Transporte Ferroviário

Desde o inicio da civilização, o homem buscou amenizar seus esforços para o transporte de materiais e alimentos. Antes do carro e do avião o homem inventou a maquina de transporte chamada trem, as locomotivas que caminham através de trilhos de ferro, chamadas ferrovias, à um destino pré-definido. O Homem utilizou e utiliza até hoje o TRANSPORTE FERROVIÁRIO como maior aliado ao deslocamento de diversos tipos de mercadorias entre estados, dos quais teriam um custo muito alto se utilizasse transporte de cargas rodoviário ou até mesmo o transporte aéreo.

Brasil

As mercadorias são transportadas em contêineres chamados vagão, já os passageiros são transportados em vagões com assentos de couro ou madeira, dependendo do tipo da viajem pode-se até mesmo ter leitos para descanso nos vagões de passageiros. Em grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro, o TRANSPORTE FERROVIÁRIO é conhecido como metrô, e é utilizado para deslocar pessoas para determinados locais da cidade, ajuda a diminuir o índice de poluição no meio ambiente e facilitar a locomoção e chegada das mesmas ao seu destino.

Importancia do Transporte Ferroviário

O Transporte Ferroviário, além de ser um dos meios de transporte de baixo custo, não gera transito, facilitando assim a chegada mais rápida da mercadoria ao seu destino final. Quem deseja transportar mercadoria em grande quantidade, deve primeiro verificar a tarifa, que é de acordo com o peso e a distancia que a mercadoria irá percorrer. Para garantir a eficácia e a garantia da entrega das mercadorias em perfeito estado, é necessário também emitir uma declaração de expedição, que nada mais é que um documento que comprova o transporte e o valor da mercadoria, esse documento acompanha o expedidor até a chegada da mercadoria ao seu destino.

Transporte Ferroviário

Empresas Ferroviárias Brasileiras

O Brasil está classificado como o 10º País com a maior extensão de trilhos ferroviários. As linhas férreas brasileiras são monitoradas por algumas empresas, cada uma tem o poder de jurisdição dentro do seu estado.

As Principais São:

RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.), ALL (América Latina Logística), CFN (Companhia Ferroviária do Nordeste), EFC(Estrada de Ferro Carajás), Estrada de Ferro Vitória/Minas (EFVM ),  EFT (Estrada de Ferro Trombetas), Estrada de Ferro Jari (EFJ), EFA (Estrada de Ferro do Amapá), FERRONORTE S.A. (Ferrovia Norte Brasil), Ferrovia Novoeste S.A., Ferrovia Norte-Sul, FERROBAN (Ferrovia Bandeirantes S.A), ERROPAR (Ferrovia Paraná S.A.) , Ferrovia Centro-Atlântica S.A. (FCA)

Cargas

Vantangens

  • Transporta facilmente cargas de grande peso;
  • Diminuição na emissão de gases poluentes;
  • Transporte rápido, não fica parado em “congestionamentos”;
  •  O custo de transporte de matérias é baixo;

Desvantagens

  • Dificuldade em áreas com muitos declives e aclives;
  • Por não poder ir até a porta das empresas, é necessária a utilização de caminhões para terminar o trajeto da carga;
  • A manutenção e construção das linhas férreas tem custo muito elevado;
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *