A indústria automobilística mundial é um mercado muito dinâmico, e assim anualmente entram em cena dezenas de modelos novos de veículos enquanto outros tantos saem do mercado. No entanto, enquanto alguns saem sem nem serem notados outros modelos deixam saudades, após permanecerem por bastante tempo na linha de produção, é o caso do Scenic da Renault, que sai de linha após 12 anos no mercado brasileiro. Nesse artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre o Scenic, sua produção no Brasil, os motivos que levam o modelo a sair de linha e como funciona o ciclo com a entrada e a saída de diversos modelos nesse segmentado mercado.
Renault Scenic – sua história e características
A minivan Scenic foi o primeiro modelo montado pela Renault no Brasil, inaugurando assim o complexo da marca francesa, localizado na cidade de São José dos Pinhais no estado do Paraná. O modelo chegou as concessionárias no primeiro trimestre de 1999, e deixou de ser comercializado em agosto deste ano depois de mais de uma década na linha de produção, com mais de 140 mil veículos comercializados.
O modelo Scenic da Renault foi o primeiro carro do segmento das minivans que chegaram ao Brasil, que logo foi seguido por vários concorrentes. O veículo que foi lançado originalmente no mercado europeu em 96, sofreu poucas alterações no Brasil, porém ainda assim, ainda é considerado um veículo de qualidade, com designe elegante, é um carro esportivo e espaçoso que acomoda a família confortavelmente, ideal para viagens longas, possui equipamentos de segurança e também outros que conferem conforto e bem estar ao motorista e aos passageiros.
No entanto a Scenic estava desatualizado, pois sofreu poucas alterações durante o seu período de fabricação no Brasil, sendo ultrapassada pela concorrência.
Motivos que levaram o modelo a sair do mercado
Segundo a montadora o volume de vendas do Scenic no mercado nacional vem decrescendo muito nos últimos anos, sendo que em 2009 foram vendidos pouco mais de 2 mil unidades e em 2010 cerca de 800 unidades até o anuncio da decisão. O baixo volume de vendas não está atrelado a qualidade do veículo que é muito boa, mas sim a falta de renovação do modelo, que acabou sendo superado pelos concorrentes, inclusive pela Grand-Livina produzida pelo grupo Renaul-Nissan na fábrica do Paraná.
Concorrentes no mercado nacional
A Scenic da Renault já vinha perdendo espaço no mercado desde 2009, enquanto suas principais concorrentes aumentavam o número de vendas consideravelmente e exibiam seus modelos atualizados, com equipamentos e acessórios modernos. Seus dois concorrentes mais diretos no segmento das minivans são a Zafira produzida pela Chevrolet e o Xsara Picasso da Citroen que devem absorver naturalmente seu espaço no mercado, seguido pelos modelos Grand Lavina e a Nissan Lavina produzidos pela Renault-Nissan e também pelo Kia Carens.