Comprando um Carro com Consumo de Combustível Eficiente

Ter um carro é o sonho de muitas pessoas que, envolvidas na possiblidade de possuir um meio de transporte próprio sem depender do transporte público ou de outros meios, procuram meios e fundos para tornar seu sonho realidade. Pudera, não é a toa que o Brasil é um dos locais que vendem mais carros no mundo. Tamanho sucesso no país, aliado com as altas taxas tributárias faz com que o preço de um automóvel considerado popular ultrapasse a cifra de 40 mil reais.

Os carros preferidos são sempre aqueles com grande espaço interno, e que tenham uma carroceria e visual que deixam as pessoas que veem o automóvel com um gostinho de “inveja”. É sempre bom lembrar que, quanto mais belo e arrojado for o automóvel, maior será o seu preço final, justamente por se destacar perante os outros autos e, também, por oferecer motor e itens opcionais que carregam certo luxo consigo.

Porém, muitas outras pessoas preferem os carros ditos “populares”, isso é, carro que não seja muito caro e que seja econômico – os conhecidos 1.0- para que a sua manutenção no dia a dia seja boa o suficiente para não machucar o bolso. E, no artigo de hoje, iremos ajudar você a escolher um carro que seja barato e, ao mesmo tempo, eficiente no consumo do combustível, artigo que, a cada dia mais, aparenta estar com o preço mais alto. Além disso, iremos dar outras informações relevantes sobre o assunto. Vamos lá?

Os Carros no Brasil

Embora o brasileiro goste de carros potentes e com uma aparência “importada” a realidade nas ruas e rodovias do país é, justamente, os carros populares. Isso tem uma explicação, já dada anteriormente nesse post: o preço de manutenção se revela, muitas vezes, mais barata que nos carros mais caros, e, por conta desse preço baixo, são mais fáceis de encontrar no comércio. Além disso, os carros que possuem até 1.6 de potência no motor costumam ser carros mais econômicos na hora de abastecer. Sabemos que, apesar de o Brasil ter uma das maiores reservas petrolíferas do mundo, o preço do litro de gasolina e de diesel é um dos mais caros do planeta, estando beirando, atualmente, 4,00 reais por litro.

Por conta dessa preferência brasileira por carros que demonstrem mais força ao serem utilizados, muitos optam por comprar carros potentes que sejam antigos, alguns com mais de 10 anos de estrada, como o modelo Ômega, da Chevrolet, que é considerado um dos melhores carros já produzidos em solo brasileiro, cujos exemplares, além de disponibilizados para o público em geral, foram os preferidos das autoridades políticas do país, sendo esse modelo utilizado até hoje por presidentes da República e demais políticos. As configurações do Ômega são bem robustas, com as versões mínimas partindo com motor 2.0, chegando a incríveis 6.0 – esse último encontrado somente no exterior- que demonstra a foça e robustez do veículo, sendo admirado até hoje. Além da configuração forte, o conforto e o luxo eram, e ainda é, palavra de honra no Ômega. Entretanto, como era de se esperar, o consumo de combustível nesse automóvel é maior do que em carros menos potentes, o que pode encarecer os custos de manutenção do automóvel. Além disso, as peças e demais custos do carro são dispendiosos, sobretudo nas versões antigas do modelo, no qual as peças são mais difíceis de encontrar no comercio. Mesmo com esses empecilhos, muitas pessoas, geralmente, colecionadores, procuram o modelo para reformar ou, simplesmente, ter em sua coleção, justamente, por conta da especialidade que o modelo apresenta.

Não podemos nos esquecer, também, que os carros antigos 1.0 também faz muito sucesso, por conta dos baixos impostos (como o IPVA) que são pagos por quem possui um exemplar desses carros. Além disso, os preços reduzidos em peças e demais manutenções periódicas também é um atrativo para quem busca um carro barato e que seja, ao mesmo tempo, eficiente.

Carros Baratos mais Comprados pelos Brasileiros

Veja, a seguir, uma lista com os carros mais eficientes em termos de gasto de gasolina e, também, em termos de eficiência no trabalho. Vamos lá?

VW Gol

Considerado um dos queridinhos pelos brasileiros, o Gol, fabricado pela alemã Volkswagen, é um dos carros mais antigos já produzidos, já que a sua produção começou nos idos dos anos 1990 e já tem sua nova versão para o ano de 2017. Começando com design no estilo quadrado, hoje o automóvel abusa das curvas, apresentando um ar mais modernista. Juntamente com o ar moderno, o carro é oferecido em várias versões, sendo a 1;0 a mais conhecida e adquirida. Ultimamente, itens de série foram adicionados ao Gol, o tornando mais atrativo aos olhos dos consumidores.

VW Up!

O VW Up!  veio com a promessa de ser um carro acessível mas, ao mesmo tempo, econômico e forte. A Volkswagen, pensando nisso, e aumentar o patamar do Gol, passou a vendê-lo como carro popular. Embora as vendas estejam sendo satisfatório, o compacto não ameaçou o público do Gol, que continuou a vê-lo como favorito.  O motor, apesar de ficar retido no 1.0, apresenta variações, sendo mais forte de uma versão para outra. Um dos motivos para que a nomeação do UP! não fosse considerado como um carro popular é o seu preço, que pode chegar a 45 mil reais.

Chevrolet Ônix

Lançado em 2012 com a missão de tirar a liderança do Gol como carro mais vendido do Brasil, o Ônix conseguiu o seu objetivo entre 2015 e 2016, tomando a liderança desse nicho do Gol, por conta de o automóvel ser uma opção a mais de robustez e beleza dentre os outros carros.  Lançando a pioneira tecnologia “My Link”, o Ônix foi, a cada dia, tomando o lugar do Gol nas ruas brasileiras, sendo hoje, um dos modelos mais presentes nas vias.

Tendo versões que partem do 1.0 chegando até 1.4, o preço do Ônix, em sua versão mais básica, considerando a nova versão, 2017, parte de 45.990, ou seja, apenas 990 reais mais caro que o UP! em sua forma completa. Apresentam, também, outros itens que são diferenciais do modelo se comparados com outros carros.

Para que o carro ideal seja escolhido por você, é necessário que ele seja adequado a todas as suas necessidades, e que os custos para mantê-lo estejam dentro do seu orçamento. Outra dica é investir em automóveis usados, sendo que, a maioria deles, está bem conservada e pode ser encontrada por preços bem compensadores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *