Transportadora Batista Caminhões Parados

Quando a gente fala sobre a facilidade com que os seres humanos têm em transportar as coisas nos tempos atuais, não se imagina que há muitos e muitos anos atrás se penava com esse tipo de dificuldade. Como é que os seres humanos, naquela época, conseguiram construir coisas tão surreais e tão pesadas sem o auxílio de veículos com rodas, não é verdade?

Não podemos nos esquecer que nós nos destacamos perante os demais animais por conta de nossa capacidade de raciocínio, bem como pela nossa inteligência que está bem acima da dos animais. Infelizmente, muitas pessoas utilizam para outros fins. Mas isso é assunto para outro post.

Você já imaginou como seria nossa vida atualmente se não tivéssemos os meios de condução que temos hoje? Os carros, caminhões etc.? Com certeza a nossa vida seria um verdadeiro caos. No que diz respeito ao uso de veículos para carregar alimentos e demais produtos, a nossa sociedade possuí diversos tipos de empresas que são especializadas em fazer serviços de entrega em todo o país. No nosso artigo de hoje, iremos falar um pouco sobre o surgimento dos caminhões, bem como também da polêmica em torno da Transportadora Batista e seus supostos caminhões que estão parados aguardando serviço. Vamos lá?

Os Caminhões

Os caminhões nada mais são do que grandes veículos que foram projetados especialmente para poder carregar coisas pesadas que carros pequenos não conseguiriam, como por exemplo sacas de café, de soja, equipamentos industriais, eletroeletrônicos, materiais de construção, enfim. Tudo aquilo que não se pode carregar sem auxílio de um carro mais robusto geralmente é transportado pelos caminhões.

Quando nós falamos da história dos caminhões e demos uma pequena pincelada de tudo o que o ser humano já vivenciou com esses tipos de veículos, nós começamos a ter uma breve noção de tudo o que foi obtido com a chegada desses veículos pesados: permitiu que o ser humano chegasse mais longe, além de poder consumir mais e, enfim, ousar na aventura que é a sua própria existência.

O responsável pela construção do primeiro caminhão em todo o mundo foi o alemão Karl Benz, que conseguiu entregar o primeiro caminhão movido a um motor à combustão, o que se revelou em uma incrível criação humana, já que, antes, os veículos de carga e de passageiros utilizavam a tração animal para poderem funcionar. Com o mesmo projeto do caminhão, Benz “brincou” mais um pouco e conseguiu entregar para a população o primeiro ônibus motorizado de toda a humanidade.

A Tração Animal

Vale a pena destacar que antes dos veículos “autônomos” em relação ao seu motor, a tração utilizada nos veículos de carga e de pessoas era a animal, ou seja, os veículos eram puxados por animais como cavalos, bois etc. E a tração animal era ( e ainda é) muito utilizada mundo afora, porém deixou de ser a principal forma de locomoção humana há muitos anos.

Com a criação de Benz e de outros engenheiros da área, os caminhões evoluíram muito com o passar dos anos. Só que vale a pena lembrar que os primeiros caminhões eram apenas uma peça única, ou seja, sem unidades tratoras como as que existem hoje. A primeira unidade desse estilo foi registrada nos Estados Unidos, sendo que, em um intervalo de anos bastante curto, isso foi se espalhando por todo o país. E sabe como surgiu a ideia de uma unidade tratora que poderia se acoplada ao caminhão?

As Unidades Tratoradas

Um escocês, chamado Alexander Winton, que era um célebre produtor de veículos percebeu que a produção estava muito alta, mas ele não conseguia descarregá-las com a frequência desejada. Ele viu no caminhão a solução ideal, criando unidades tratoras que podem ser consideradas como os primeiros caminhões cegonha de todo o planeta, tendo uma capacidade de carregamento de mais de uma tonelada e meia, tendo sido comercializado pela primeira vez em 1896.

Não é preciso nem dizer a que ponto a evolução dos caminhões chegaram, não é mesmo? Atualmente, contamos com modelos tão poderosos que podem ser comercializados para diversos tipos de encomendas, desde as mais pesadas, como é o caso das minas de ouro e demais recursos minerais, bem como, também, para o carregamento de peças gigantescas para usinas eólicas de energia, demonstrando que o ser humano, realmente, consegue transformar tudo o que está à sua volta.

A Transportadora Batista

A  Transportadora Batista é uma empresa do ramo de transportes que está localizada no Pará, no Nordeste brasileiro. No entanto, nos últimos tempos, um vídeo viralizou e deu o que falar. Várias pessoas adentraram uma área não permitida da transportadora e fizeram filmagens de uma grande quantidade de caminhões da própria transportadora que aparentavam estar há muito tempo parados, com uma clara falta de manutenção. E os boatos se espalharam de uma forma surpreendente: muita gente acreditando que aqueles caminhões eram fruto de uma organização criminosa, que a Transportadora Batista, na verdade, pertencia ao empresário Eike Batista, que chegou a ser um dos homens mais ricos do planeta e hoje se encontra quebrado, além de associar Batista a um empréstimo no BNDES para a compra de tais caminhões com o aval do PT.

Transportadora Batista

Transportadora Batista

Essa última fake News ganhou muita força a partir de novembro de 2018, quando foi noticiado falsamente que a equipe de transição de governo do então presidente eleito Jair Bolsonaro tinha descoberto essa “frota” com quase mil caminhões, todos parados nesses terrenos por conta de pendências da transportadora com o BNDES (envolvendo, claro, o PT no meio).

Logo que o real dono das transportadoras tomou ciência do fato, este veio a público anunciar que, diferentemente do que as pessoas comentaram acerca dos caminhões, que estes estavam parados por pendencias judiciais, os caminhões estavam parados justamente por problemas em relação à falta de escoamento de produtos como soja e outros cereais. Ele disse ainda que parte desses caminhões são cedidos à Bunge por meio de contrato e, com a baixa na produção desses itens, foi de comum acordo que os caminhões ficassem à disposição da Bunge sem serem usados, de fato. Ou seja, a Transportadora Batista está longe de decretar falência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *