O Opala, fabricado pela General Motors, foi o primeiro carro de passeio fabricado pela marca no Brasil e foi sucesso durante todo o período de tempo que durou sua produção, estendendo-se de 1968 até 1992.
O projeto do Opala levou cerca de dois anos para ser concluído e foi apresentado no VI Salão do Automóvel de São Paulo, em 1968, mas já como linha 1969.
O modelo era oferecido em duas opções de motores, o 4 e o famoso 6 cilindros, que equipavam as versões básica, esportiva ou luxo.
Dono de qualidades únicas, o Opala destacava-se pelo eficiente sistema de freios, pela direção e suspensão que garantiam uma dirigibilidade muito confortável , apesar de ser um veículo de tamanho grande. Nas versões a partir de 1980, passou por modificações que o tornaram um carro ainda mais luxuoso e confortável.
Mas, o que realmente chamava a atenção para a maioria dos consumidores que escolhiam o Opala, era sua potência com muito torque, que proporcionavam arrancadas rápidas, excelente desempenho em subidas, ultrapassagens tranquilas e retomadas seguras nas estradas.