Gold Wing Honda: Características Gerais e Históricas

A Honda Gold Wing é motocicleta touring. Foi introduzida em outubro de 1974 e passou a se tornar modelo popular na América do Norte, Europa Ocidental e Austrália. Ao longo da história obteve dezenas de modificações no designe características do motor.

Em 2010, o modelo teve um ajuste no para-brisa, tronco, encosto para garupa, navegação por satélite, sistema de áudio, travagem autobloqueio, marcha eletricamente assistida e airbag opcional, nenhum adicional presente conforme os modelos da década de setenta do século XX.

Um milhão de asas do ouro foram feitas na fábrica de motocicletas Marysville, Ohio, de 1979 até 2009, quando a produção teve ameaças de ser interrompida. A Honda afirma que, antes da usina fechar foram produzidos modelos 2010 para atender a demanda até que a produção chegasse a Kumamoto, Japão (2011), quando 2.012 unidades foram produzidas utilizando ferramentas e peças transportadas da antiga fábrica.

Gold Wing Honda: Características Gerais e Históricas

Gold Wing Honda: Características Gerais e Históricas

Honda Gold Wing: Década De 1970

O primeiro GL1000 Gold Wing fez sua estreia em outubro de 1974 no IFMA. Tinha 999cc (61,0 cu in) no motor e peso seco de 267 kg (590lb). A Honda diz que vendeu 13.000 unidades nos Estados Unidos em 1975.

Embora a GL1000 tenha sido listada como motocicleta de turismo foi vendida sem carenagem. O modelo se manteve inalterado durante o ciclo de produção entre 1975 a 1977. No ano de 1978 mudanças foram introduzidas, incluindo as modificações no formato do tanque falso, instrumentos na parte superior, assento, árvores de cames, carburadores e sistema de escape.

Durante a corrida final da GL1000, em 1979, a Honda incluiu alforjes e troncos próprios, mas continuou em não oferecer de carenagem. A marca japonesa vendeu mais de 97.000 unidades do modelo nos Estados Unidos entre 1975 e 1979!

Honda Gold Wing: Década De 1970

Honda Gold Wing: Década De 1970

Década De 1980: Honda Gold Wing

Lançado em 1979 como modelo 1980, o GL1100 foi feito até 1983. A grande parte era semelhante à GL1000, mas com alguns aperfeiçoamentos. Poder de deslocamento e ignição eletrônica substituiu o antigo sistema de ponto. A suspensão foi alterada para sistema de ar ajustável. Muitas peças eram intercambiáveis entre os modelos 1000 e 1100.

A moto base foi agora chamada de “Standard GL1100”. Em 1980, a Honda também apresentou a versão “Interestadual” da Gold Wing, com acessórios de turismo padrão, como tronco, alforjes e carenagem.

Em 1981, a produção da Gold Wing foi transferida do Japão para a fábrica de motocicletas Marysville, em Ohio, o que permitiu à Honda comercializar a máquina como sendo feita na América.

No ano de 1982, o “Aspencade” foi introduzido, modelo interestadual com mais opções. Rádio AM / FM e dois tons de pintura eram padrões, enquanto piso, cromo e Rádio CB representavam adicionais às opções em ambos os modelos.

Em 1983, a Honda fez algumas mudanças substanciais para o último ano do GL1100. Isto inclui painel LCD, garfos dianteiros, freios traseiros e elevado poder de engrenagem na transmissão para melhorar a economia de combustível. O tamanho do tronco foi também aumentado e o assento e para o passageiro foi transferido para proporcionar maior conforto.

A GL1200 foi lançada em 1984 com motor modificado. O quadro era maior e endureceu para condução mais suave. Nos modelos Interstate e Aspencade a carenagem foi integrada no corpo principal. De fato este foi o último ano do modelo “Standard”, cujas vendas haviam declinado em favor dos modelos Aspencade.

Em 1985, o GL1200LTD foi introduzido. Este foi um modelo limitado ao Aspencade, porém, com maior tecnologia. LTD tinha padrão eletrônico de injeção de combustível, suspensão traseira nivelamento, sistema de intercomunicação entre motoristas e passageiros, controle de ruídos, aparelho de som Panasonic com Dolby de redução de ruído, alto-falantes estéreos do banco traseiro, assento melhorado, esquema de pintura elaborado e cor exclusiva.

Também tinha marcador de luzes adicionais e curva, painel de instrumentos sofisticados e sofisticado computador de bordo. Teve capacidade aumentada no alternador. Em 1986, o LTD foi substituído por SE-i, composto de alternador com 500watt, bem como outras características. Também estava disponível apenas em cor exclusiva: Branco e bege.

Em 1987, o SE-i foi abandonado, mas alguns dos recursos foram transferidos para o modelo Aspencade, incluindo os interfones e som atualizado. Versão simplificada do computador de bordo também esteve na migração levada. A injeção de combustível não continuou.

No ano de 1988 trouxe a maioria das alterações vistas à série Gold Wing desde a sua criação. A maior diferença esteve no motor substituído por 1520CC. Apesar de ter sido ainda alimentado por carburadores a Honda apresentou estado sólido de ignição digital. A marca também incluiu plástico, fornecendo aparência quase perfeita.

Importante inovação foi à adição de “marcha à ré”, que na verdade tinha uso criativo do motor de arranque elétrico ligado à transmissão. Devido ao tamanho e peso, algumas pessoas tinham problemas de fazer o backup.

Décadas De 1990-2000: Honda Gold Wing

Entre 1988 e 1990, apenas um modelo estava disponível. De 1990 a Honda apresentou a SE, que teve adições, como dois tons de pintura. Outros modelos foram incluídos no Interestadual (1991-1996) com versão básica, sem apoios para os pés traseiros ajustáveis, rádio básico, sem porteiro e outras alterações de moto com grande porte. O Aspencade (1991-2000) era quase igual ao SE. A maioria dos recursos que faltam na edição foi vendida sob a marca Hondaline.

O GL1800 2001 foi o primeiro modelo novo em 13 anos. O motor aumentou a capacidade para 1.832cc e trouxe combustível injetado. Ao mesmo tempo aconteceu diminuição do peso. Sistema feito através da moldura de alumínio de alta resistência.

O modelo 2006 teve airbag opcional, 2.006 opções traziam GPS com informações de áudio fornecido através dos alto-falantes e cabos de fone de ouvido, além do pacote de conforto do piloto, incluindo aquecedores de assento controlados a partir do traço. Punhos aquecidos e aberturas de ar do motor (capaz de ser aberta e fechada através de uma alavanca no painel do lado esquerdo) estavam situados em frente de cavilhas do condutor do pé.

O ano modelo 2010 foi o último a ser produzido nos Estados Unidos. O ano modelo 2011 não foi produzido de maneira oficial. Em 1997, a Honda trouxe de volta encarnação do “Wing Gold Standard”, rebatizado de Valkyrie nos EUA e de F6C ao resto do mundo. Ele tinha um motor de alto desempenho, com base no GL1500.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Motos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *