Como Conservar a Pintura Da Moto

Nos últimos anos as motos tem conquistado um mercado cada vez maior. A quantidade de carros nas ruas tem diminuído e o espaço das motos cresce. Quem conta com essa aliada de duas rodas para enfrentar o trânsito caótico de grandes cidades sabe como pode ser difícil manter a pintura como nova.

Pensando nisso listamos algumas dicas de como conservar a pintura da sua moto. Com atitudes simples você cuidar muito melhor da sua moto e assim ter sempre uma companheira com cara de nova.

Como Conservar a Pintura Da Moto

Como Conservar a Pintura Da Moto

Proteja a Pintura

A melhor forma de conservar a pintura da sua moto é protegê-la contra a sujeira e possíveis causadores de danos. Manter a moto sempre limpa é uma forma simples de conservá-la, mas existem outros pequenos cuidados que podem fazer toda a diferença.

Proteja a Pintura

Proteja a Pintura

A Maresia

Quem mora numa região perto do mar, por exemplo, deve ficar de olho na maresia que pode causar corrosão na pintura. A maresia costuma ser um problema para as peças, mas principalmente para a pintura. Dessa forma é interessante limpar com o máximo de frequência possível para evitar maiores danos.

Umidade e Poeira

Os locais que são muito úmidos ou que tem facilidade para juntar poeira devem ser evitados. Além disso, preste atenção aos produtos que usa para fazer a limpeza da sua moto. Alguns produtos químicos que são usados para a limpeza da moto podem passar por oxidação e assim sulfatar a pintura da moto.

Cuidado Com a Luz Do Sol e Com a Água Da Chuva

Uma dica é manter a sua moto sempre coberta enquanto ela estiver parada. A luz solar pode ser um dos elementos mais nocivos para a pintura da sua moto. Dessa forma se mostra bem importante protege-la do astro rei.

O sol é bastante perigoso, mas a água da chuva também então sempre que a sua moto tomar chuva ou então passar em poças d’água é interessante secar a sua moto. A água pode ser extremamente prejudicial para a pintura.

Limpe As Sujeiras Na Hora

Uma forma de conservar a pintura da sua moto sempre bonita e sem riscos é mantê-la sempre limpa. Dessa forma se a moto se sujar de poeira, areia, barro ou outros elementos é necessário limpar na hora. Quanto mais tempo você deixa a sujeira sobre a sua moto mais tempo tem para acontecer o atrito.

O atrito desses elementos com a pintura vai prejudicando aos poucos o visual da sua moto. Os pedriscos e a areia tem um potencial destrutivo da pintura ainda maior, no caso de estar num ambiente com esses componentes evite o contato com eles.

Nada De Pano Seco

Uma dica de extrema importância é nunca limpar a sua moto com pano seco, isso porque o contato do pano com a sujeira ou poeira pode criar riscos na pintura. A melhor forma de fazer a limpeza é através do uso de água e de produtos que sejam próprios para isso. Cuidado com o uso de detergentes, pois eles podem ser corrosivos para a pintura.

Conheça Melhor a Pintura Da Sua Moto

Além de seguir as dicas acima você pode ter um cuidado mais assertivo com a pintura da sua moto se conhecer a mesma mais a fundo. Confira agora quais são os tipos de pinturas existentes.

Os Tipos De Pinturas Que Existem

Basicamente os tipos de pinturas utilizadas em motos se dividem em dois tipos que são as Pinturas Sólidas e as Pinturas Metálicas.

Pinturas Sólidas Sem Verniz

Um tipo mais antigo de pintura e que atualmente é bem pouco usada. Em geral essas pinturas não possuem o verniz de proteção. São aquelas motos que não tem o visual brilhante e cintilante. É mais comum encontrar pinturas sem verniz nas cores branco, amarelo, preto e vermelho.

Um tipo de pintura bem sensível as intempéries do tempo, especialmente ao sol. Conforme o tempo vai passando o brilho vai desaparecendo. Pelo fato de não ter verniz de proteção é bastante sensível às ceras limpadoras e polidoras. Quando esses produtos são aplicados geralmente o pano que é passado fica da cor da moto. Para esse tipo de pintura não é aconselhável usar produtos com um alto poder de abrasão.

Pinturas Metálicas Com Verniz

Esse tipo de pintura é a mais comumente encontrada em motos, geralmente são pinturas que possuem verniz de proteção. O visual dessa pintura é brilhante e cintilante e quando é necessário algum cuidado com a pintura o foco deve ser a preservação do verniz.

No caso das cores metálicas com verniz não tem problema utilizar cera mesmo aquelas que vêm com massa de polimento. Óbvio que isso não se aplica se o verniz tiver sido comprometido. Nos casos em que o verniz foi comprometido é possível que aconteça a remoção da pintura com a cera.

Como Identificar o Estado De Conservação Da Pintura Da Moto

Pinturas Detonadas

Aquelas pinturas em que o verniz já se encontra sem brilho e bastante opaco. Quando o estado é grave é possível observar muitos riscos, geralmente isso é resultado de um acúmulo de micro sedimentos.

Nesses casos depois da lavagem completa deve-se utilizar um produto para encerar com maior poder de abrasão. O trabalho consiste basicamente em remover a parte de cima do verniz. Esse é o motivo pelo qual não se deve encerar a moto com frequência. O procedimento é adequado somente para as pinturas que se encontram bem detonadas.

Quando a pintura está bastante comprometida os serviços de cristalização, revitalização entre outros podem ser indicados.

Pinturas Pouco Detonadas

As pinturas que se encaixam nesse grupo de pouco detonadas são aquelas em que o verniz se encontra com pouco brilho. Pode ser que tenha riscos, nesses casos o acúmulo de micro sedimentos é médio.

A melhor forma de resolver esse problema é através da lavagem da moto e a utilização de produtos para limpeza com baixo poder de abrasão. O trabalho consiste em fazer a remoção dos riscos leves e também dos micro sedimentos que ficam incrustados na parte mais superficial do verniz. A dica é usar uma cera mais fina para encerar para não remover totalmente o verniz.

Pinturas Novas Ou Bem Conservadas

As pinturas novas e bem conservadas apresentam apenas riscos leves (quando possuem) e quase não possuem acumulo de micro sedimentos. Nesses casos não existe nada para ser removido. As moto novas precisam apenas da aplicação de produtos para dar brilho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Motos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *