Suspensão Fox

A suspensão é responsável pela estabilidade que o carro apresentar nas estradas com todas as dificuldades que podem existir no seu decorrer. Quando se trata de suspensão a marca Suspensão Fox é uma das que mais se destaca pelo fato de estar nesse mercado desde o ano de 1974.

A marca se apresenta no mercado com a proposta de redefinir as dinâmicas de direção. Isso significa oferecer mais conforto para que os motoristas enfrentem tudo o que as estradas apresentam em termos de dificuldades. A seguir vamos explicar um pouco mais a respeito do papel da suspensão.

Suspensão – O Que é?

O conjunto de peças que trabalha para oferecer adaptabilidade a diferentes tipos de solos e relevos num automóvel recebe o nome de suspensão. O papel da suspensão é fazer a adequação da transmissão que será enviada por uma base (que pode ser uma lombada, por exemplo) e a capacidade de aderência do solo.

Essa adaptação é feita por um sistema formado por mola e amortecedor. Podemos dizer que esse conjunto chamado suspensão é uma espécie de filtro mecânico que aceita ou rejeita as faixas de frequência advindas do solo. Exatamente por isso os projetos de carros pensados para serem usados fora da estrada são diferentes daqueles projetos de carros para terrenos que exigem menos.

Molas

Componentes de grande importância numa suspensão, as molas, podem ser de diferentes tipos. Por exemplo, tem as molhas de feixe e de ar que são bastante usadas em caminhões. Também podemos citar a mola em espiral que pode ser usada na suspensão dianteira e na traseira. Tem ainda a mola mista que é de espiral na frente e de feixe atrás.

Por fim temos a mola de torção que é feita de uma barra de torção ou então de um feixe de lâminas. O papel das lâminas é absorver os impactos sem que haja deformação. Podemos encontrar barras de torção na suspensão traseira dos VW Fusca e VW Kombi entre outros.

Absorvendo Impactos

Basicamente a suspensão é um sistema encontrado em diferentes veículos e que tem como papel principal absorver as irregularidades do terreno bem como de garantir que todas as rodas toquem o chão. Além disso, o sistema de suspensão absorve através dos seus componentes todas as irregularidades do solo e ainda mantém o veículo estável.

Suspensão e Conforto

A função da suspensão é oferecer conforto aos motoristas, pois sem as molas e os amortecedores que fazem a movimentação controlada haveria um grande desconforto. O desconforto seria sentido especialmente nos pisos com mais irregularidades. Além disso, a suspensão ainda ajuda a prolongar a vida útil do veículo uma vez que o carro duraria menos tempo devido aos fortes impactos sofridos.

A transferência de impacto além de ser sofrido para os passageiros do veículo também acarreta em danos ao veículo. O veículo pode acarretar trincas na estrutura o que acarretaria em problemas gerais. Sem a suspensão o carro ainda teria diversos ruídos advindos do painel do automóvel que seriam causados pela vibração e pelos impactos.

A suspensão é um trabalho em conjunto entre molas e amortecedores uma vez que a molhas absorvem os impactos que são sofridos pelas rodas e os amortecedores seguram as mudanças bruscas. Cada tipo de veículo tem um tipo de suspensão porque são pensados para fins diferentes.

Veículos Leves

Geralmente nesse tipo de veículo a suspensão usada é a de mola helicoidal que é composta por uma barra de aço que é enrolada na forma de espiral. Também podem ser usadas outros tipos de molas como no caso das barras de torção – comuns nos veículos VW como o Fusca e a Brasília – e as semielípticas que são aquelas usadas em veículos de carga.

O tipo de mola helicoidal pode ser usada na dianteira e na traseira do veículo, o local em que ela será posicionada depende de como ela é construída e de qual é a sua estrutura. Em nosso país os tipos de suspensões mais usadas são as Mc Phearson e aquelas de duplo triângulo que são suspensões independentes.

Suspensão Independente – O Que é?

Esse tipo de suspensão é aquele em que cada um dos lados tem ligação com as rodas de maneira independente, isto significa que passa por um desnivelamento em que ela será deslocada, mas sem mudar o posicionamento que está a roda oposta.

Suspensão Rígida ou Eixo Rígido – O Que é?

Nesse tipo de suspensão há a ligação direta das rodas através de um eixo, assim quando uma das rodas acaba se deslocando por causa de um desnivelamento a roda oposta também se desloca. Esse tipo de suspensão é mais frágil e demanda cuidados especiais que dependem do tipo de veículo que será usada.

Pinos ou Pivôs

As peças que são chamadas de pinos esféricos ou pivôs de suspensão são pinos que tem articulação para prender o cubo da roda a suspensão. Esses pivôs são responsáveis por fazer a ligação entre as partes que ficam suspensas como chassi e carroceria e aquelas partes que não estão em suspensão como manga de eixo e cubo de roda.

Essas peças tem grande importância pelo fato de que numa aceleração, frenagem e curvas recebem o impacto de grandes cargas e esforços podendo inclusive suportar o peso do veículo. Nos pivôs tem uma coifa que serve para proteção e assim impedem que as sujeiras de algum tipo entrem e fiquem alojadas na esfera de articulação. Assim se evita que aconteça um desgaste prematura de algum componente ou mesmo que quebrem.

Quebra de Pivô

Quando um pivô quebra acontece o desligamento do cubo de roda em relação a suspensão. Se isso acontece quando o veículo está em movimento pode acarretar em acidentes bem graves. Geralmente se o pivô quebra a roda pode cair, o braço da suspensão assim como a bandeja torna possível a articulação entre as rodas e a suspensão.

Amortecedor

Eles podem ser encontrados de três tipos que são o convencional, o eletrônicos e o pressurizado. O chamado amortecedor convencional ou hidráulico é feito de um conjunto de válvulas e pistão. Sendo que as válvulas fazem a regulagem da passagem do óleo controlando a velocidade da haste.

A suspensão Fox é uma marca que existe desde 1974, tendo como slogan “redefinindo as dinâmicas da direção”.

Fox no Fox

Um exemplo de como a Fox é diferenciada é poder transformar um carro de cidade em uma verdadeira máquina. Principalmente ao ser instalada em veículos atuais com o modelo Cross Fox, que têm como público alvo justamente as pessoas que usam o carro em estradas sem asfalto ou para viagens longas e trilhas.

Especificações

O Cross Fox está preparado para desafios. O modelo é 53 mm mais alto que o Fox e sua suspensão é elevada em 31 mm, facilitando o transporte em terrenos irregulares. Dessa forma, com uma suspensão de marca renomada como a Fox, é possível adquirir um desempenho ainda melhor.

Também Para Quem Não Polui

A marca Fox suspensões também fabrica para bicicletas. Se você é um fã do bike cross ou é apenas um ciclista de final de semana, a marca possui muitas opções para um bom sistema adaptado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *