São poucos os veículos que foram produzidos por aqui há mais de 40 anos e ainda podem ser encontrados pelo país, alguns fizeram parte da história da indústria automotiva do Brasil e merecem ser lembrados pelo desenvolvimento que eles proporcionaram ao nosso país.
A Vemag, Veículos e Máquinas Agrícolas S.A, foi uma fábrica brasileira de automóveis que produzia veículos sob licença da fábrica alemã DKW (atualmente Audi), e a fábrica teve seu auge no fim dos anos 1950 e no começo dos anos 1960. A montadora produziu alguns modelos como a camionete Vemaguet e suas derivadas, Caiçara e Pracinha, o Jipe Candango e o cupê Fissore.
Outro modelo produzido pela Vemag é o sedã Belcar, que foi produzido entre 1958 e 1967, e o modelo é derivado de outro sedã da marca, o DKW F94. O modelo foi muito popular por oferecer ótima estabilidade, espaço para seis passageiros, conforto interno e uma mecânica apropriada para as péssimas estradas brasileiras. O veículo consumia aproximadamente 6.7 km/l na cidade e 8.6 km/l na estrada.
Por M. Prado