O coração não pode sentir o que os olhos não enxergam. No entanto, os carros possuem este poder. Nos momentos em que os pneus começam a cantar durante curvas desempenhadas em baixa velocidade os condutores sentem certo tipo de imprecisão quando estão no volante. Tome cuidado, este pode ser sintoma natural do desalinhamento.
Alterações No Alinhamento Do Automóvel
Por trás da aparência de normalidade podem existir deficiências consideráveis no contato feito entre o pneu e os pisos, causando assim diversos tipos de consequências negativas que podem ser bastante custosa aos condutores no final das contas. As alterações no alinhamento do carro podem ter diversos tipos de origens. Pode acontecer por consequência do desgaste natural das suspensões.
Isso acontece por causa do desgaste natural da suspensão ou mesmo por causa do excesso de buracos situados na pista. De acordo com a opinião de especialistas conceituados no mercado nacional de automotivos, o alinhamento do veículo deve ser conferido em cada dez quilômetros trafegados, em casos de acidentes ou ocasiões nas quais o carro será utilizado para realizar longas viagens.
Atenção! Faça a revisão mesmo quando não existem evidências de que o veículo está ficando torto. A manutenção preventiva é mais barata do que pagar os malefícios que esta condição pode trazer aos donos do carro.
Balanceamento Das Rodas e Alinhamento Do Carro
A principal incumbência do balanceamento, como o próprio termo sugere, está em balancear o conjunto das massas da roda e do pneu, que de maneira nenhuma podem apresentar desequilíbrio. O primeiro sinal relacionado com este desequilíbrio está nas vibrações sentidas pelos condutores ao colocarem as mãos nos volante. Outro sinal que evidencia esta condição está no problema existente nos eixos traseiros ou dianteiros.
Sem contar com o desconforto gerado pelos pneus que podem gerar pequenas flutuações que colocam em risco a integridade física de todas as pessoas que estão dentro do carro. Este efeito culmina em maior desgaste por parte dos pneus e prejudica a resistência dos componentes existentes na suspensão, caso dos amortecedores, das borrachas e buchas.
Vantagens Do Alinhamento!
O alinhamento consiste no processo de regular dos ângulos da suspensão e direção dos veículos. De maneira básica, é possível considerar três tipos básicos de ângulos verificáveis no alinhamento. Câmber, cáster, e divergência / convergências. Estes aspectos são explicados com linguagem acadêmica neste vídeo. Conheça as principais vantagens do alinhamento:
http://www.youtube.com/watch?v=j2kC_QGpGWQ- Economia de dinheiro, visto que os pneus ficam com maior poder de durabilidade;
- Economia com reposição das peças da suspensão;
- Em consequência da resistência do rolamento a direção fica mais macia;
- A segurança do veículo aumenta por causa do maior controle proporcionado pela direção;
- Além de cobrem barato, especialistas não demoram vinte minutos para arrumar o alinhamento frontal e traseiro.
Dicas Rápidas: Alinhamento Do Carro
- O desgaste pode acontecer de maneira natural da suspensão ou em consequência do excesso de buracos na pista;
- Confira o alinhamento da direção em cada dez mil quilômetros trafegados com o veículo; Porém, a média dos fabricantes está equivalente em sete mil, vistos que eles desejam a troca prévia de peças para vender mais unidades em menor espaço de tempo. Fique atento, instinto na direção pode trazer maior eficácia do que a validade prevista.
- Realize a manutenção mesmo quando o veículo não apresenta a respectiva condição de maneira explícita durante a direção;
- Manutenção ou revisões são mais baratas do que o reparo dos danos que o desalinhamento do carro pode causar;
- Desalinhamento nos eixos dianteiros ou traseiros são sinais evidentes do desalinhamento do carro;
- Vibrações sentidas no volante também podem sinalizar problemas do gênero, assim como a sensação de que os pneus estão pulando ou gerando pequenas flutuações;
- Faça a manutenção todas as vezes que acontecer a substituição dos componentes da suspensão ou na direção;
- Não confunda alinhamento com balanceamento. Evite mico na oficina mecânica!
- Os alinhamentos servem para redirecionar a direção dos carros que estão puxando para os lados;
- Balanceamentos estão relacionados com problemáticas detectadas nos pneus, que podem trafegar quicando, ou mesmo trazer com a sensação de flutuação aos condutores e outras pessoas presentes no veículo.
Diferença Entre Alinhamento e Balanceamento
Apesar dos dois serem completamente diferentes, a maioria do público não especializado em mecânica confunde os dois termos. Tenha em mente que o pedido errado pode culminar em dinheiro gasto em troca de serviços desnecessários. Nos momento em que os condutores sentem que o veículo está se puxando para algum dos lados, se faz necessário realinhar o veículo para que não aconteçam prejuízos, de maneira geral, no eixo do veículo, algo que pode danificar por completo estrutura veicular.
Por outro lado, quando os carros apresentam barulhos mesmo com velocidades reduzidas, assim como canta o pneu por qualquer manobra, se faz necessário fazer a verificação do balanceamento das rodas. Medida primordial para os condutores que desejam trafegar em veículos seguros.
O alinhamento do veículo serve para que sejam feitos ajustes nos ângulos das rodas para manter as mesmas fixadas ao solo, principalmente quando os motoristas estão em alta velocidade. Em contrapartida, os balanceamentos permitem com que as rodas girem sem provocar alto nível de vibrações em determinadas velocidades.
O balanceamento é importante por causa do conforto proporcionado, não somente na condição, como nos bancos dos passageiros, visto que toda a estrutura do carro fica prejudicada em consequência dos problemas de falta de balanceamento.
Conclusão
Balanceamento e alinhamento são muito mais do que direções livres de trepidações ou volante reto. Este serviço pode ser encontrado com facilidade em qualquer borracharia, sendo que custa barato, principalmente quando levado em conta todos os danos causados em consequência do automóvel usado com mau uso.
Existem diversas causas relacionadas com a necessidade de fazer o alinhamento e balanceamentos dos veículos, sendo que diminuição da reclamação dos condutores relacionada com tremulações ou deslocamentos em diagonais diminui em níveis consideráveis. Os ajustes nos veículos antigos podiam ser feitos de maneira manual em consequência da simplicidade do sistema mecânico. Realize o serviço de revisão somente com profissionais do ramo. Se lembre de que segurança deve estar em primeiro lugar!
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier