Agricultura Moderna – Mini-Tratores

A tecnologia tem evoluído muito nos últimos anos e trazido novas possibilidades para diversos setores. Um dos setores que tem ganhado bastante com essa evolução é o agrícola, isso porque o maquinário e os mecanismos tem se tornado mais simples e práticos de usar.

Nos últimos tempos a agricultura assistiu a avanços tecnológicos, biológicos e químicos que impactaram de maneira bastante interessante o trabalho com a terra. Foram desenvolvidas sementes geneticamente modificadas além da criação de maquinário pesado mais fácil de conduzir como mini ou micro tratores.

Adequação

O principal objetivo do desenvolvimento desse tipo de maquinário é se adequar a nova realidade da agricultura moderna. Os fazendeiros precisam produzir com mais rapidez e agilidade para que possam atender as demandas atuais. Por isso a chegada dos mini tratores ao mercado representou algo tão importante.

O Que os Mini Tratores Podem Fazer?

A variedade de mini tratores é bastante interessante, tem modelos para arar, limpar e até mesmo para facilitar o uso da terra. Grande parte dessas máquinas tem a capacidade de puxar algo perto de 500 kg. Veículos agrícolas que tem grande utilidade no dia a dia e que ainda tem a vantagem de ter um tamanho que facilita a sua operação por dentro de áreas de plantio.

O mercado agrícola ainda está conhecendo melhor os mini tratores, mas tudo indica que logo haverá uma demanda bem maior deles. Nesse momento as empresas fabricantes de mini tratores ainda estão indo devagar com a produção das peças, mas com certeza com o crescimento das vendas a tendência é que o preço das unidades seja reduzido e mais agricultores possam se valer das suas facilidades. Os mini tratores representam o desenvolvimento agrário.

Tipos de Tratores e Para Que Servem

A seguir vamos listar alguns dos principais tipos de tratores e para que eles podem ser usados. Aproveite para conhecer mais sobre essas fascinantes máquinas que todos os dias ajudam no desenvolvimento do campo.

Classificação dos Tratores

Existem diversos critérios para que seja feita a classificação dos tratores dentre as quais estão a conformação do chassi, qual a potência que o seu motor apresenta entre outros. Contudo, a maneira mais comum de fazer a classificação dos tratores é dividi-los em elação a sua aplicação, em relação ao seu sistema de rodado e de acordo com a sua potência.

Divisão Pela Classificação

No que concerne a aplicação os tratores podem ser divididos conforme a maneira como serão explorados no trabalho. Vamos conhecer alguns dos principais tipos de tratores.

Trator Agrícola

Esse tipo de trator é utilizado para empreender operações motomecanizadas como implantar, manejar e/ou cultivar áreas agrícolas sejam elas de caráter anual ou permanente além de preparar o solo para pastagens e realizar trabalhos de pré-processamento para colheita, controlar a vegetação entre outros.

Trator Florestal

Essas máquinas devem ser usadas para realizar operações como manejar, implantar ou explorar regiões de floresta sejam elas naturais ou comerciais (de reflorestamento). Tratores que podem se usados para fazer a abertura de covas, fazer desbaste, transporte entre outras funções.

Em geral esse tipo de máquina é bastante robusta e conta com ganchos e outros tipos de recursos para transportar as toras de madeira floresta adentro. Para conseguir realizar essa tarefa conta com tração nas quatro rodas bem como chassis articulado e suspensão do tipo independente.

Trator Industrial

Maquinário destinado para realizar operações de movimentação e transporte de materiais durante a realização de escavações além de ajudar a carregar, compactar e transportar materiais. Tratores que podem ser usados para estocagem, terraplanagem e que tem boa tração.

São máquinas tem como características essenciais contar com conversor de torque, bitola fixa além de caixa de marcha diferenciada. Tem uma estrutura pensada para montar pás carregadoras assim como retroescavadoras.

Divisão Pelo Sistema de Locomoção e Direção

Em relação ao sistema de locomoção e direção os tratores podem ser divididos em: trator de esteira e trator de semiesteira.

Trator de Esteira

Chamados popularmente de tratores lagarta possuem esteiras que podem ser feitas de borracha ou de metal. No caso das esteiras metálicas é possível que elas sejam do tipo sapatas planas ou do tipo sapatas autolimpantes (bastante utilizado em várzeas). Essa esteira se caracteriza por fazer com que o trator possa se deslocar.

Para que possa se locomover o trator de esteira conta com uma corrente feita de pinos, elos e buchas que ficam fixados nas sapatas que tem garras. Como produzem menos pressão no solo esse tipo de trator oferece um melhor desempenho em terrenos que são úmidos ou do tipo arenosos. Boas opções para realizar tarefas que exigem muito esforço como terraplanagem.

Os tratores de esteira são bastante usados para realizar tarefas como preparar o solo, realizar serviços que demandam movimentar a terra bem como que precisam se mais força em etapas um pouco mais pesadas.

Trator de Semi-Esteira

Um maquinário que foi pensado para oferecer melhor condições de tração e de sustentação para os tratores que tem rodas usadas em solos muito úmidos. Para realizar essa tarefa com sucesso esses tratores tem uma esteira pequena feita de borracha ou metal que pode ser removida e acrescentada ao pneu do trator. A grande vantagem desse tipo de trator é que pode ser usado como trator de esteira ou de rodas. Porém, mesmo com isso são tratores pouco usados.

No Brasil

Em nosso país a motomecanização agrícola é em grande parte feita com o uso de tratores de rodas. Trata-se de um tipo de trator encontrado mais abundantemente para vender de maneira que tem mais tipos e modelos para que os agricultores possam escolher. Devido a isso ainda é possível fazer a classificação dos tratores em tratores de rodas e tratores de rodas metálicas.

Uma das inovações diz respeito aos modernos tratores com rodas pneumáticas, rodas que tem pneus e que entraram no lugar das versões com rodas metálicas. Tem diversas vantagens quando comparadas com as metálicas em especial ter uma ampla superfície de apoio e realizar menos pressão no solo. Com tantas opções de tratores os agricultores têm condições de tornar o seu trabalho mais eficaz e descomplicado.

Com os avanços tecnológicos, biológicos e químicos, houve uma grande mudança na agricultura, no que diz respeito à produtividade da terra. Começaram a surgir sementes geneticamente modificadas e muitos tipos de maquinaria pesada, como por exemplo, os mini ou micro tratores. Com o objetivo de se adequar a nova realidade da agricultura moderna, os fazendeiros precisavam agilizar a produção e facilitar seu trabalho no campo.

Com a chegada dos mini tratores, isso começou a ser possível, pois existem micro tratores que adubam e plantam, ou que possuem enxada para arar, limpar e tornar ainda mais fácil o manuseio da terra. Muitas dessas máquinas conseguem puxar carroças com capacidade para 500 quilos.

Além de tanta utilidade, os pequenos tratores ainda possuem uma grande vantagem, seu tamanho facilita as operações dentro dos plantios. Ainda se espera uma demanda maior do mercado, para que a fabricação dessas máquinas aumente e os custos decresçam. Assim, muito mais agricultores poderão adquirir os tratores e favorecer a economia. O desenvolvimento agrário agradece.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Veículos Pesados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria de receber o preço de um micro trator yanmar ou tramontini com roçadeira e enxada rotativa e careta com condições de pagamento e sistemas de financiamentos

    ANTONIO CARLOS BIGATON 30 de maio de 2012 8:35
  • queria receber preco de micro tratores fone 33 88541382

    lindembergue antonio de souza 1 de março de 2013 0:38
  • Gostaria de receber preço de mini tratores,com carreta.E fotos,e forma de pagamentos.

    Solange de Mello 2 de outubro de 2013 18:01
  • ola gostaria de saber quanto ficaria um mine trator com rotativa

    geziel 24 de outubro de 2013 15:53
  • gostaria de receber o preço de um micro trator yanmari com roçadeira e enxada rotativa com as condições de pagamento e sistemas de financiamentos….obrigado

    RODRIGO 26 de outubro de 2013 8:57
  • oi amigo vcs tem alguns micro trator q me entereca pode ser tobata ou ianmar mande alguns preco pra min e o endereco q eu kero ver pessoalmente podemos faser negocio

    mauro moia 29 de dezembro de 2013 11:36
  • gostaria de maiores informações e preços de um mini trator com capacidade de arar, roçar e com carreta para trasportar pequenos e médios objetos desde já lhe agradeço

    cleiton freitas 27 de março de 2014 15:38
  • eu queria saber o valor de um mini trator e se ele vem com as ferramentas para arar rocar e tombar terra e se ess que eu vi com a carretinha aguenta faser esse trabalho

    arenilso lima clarindo 2 de abril de 2014 13:20
  • ha se ele vem tambem com a enchada rotativa meu telefone 19997878744

    arenilso lima clarindo 2 de abril de 2014 13:31
  • Gostaria de saber quanto custa o MF 251 e se pode ser financiado.

    Orlando 1 de março de 2016 0:33

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *