O Que Fazer em Caso de um Acidente de Carro?

Todo mundo que dirige corre o risco de sofrer ou causar um acidente. Infelizmente, mesmo que tenhamos todo o cuidado, enquanto estamos no trânsito uma pequena distração pode ocasionar uma situação dessas. O mais importante é saber como agir nesses casos e assim estar pronto para prestar socorro a possíveis vítimas e também evitar estresse desnecessário.

Confira a lista de procedimentos necessários em acidentes com ou sem vítimas, assim como uma lista de itens que não podem deixar de ser observados nesse tipo de situação. Outro ponto de vista importante é que a parte que foi mais prejudicada no acidente tenha um conjunto de provas palpável para conduzir um eventual processo.

Como Agir em Casos de Acidentes SEM Vítimas

Quando um acidente de trânsito não tem vítimas é sempre muito melhor, pois ninguém se machucou, porém, ainda assim é um acidente de trânsito. A primeira coisa quando acontece um acidente é verificar se todos estão bem, ou seja, se alguém se feriu. No caso de ninguém ter se ferido, considera-se um acidente sem vítimas.

Os procedimentos que deverão ser realizados a seguir são:

Primeiro, é importante chamar ao local do acidente agentes de trânsito. Os agentes farão a ocorrência dos fatos.

Porém, mesmo com a presença de agentes de trânsito é importante que você faça uma ocorrência policial com o seu depoimento a respeito do acontecido. Essa é uma atitude de cautela para garantir os seus direitos.

No caso de você ser a parte prejudicada é importante ter uma ação na esfera civil para poder fazer a cobrança dos gastos que teve com o veículo para fazer os reparos.

Como Agir em Casos de Acidentes COM Vítimas

Quando o acidente tem vítimas é importante verificar em que estado elas estão, ou seja, se alguém está gravemente ferido. Chame atendimento médico imediatamente.

Uma questão muito importante quando acontece um acidente com vítimas é a necessidade de chamar a Polícia Militar para a cena. Esteja atento para a forma como o acontecido será relatado na ocorrência realizada no local. Se você discorda de alguma coisa nesse relato é importante deixar claro já nesse momento.

O passo seguinte é a vítima passar por um exame de corpo de delito no IML (Instituo Médico Legal) da sua cidade ou mesmo em hospitais.

Nos casos em que a vítima deseja penalizar criminalmente o causador do acidente é importante providenciar a representação criminal contra o causador na vara ou juizado. Manifestar o desejo de mover essa ação criminal é muito importante.

Os Procedimentos Necessários

Para garantir os seus direitos nessas situações de acidentes de trânsito é importante saber como proceder, ou seja, conhecer uma lista de procedimentos que facilita o processo judicial.

Tenha Testemunhas

Qualquer fato atestado por pelo menos duas testemunhas é sempre mais crível do que aquele que é testemunhado apenas pelo interessado. No momento do acidente, mesmo que você esteja com muitos problemas na cabeça, é importante tomar nota do nome de pelo menos duas testemunhas.

Fique com o contato dessas pessoas, pois elas são uma parte importante na hora de contar a sua versão dos fatos. Além disso, anote também a posição em que cada uma delas estava na hora do acidente, quanto mais pontos de vista melhor.

Data e Horário do Acidente

Anote todos os dados a respeito dessa situação desagradável, desde a data e horário do acidente até mesmo a identificação do motorista que causou o transtorno. Também é interessante saber se o motorista é o proprietário do veículo envolvido.

Identifique o Local do Acidente

Além de saber o como aconteceu o acidente é importante saber também onde aconteceu o fato. A identificação do local do acidente é de grande importância, anote o endereço completo. Um exemplo de como deve ser feito: Rua Nossa Senhora Aparecida, esquina com a Arthur da Silva, em frente ao mercado Compre Mais, tem sentido único, não possui faixa de segurança, sem semáforo.

Todos os dados que ajudem a ilustrar como é o local do acidente serão de grande valia na hora de fazer o julgamento do que realmente aconteceu.

Condições da Pista

Outro dado de muita importância é a condição em que se encontrava a pista no momento do ocorrido. Anote se a pista estava molhada, escorregadia, com areia, pedregulhos entre outros detalhes que possam ter corroborado para o acidente.

Os Veículos Envolvidos

Dados dos veículos envolvidos, o causador do acidente e o que sofreu com a situação, são muito importantes também. A dica é anotar tudo o que puder sobre a situação, identifique em detalhes cada um dos veículos, bem como as suas condições nessa situação. Ter fotos pode ser interessante para confirmar as suas afirmações de porque o acidente aconteceu.

Levantamento Topográfico

Trata-se do levantamento que identifica qual é a situação do local do acidente, pode ser feito tanto pelo policial que acompanha a ocorrência como também pelo condutor do carro. Mostrar bem o local e também as posições em que estão os carros envolvidos ajudará na hora de defender a sua questão.

Procedimentos Após o Acidente

Porém, para quem pensa que a odisseia de problemas acaba, depois de tudo isso deve-se saber que ainda tem alguns procedimentos que devem ser feitos após o acidente. Confira abaixo uma lista desses procedimentos e não deixe de segui-los a risca.

Registre a Ocorrência

Não tem como resolver os problemas advindos de um acidente de trânsito sem ter registrado a ocorrência. Numa situação dessas é sempre o melhor a se fazer. Sem esse registro será difícil para você ter reparação de danos.

Providencie Orçamentos

Saiba que para conseguir a reparação dos seus gastos será necessário fazer a cotação dos reparos em pelo menos três oficinas. Tenha esses orçamentos em mãos na hora de pedir o reparo. Esse é o procedimento necessário para poder entrar com uma ação contra o causador do acidente.

Mantenha Sempre a Calma

De tudo o que listamos que você deve fazer numa situação de acidente de carro, a principal dica que podemos dar é que você mantenha a calma. Se estressar e perder a cabeça não fará com que o acidente não tenha acontecido. Com calma você pensará muito melhor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de saber se mesmo não havendo vítimas e os veículos podendo ser dirigido, deverão ser retirados do local ocorrido para que não haja obstrução da via? Pq moro em Sergipe e o pessoal aqui tem essa mania de permamecer com os veiculos mesmo sem ter vítimas, e podendo conduzir a outro local o mais próximo possível do ocorrido, mesmo assim não o fazem.

    jonatas 1 de novembro de 2013 18:28

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *