Em tempos de carros equipados com computadores e motores controlados por chips, falarmos de carburadores faz sentir saudade de um tempo em que qualquer um que fosse apaixonado por carros podia colocar as mãos na massa, ou melhor, na graxa, e fazer sozinho, por sua conta e risco, as regulagens e manutenções mais simples.
Para quem não sabe, o carburador é o principal equipamento responsável pela alimentação do motor de um veículo e com um funcionamento totalmente mecânico.
Basicamente, o carburador tinha a função de misturar o combustível oriundo do tanque com o ar aspirado pelo coletor de admissão, enviando esta mistura ao motor em medidas adequadas e dosadas às condições do mesmo, fazendo com que seu funcionamento não tivesse falhas.
Os mais saudosistas com certeza ainda se lembram dos carburadores Solex, modelos H30 Pic, que equipavam veículos como o Fusca, a Brasília e a Kombi da Volkswagen. Era um carburador do tipo corpo simples e que foi desenvolvido para equipar os motores que eram arrefecidos a ar naquela época.