Existem determinados tipos de itens em nossos carros e motos que só percebemos que está apresentando algum problema que precisa de reparo ou mesmo de troca da peça, quando vamos utilizá-lo. Nestes itens, que são considerados obrigatórios, encontram-se o estepe, o macaco, a chave de roda, os limpadores de para-brisa, o escapamento e o silencioso e os faróis.
Por serem usados normalmente em horários escuros, como no entardecer ou durante a noite, ou ainda em dias de chuva e céu encoberto, os faróis são indispensáveis para uma condução segura, não só para que possamos enxergar com mais precisão o percurso, como também para que os outros carros que trafegam pelas ruas e os pedestres possam perceber nossa presença.
Faróis com defeito, apagados ou quebrados são passíveis de multa e, em alguns casos, até mesmo de apreensão do veículo. Os faróis também devem ser alinhados, pois problemas no direcionamento dos feixes de luz podem não só comprometer a direção do foco, tornando-se um verdadeiro incômodo para quem trafega no sentido contrário.