Veículos Automatizados: Características Gerais

Veículos guiados de maneira automatizada são guiados de forma automática. São robôs móveis que seguem marcadores ou fios no chão, usando visão ou lasers. Utilizados de maneira frequente em aplicações industriais para mover materiais ao redor da fábrica ou depósito. A aplicação do veículo guiado automaticamente ampliado no final do século XX.

Utilização dos Veículos Automatizados

.

Veículos teleguiados aumentam a eficiência e reduzem os custos, ajudando a automatizar fábrica ou armazém. Foram inventados pela empresa Barrett Electronics, em 1953. Eles podem rebocar objetos por trás deles em reboques para que possam anexar de forma autônoma. Os reboques podem ser utilizados para mover as matérias-primas ou produtos acabados.

Também podem armazenar objetos em cama. Os objetos podem ser colocados em conjuntos de rolos motorizados (transportador) e empurrados para fora, invertendo os eixos. São utilizados em quase todos os setores, incluindo, celulose, papel, metais, jornais e fabricação em geral. Transporte de materiais como o linho, comida ou medicamentos em hospitais também pode ser feita.

Fita Magnética e Veículos Automatizados

Carros são guiados por fita magnética. Montado com o sensor de guia apropriado para seguir o percurso da fita. Uma das principais vantagens sobre a orientação fio é que pode ser removida e transferida, se o curso precisa mudar. Fita colorida é mais barata, mas não tem vantagem de ser incorporado em áreas de alto tráfego, onde a mesma pode ficar danificada ou suja.

Barra flexível magnética também pode ser incorporada ao chão como fio, mas funciona sob a mesma disposição e permanece sem energia ou passiva. Outra vantagem da fita magnética está na polaridade dupla, pequenos pedaços são colocados para alterar os estados com base na polaridade e sequência das etiquetas.

Veículos Automatizados e Linhas de Montagem

.

Estão disponíveis em variedade de modelos e podem ser usados para mover os produtos em linhas de montagem, transporte de mercadorias ao longo fábrica ou armazém, e entregas de cargas. Ao longo dos anos, a tecnologia se tornou sofisticada e hoje os veículos automatizados navegam de maneira principal com LGV (Laser Guided Vehicle).

No processo automatizado existem programações para comunicar com outros robôs no sentido de assegurar o físico do produto movido sem problemas através do armazém. Hoje em dia, desempenha papel importante na concepção de novas fábricas e armazéns no sentido de fazer de forma segura o transporte de mercadorias para ao destino final.

Laser: Destino da Navegação

A navegação pode ser feita com montagem de fita em paredes, postes ou máquinas. O veículo carrega laser transmissor e receptor em uma torre rotativa. O mesmo é expulso em seguida, recebendo novo o ângulo e (às vezes) à distância para ser calculada de maneira automática e armazenada na memória. Os veículos possuem mapas refletores e armazenados na memória que pode corrigir a posição com base em erros entre as medidas esperadas e recebidas.

Lasers modulados fornecem maior alcance e precisão em sistemas pulsados. A emissão acontece com ventilador contínuo de luz e laser modulado que permite ao sistema a capacidade de obter reflexão ininterrupta, logo que o scanner atinge a linha de visão com o refletor.

A reflexão cessa no bordo de fuga do refletor, que garante medição precisa e consistente a partir de cada unidade nas varreduras. Lasers pulsados trazem scanner que emite impulsos de luz em velocidade de 14.400Hz. Para conseguir sistema de navegação viável as leituras devem ser interpoladas com base na intensidade da luz refletida para a realização da identificação do centro dos refletores.

Recursos Naturais de Navegação

Outra forma de orientação está na navegação inercial, de controle do computador que dirige e atribui tarefas aos veículos. São incorporados no pavimento do lugar de trabalho. Um giroscópio pode ser capaz de detectar a menor alteração na direção do veículo. Sistema inercial pode operar em quase qualquer ambiente, incluindo corredores apertados ou temperaturas extremas. Veículos automatizados utilizam os recursos naturais de navegação para transportar aço com garantia de qualidade aos laboratórios, por exemplo.

Método sem adaptação do espaço de trabalho é chamado de navegação com características naturais. A vantagem dos sistemas está na flexibilidade em realizar entregas para qualquer local. Eles podem lidar com o fracasso sem derrubar a operação de fabricação, desde sejam planejados antes os caminhos ao redor do dispositivo.

Comando da Direção

Automáticos

Automáticos

Para ajudar na navegação o veículo automatizado pode usar dois diferentes sistemas de controle, sendo a velocidade diferencial mais comum. Neste método, há dois conjuntos de rodas a ser conduzido. Cada um está ligado ao sistema de transmissão. Estes trens de acionamento são acionados em velocidades diferentes a fim de transformar a velocidade ou permitir com que a máquina caminhe para ir frente e atrás. O método de direção automatizada possui vantagens consideráveis na medida em que a utilização esteja em espaços pequenos.

Outro tipo de comenda de direção utilizado é com volante, semelhante aos carros. As velocidades podem ser controladas com sequências de programas Veículo automatizadas mais suaves ao giro. Rodas de controle direcionais podem ser usadas em todas as aplicações, ao contrário do diferencial controlado.

Visores para aumentar a orientação são instalados sem modificações para o ambiente ou infraestrutura. Operam com câmeras para gravar os recursos ao longo do percurso, permitindo que o veículo automatizado reproduzir a rota usando gravações para navegar.

A tecnologia da grade utiliza probabilidades de ocupação para cada ponto no espaço para compensar a incerteza no desempenho dos sensores e do meio ambiente.  Os sensores de navegação primários são concebidos de maneira especial às câmeras. O AGV usa imagens em 360 graus e construir com de mapa 3D que permite visão guiada para seguir rotas sem assistência humana ou adição de características especiais, como marcos ou sistemas de posicionamento.

Veículos automatizados reconhecem o ambiente para determinar a localização. Sem qualquer infraestrutura a empilhadeira equipada com tecnologia detecta e identifica as dimensões de colunas, racks e paredes dentro dos armazéns. Empilhadoras automáticas podem operar sob as mesmas em condições manuais (temperatura variável, por exemplo, poeira, iluminação, ou em condições de piso). Modo de frequência de seleção baseia a sua decisão sobre as movimentações emitidas a partir do chão.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *