Equipamentos De Proteção Para Motociclistas: Características Gerais

Para melhorar a segurança da motocicleta muitos países colocam como leis a necessidade de se vestir com equipamento de proteção pessoal, tais como vestuário especial e capacetes, por exemplo. Vestuário de proteção pode incluir certos tipos de jaquetas, luvas, botas e calças. Jaquetas significadas para motociclistas são feitas de nilon ou couro. Estes coletes incluem estofamento no cotovelo, coluna vertebral e as regiões do ombro.

Luvas em geral são feitas de couro. Alguns modelos incluem fibra de carbono. Botas, em especial aquelas para o esporte, incluem reforço e tampas de plástico sobre as áreas de tornozelo e dedo do pé. Exceto para capacetes, nenhum dos esses itens são obrigados por lei em qualquer estado dos EUA, Reino Unido, Brasil, entre outras nações, embora sejam recomendados por autoridades no sentido de aprimorar a segurança sobre as duas rodas.

Motociclistas OFFROAD e Equipamentos De Segurança Nas Pistas

Motociclistas OFFROAD vestem um gama de plástico para proteger contra o ferimento a partir da queda, acertando outros condutores de motos com detritos a partir da roda traseira. Essa armadura protege as extremidades com a quebra e luxação da parte de trás e no peito a partir de tensão e ossos quebrados. Embora tenha forma justa e eficiente, por vezes pode não funcionar de forma eficaz.

Jaquetas De Couro Para Motociclistas

Jaquetas e calças de couro são pontos fundamentais para a proteção dos motociclistas. O produto usado não é aquele da moda, mas o que possuem estrutura protetora, que é mais forte, flexível e tem maior durabilidade.

Do ponto histórico se pode dizer que couros da motocicleta foram adaptados a partir tanque de engrenagem que eram usados na 2° Guerra Mundial. O clássico americano revestimento da motocicleta com dragonas e zíper diagonal, que ficou famosa por Marlon Brando em The Wild One, foi inventado em 1928 por Irving Schott.  Couros adaptados a partir de engrenagem cowboy foram usados por motociclistas americanos, no início dos anos década de 1960.

Exemplos de couros modernos têm proteção interior em regiões principais de impacto, tais como ombros, cotovelos, luvas quadris, joelhos e costas. Os absorvedores de energia e espalhadores de carga variam a partir de espuma de alta densidade de polímeros rígidos e fibra de carbono. Projetados para espalhar a carga de impacto e cepas de cisalhamento para prevenir e reduzir os níveis de danos de lesões. Há também modelos que utilizam o sistema da airbag, rádio e que desdobram em caso de acidente para proteger o pescoço, tronco e parte inferior das costas.

Têxteis: Proteção Para Motociclista

Uma alternativa para o couro é a roupa construída com produtos têxteis. Podem oferecer melhorada proteção do calor, frio, água e o aumento utilitário das peças de vestuário que tendem a ter bolsos e aberturas. Os materiais comuns incluem alta densidade de nylon balístico, ou com suas misturas lycra que por vezes incluem forros de à prova de água feita a partir de materiais de qualidade. Os conjuntos do gênero são feitos a partir de sintéticos.

Botas De Motociclistas e Proteção Para Os Motociclistas

Botas são usadas por motoristas da motocicleta e passageiros para prevenir ou reduzir danos dos pés e tornozelos com o evento de ruído elétrico. Projetados usando materiais e construção resistentes à abrasão, corte, lacrimogêneo e estouros. Conjunto resistente, forte e flexível fornece a proteção a partir de um número de riscos. Existem modelos que são resistentes de óleo.

Botas também podem ter absorvedores de energia e espalhadores de carga por dentro e do lado de fora de cada tornozelo. Uma sola trabalhadora ajuda a impedir ou diminuir as lesões de estrondo causadas por britagem e estirpe de cisalhamento.

Couraças aumentam as chances de sobreviver ao acidente. A forma mais comum de armadura é de painéis de espuma de alta densidade instalada nos ombros, cotovelos, luvas, costas, quadris e joelhos de motocicleta. Protetores deparados também estão disponíveis no peito e nas costas, desgastadas sob outros itens de roupa.

Capacetes e Equipamentos De Proteção Para Motociclistas

O objetivo primário do capacete da motocicleta está em proteger a cabeça do ciclista durante o impacto e fornecer proteção adicional, tais como um escudo na face. Em alguns países trajar capacetes da motocicleta consiste em ato obrigatório. Feitos em duas camadas principais. O escudo espalha o impacto da área maior e absorve a energia de modo a transferir menos energia para o crânio e cérebro.

Capacetes protegem o crânio e fornecem proteção para o maxilar inferior, bem como o rosto em si. Produtos do gênero oferecem maior proteção do que capacetes que deixam a face aberta. Vários fabricantes introduzem capacetes de proteção completa para o rosto, com uma frente de flip-up, combinando a proteção com a facilidade de comunicação de abrir e fechar o visor incolor, de cor prateada ou negra.

Estudos demonstram de forma consistente que ao usar um capacete: Reduz a lesão e aumenta a chance do motorista sobreviver a um acidente. Não contribui para as lesões no pescoço, visão ou ouvido. Tal como acontece com a engrenagem protetora, melhora a visibilidade do usuário.

Luvas De Motociclistas

Luvas de motociclismo são feitas de couro. Elas podem ter proteções para pulsos a partir de lesão e ajuda a reduzir equitação nos dias frios. Luvas de motociclismo reforçam palmas das mãos destinadas a proteger o cavaleiro a partir de lesões de abrasão em caso de um acidente. Caso o fabricante alegue que luvas são protetoras, em seguida, devem ter selo que comprovem a qualidade. Padrão Europeia PT 13594:2002 está disponível para essa finalidade.

As características opcionais incluem proteção adicional. Para excursionar luvas de, tais características adicionai os fabricantes incluem materiais isolantes avançados e de tecido respirável à prova de água, embora em turnê as luvas ainda possam carecer das características de blindagem avançadas utilizadas em modelos de corrida da motocicleta.

Luvas possuem proteção corridas de motos típicas a incorporar seções e a melhor proteção disponível, obtida através de adicional incorporado dentro da luva. Adicional pode envolver titânio ou painéis de carbono.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Motos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria de saber se ezistem luvas para pessoas com deficiencia na mao direita ou esquerda.
    pois minha mao direita nao desinvolveu os dedos e tenho preocupaçoes em comprar um par de luva e so usar a luva na mao esquerda.
    espero sua resposta ancioso obrigado desde já.

    felipe 30 de Março de 2014 1:37

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *