Casque ou capacete de motocicleta, é o único meio de segurança que um motociclista possui para se proteger de colisões, e é muito importante que seja utilizado corretamente.
A sua função principal é de proteger a calota craniana do condutor e do carona contra um eventual impacto, reduz ou protege os ocupantes de lesões que poderiam ocorrer. Muitas vidas são salvas em acidentes graves, por estarem usando o capacete.
Alguns indivíduos carregam a proteção para que caso avistem algum autoridade o coloquem ou alguns na cabeça de forma errada para tentar enganar os policiais.
Os lugares comuns que os motociclistas infratores colocam os capacetes são: nos cotovelos, na cabeça de forma errada (usando como um chapéu) ou presa na garoupeira.
Os capacetes reduzem em até 85% as lesões graves na cabeça e 39% dos acidentes com morte acontecem com crianças menores de 15 anos que não usam capacete em trajetos curtos.
O capacete é obrigatório, está previsto em Lei, quem a desobedece acaba recendo multa por não usar um objeto que protege sua própria vida.
Os casques são feitos de materiais que absorvem o impacto para que o usuário não receba toda a força em sua cabeça. Alguns capacetes são bem acolchoados, revestidos internamente com espumas, isopor e ouros tecidos de tipos diferentes.
Na parte externa é feita com materiais muito resistentes, eles são bem rígidos quase indeformáveis, geralmente é utilizado fibra de carbono e plástico engenharia. A viseira, apesar de ser transparente, é feita de material muito resistente.
Tecnologia para Segurança
Existem vários tipos de capacetes, um para cada gosta. Também é possível personaliza-los como bem entendermos, apenas não é permitido escurecer a viseiras e o capacete de modelo Motocross é obrigatório o uso dos óculos de proteção.
Com o passar dos anos a indústria de artigos para motocicletas desenvolve produtos para melhorar a proteção de seus clientes, já foi desenvolvido o colete com airbag para amenizar o impacto dos ocupantes, o condutor usa um tipo de jaqueta presa que possui uma cordinha que fica presa à motocicleta e se em uma batida o piloto é arremessado da moto a corda é puxada e o sistema é acionado inflando o airbag e assim protegendo a vítima.
A pouco tempo uma empresa que fabrica capacetes desenvolveu um novo modelo que possuiu um visor na parte de trás do capacete e permite o que o usuário veja o que está acontecendo atrás dele. O projeto foi iniciado com um protótipo em 2005, a empresa Reevu já terá o produto em linha de produção.
O sistema utilizado é muito simples, um conjunto de espelhos que permitem que o piloto veja sua traseira na viseira do capacete, este novo modelo de capacete é possível ver melhor do que com os retrovisores normais.
Por Matheus Prado