzem para o seu próprio país, mas na maioria dos casos são carros muito especiais tanto na tecnologia quanto no design.
Há muitas diferenças entre carros de luxo e os populares que costumamos andar no cotidiano, isso vem de uma história muito longa entre grandes fabricantes do século XX como Ford, Toyota e Chevrolet, que apesar de comandarem o mercado hoje ainda, não fazem carros tão caros como os citados nesse texto.