Para responder a esta pergunta, é preciso fazer algumas outras questões. Uma delas é qual a rapidez do superaquecimento de seu carro? Será que ele superaquece muitas vezes ou apenas de vez em quando? Quanto ano tem o seu carro? Será que ela superaquece quando eu estou dirigindo normalmente, ou apenas quando estou parado no trânsito?
Estas questões irão ajudar a diagnosticar e determinar qual o sistema específico do carro que poderá estar falhando, ou se o superaquecimento é geral, devido a um motor que está ficando velho. Às vezes, um sistema específico pode falhar, fazendo com que o carro superaqueça. Outras vezes, várias questões podem levar o dono do veículo até a causa do superaquecimento. Neste artigo, esperamos ajudá-lo a diagnosticar e a determinar que tipo de problemas de superaquecimento que você está enfrentando.
Termostato Ruim
O termostato é um componente que é projetado para aquecer o motor quando o carro é ligado. Ele interrompe o fluxo de água através do motor até que o motor atinja uma temperatura de funcionamento suficiente.
Depois disso, o termostato desengata e o sistema de refrigeração mantém o motor em funcionamento dentro do intervalo de temperatura de operação. Às vezes, porém, o termostato fica preso na posição fechada. Quando isso ocorre, você está usando o carro sem um sistema de refrigeração. Se você está com o termostato quebrado, o carro provavelmente superaquece toda vez que você dirigir por mais de 10 minutos ou algo assim. Pode acontecer em veículos mais novos, bem como nos mais velhos.
Bomba de Água Quebrada
Se sua bomba de água está ruim, o seu sistema de refrigeração não vai funcionar direito. A bomba de água é o que faz a água circular em todo o sistema de refrigeração, assim, quando ela não funciona direito, o superaquecimento é praticamente inevitável. Dependendo de quanto está quebrada, a sua bomba de água vai determinar a rapidez com que seu carro vai superaquecer. A paralisação completa do fluxo é basicamente a mesma coisa que acontece quando o termostato quebra. Uma paralisação parcial do fluxo pode levar a retardar o sobreaquecimento.
Ventoinha Quebrada
Ao lado de seu radiador existe um ventilador chamado a ventoinha do radiador. Eles são um pouco frágeis e podem quebrar ou danificar ao longo do tempo. Às vezes, pedras podem voar e danificar ou quebrar a ventoinha, causando menor capacidade de arrefecimento para o radiador.
Tampão de Radiador Solto
O sistema de arrefecimento é pressurizado, o que ajuda o fluxo do líquido de arrefecimento em todo o sistema do motor. Em cima de seu radiador fica uma tampa que está ali para manter certa quantidade de pressão. Às vezes, essas tampas podem estragar ou se soltar e não segurar mais a pressão.
NUNCA desaperte a tampa do radiador enquanto o motor estiver quente. Ela vai explodir de vapor quente em seu rosto.