Tipos de Pneus para Carro

A tecnologia atual das grandes marcas consegue desenvolver produtos diferentes e ao mesmo tempo repletos de qualidade. Motoristas que trafegam em estradas de ferros, por exemplo, possuem menos desempenho e qualidade se comparados com os modelos utilizados e direcionados ao asfalto.

 Pneus de Alto Desempenho no Mercado Mundial

.

Quem possui carros esportes ou utiliza o automóvel para fazer longos trajetos em estradas tradicionais deve optar por pneus de alto desempenho. Necessário ter em mente que os conjuntos não trazem melhor performance, mas sim qualidade para que as caminhos grandes não estraguem a estrutura em curto prazo.

Pneus de alto desempenho utiliza composto macio de borracha para maior tração, mantendo na estrada veículo em segurança inclusive nas curvas em altas velocidades. Quanto mais macia a borracha melhor qualidade ao piso inferior do carro que não sofre abalos e prejudica outras peças vitais ao funcionamentos, caso das suspensões. Este tipo de pneu oferece melhor qualidade ao motorista nos dias quentes que não possuem previsão de chuva.

São projetados de forma especial para carros rápidos ou às pessoas que querem obter o melhor dos carros. Os pneus são criados a partir de composto de borracha macia, de modo que não durar por período maior de tempo. Além disso, o padrão de piso dos pneus de desempenho não possui a capacidade de bombear para fora a água em caso de tempo chuvoso. Em alguns eventos de corrida do motor, os pneus de desempenho não tem qualquer banda de rodagem

Pneus de Lama: Maior qualidade e Durabilidade em LamaçaisPneus de Lama

Projetados para cortar com tranquilidade as superfícies enlameadas, pneus de lama possuem como padrão a rosca grossa. Devido à concepção, a lama cai longe das bordas de maneira rápida, por isso os modelos não são impactados com facilidade. Pneus de lama também tendem a serem amplos, diminuem a probabilidade de o veículo afundar na lama. Ângulos e padrões embutidos no piso jogam lama atrás do carro à medida que rola, utilizando a força centrífuga para propulsionar para longe dos pneus e evitar a compactação.

Pneus de Neve: Aderência em excesso de gelo

Os pneus para neve possuem borracha mais macia do que os outros modelos no sentido de combinar a aderência com excesso de gelo. O motorista pode identificar pneus de inverno a partir da imagem gráfica de montanhas e flocos de neve na embalagem. Isto indica que o pneu foi aprovado por órgãos de qualidade, caso da ASTM (American Society de Testes e Materiais), por exemplo. Para veículos leves, aumenta o atrito e evitar deslize em condições de inverno extremas.

Pneus de Reposição

Física Do Equilíbrio Dinâmico Dos Pneus

Pneus

O pneu de reposição não deve ser projetado para ao longo prazo. Especialistas recomendam para uso de emergência. Custam menos do que os pneus normais e pertencem ao kit de segurança na estrada. Não se pode ignorar o fato de que o uso prolongado pode aumentar a pressão, o que leva ao desgaste natural. Não se deve dirigir em velocidades de estrada usando pneu sobressalente. Use a unidade para transportar o veículo à loja de pneus e consertar o furado, realizando a substituição na sequência.

Pneus RUN-FLAT-TIRE

Pneus projetados para funcionar mesmo depois de a explosão ter sido inventada recentemente. Possuem plásticos internos que ajuda ao pneu em manter a forma quando esvaziado. Existe sistema de monitoramento de pressão no veículo que fica em alerta. Eles continuam a correr, garantindo com que nunca o condutor nunca perca controle do veículo.

Pneus de Temporada

Fabricados pela maioria dos fabricantes de automóveis. Ao comprar modelo novo de veículo os pneus de temporada devem ser instalados. O projeto básico dos pneus de carro está no compromisso de todas as características demandadas, tais como desempenho e segurança ao dirigir em tempo chuvoso. Por exemplo, os pneus de estação são criados a partir de compostos mais duros do que os de desempenho, o que provoca diminuição no desempenho em curva. Lembre-se que os pneus de temporada não oferecem desempenho notável, tanto à condução tempo seco ou molhado.

Modelos de chuva são criados a partir de compostos mais macios do que os pneus de desempenho. Pneus de inverno são projetados para trabalhar durante os climas mais frios do ano. O padrão de piso é maior quando comparados aos outros tipos de pneus, de modo que tendem a produzir maior ruído. Em alguns países eles possuem pregos de metal. No entanto, dependendo da cidade são ilegais por danificam as estradas. Pneus de inverno podem trazer o símbolo M + S, representando indicação ao floco de neve estampado.

Cuidados com Uso de Pneus

Apesar dos avanços da tecnologia, grande parte do poder de duração possui relação com o tipo de carro e velocidades médias utilizadas por parte dos condutores. Proprietários de automóveis ainda precisam substituir os pneus algumas vezes ou mais ao longo da vida. Manutenção adequada e condução responsável podem maximizar a quilometragem em conjunto de pneus.

Como Comprar o Tipo Correto de Pneu?

  • 01: Coloque a segurança em primeiro lugar. Compre produtos de marcas que fazem testes de frenagem, manuseio e resistência. Tração de inverno também deve ser considerada, se for o caso. Deixe desgaste do piso, conforto, ruído e resistência ao rolamento ser critério de desempate. Os testes comparativos da vida do piso demonstram garantia do fabricante.
  • 02: A maioria das garantias de pneus cobre os danos resultantes do uso regular e não cobrem os causados por buracos ou outros perigos da estrada.
  • 03: Preços dos pneus podem por região e varejista. Verifique os revendedores de pneus independentes, on-line ou por correspondência, cadeias de lojas de pneus, concessionárias de veículos, lojas de departamento e os clubes do armazém. Certifique de perguntar se o preço inclui a montagem, equilibra e aplica novas válvulas, o que pode aumentar o custo total.
  • 04: Olhe à parede lateral do pneu para verificar o selo do Departamento de Transportes do país produtor. Os quatro últimos dígitos da designação indicam a semana e o ano de fabricação. Por exemplo, 3311 significa que o pneu foi feito durante a semana 33 de 2011. Não compre pneus fabricados em longa data.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *