Tipos de Gasolina: Comum, Aditivada, Premium e Podium

A gasolina é forma transparente de petróleo líquido derivado usado em especial para combustível em motores de combustão interna. Consiste de compostos orgânicos obtidos por destilação fraccionada de petróleo, reforçada por variedade de aditivos. Algumas gasolinas também possuem etanol como combustível alternativo.

Principais Diferenças da Gasolina Comum, Aditivada, Premium, Podium

Especialistas atestam que a principal diferença entre comum, aditivada e Premium está no fato de a primeira não ter aditivos que possuem a função de limpar e promover ações dispersantes. Neste sentido acontece período extenso para acúmulo de detritos dentro do motor e no sistema de combustível.

Gasolinas aditivadas possuem detergentes especiais que quando misturados com combustível melhora o qualidade de limpeza interna. Os tipos Premium/Podium também possuem componentes especiais de limpezas, embora tenha maior nível de octanas, fato que pode ser aproveitado com alta taxa de compreensão e ao mesmo tempo permitir aproveitamento pleno do potencial existente no motor.

Tipos de Gasolina

Tipos de Gasolina

De maneira gradual é possível substituir a gasolina comum com as composições com aditivos. A vantagem pode ser conhecida ao longo prazo em virtude do aumento da durabilidade nos componentes dos motores que trazem menos resíduos acumulados.

Em termos gerais o preço mais alto do combustível fica justificado com as ações ao longo prazo, visto que os carros podem continuar limpos e saudáveis. Técnicos da Petrobrás indicam que não se deve realizar a troca do combustível de maneira súbita. Quem for usuário de gás comum deve adicionar 10% de aditivada até completar 100%.

Parte dos especialistas aponta que os veículos Flex que são abastecidos por Etanol precisam de combustível compostos por alta qualidade no sentido de não existir erro no tanque de partida a frio, visto que a validade da gasolina pode ser maior nestes casos.

Gasolina Comum

Gasolina Comum

Não se pode ignorar o fato de que existe tendência da gasolina comum desaparecer nos postos de abastecimentos, algo que já aconteceu em diversas nações. Frotas que rodam com motores limpos possuem redução na emissão dos poluentes.

Petróleo e Gasolina Comum

Mais volátil do que o diesel de petróleo. Volatilidade controlada por mistura com butano, que ferve a -0,5°C. Ela fica determinada por pressão de vapor. Em clima quente, componentes ficam com maior peso molecular. No tempo frio, com o resultado volatilidade, carros não para iniciar o processo que inicia a ligação.

Em climas quentes, os resultados da volatilidade excessiva no que é conhecido como “bloqueio de vapor”, efeito aplicado em principal às bombas de combustível que não possuem linha de retorno. Os veículos com injeção de combustível devem ser pressurizados dentro de determinada faixa.

http://www.youtube.com/user/RaizenEnergia?v=BlDMqIZdi4s

Petróleo consiste em fonte de combustível usado para nações industriais de energia. Encontrado nos grandes reservatórios do globo terrestre. Recurso levados para refinarias transformam formas utilizáveis, como gasolina. Geralmente é comprada em unidades de tambor. Os preços do petróleo subiram de menos de US$ 20 o barril em 1996 para US$150 em junho de 2008.

Formado por causa das ações dos restos de microrganismos marinhos orgânicos biodegradáveis. Animais marinhos mortos estavam cobertos de lodo por milhões de anos. Representa combustível mais utilizado do gênero fóssil. Serve também abastecer os jatos e automóveis. A maioria vem do Oriente Médio. Tem estimativa de 40 por cento da demanda mundial energética.

Impacto negativo sobre o ambiente: O óleo contém enxofre e azoto, contribui para o efeito de estufa e de poluição. Cientistas apontam que a gasolina é responsável por trinta por cento de todas as emissões de dióxido de carbono.

Automóveis modernos estão equipados com sistema de controle de emissões evaporativas, responsável por recolhe o combustível que evapora do tanque de combustível em vasilha cheia de carvão, enquanto o motor está parado, e então libera os vapores coletados para o consumo trabalhar.

O sistema de controle de emissões evaporativas também inclui tampão de gás selado para evitar a fuga de vapores através do tubo de enchimento de combustível.

Gasolina Aditivada com Chumbo: Características Gerais do Combustível

Comprar gasolina com chumbo nos dias de hoje é ocorrência rara desde a sua proibição progressiva dos Estados Unidos e outros países. Foi amplamente adaptada para o uso em 1920, o que ajudou ao longo do desenvolvimento dos motores de compressão e impulsionou octanagem.

O chumbo aditivo retarda os motores a gasolina. Pré-ignição faz com que os motores funcionem de maneira áspera e não desligar quando a chave fica desligada. A supressão da pré-ignição é medida por “octanas” da gasolina. A gasolina de alta octanagem boa permite ao motor padrão funcionamento sem problemas.

Gasolina Comum VS. PREMIUM

A resposta, de acordo com especialistas que estudam a eficiência do combustível é que seria desperdício de dinheiro usar prêmio sobre regular, em especial nestes tempos em que os preços da gasolina são elevados

Praticamente não se ganha nada de adicional. Especialistas explicam que os motoristas não podem perder desempenho dos carros usando menor grau de combustível do que o recomendado pelo fabricante, informação descrita no manual do automóvel.

Há pouca diferença no conteúdo energético de gasolina comum e Premium. Ambos contêm cerca de 111.400 unidades térmicas de energia por galão. A diferença de preço entre os tipos está entre vinte centavos a quarenta centavos por galão. A ideia está em abastecer com combustível superior após limpar ou turbinar motores antigos.

Se achar que o carro funciona bem em com grau inferior não há sentido em mudar. A diferença entre os dois tipos se encontra na mistura de hidrocarbonetos usada para fazer o combustível e o pacote de aditivos misturados.

O processo de refinação quebra as moléculas do óleo bruto de hidrocarbonetos grandes em menores por vaporização. A mistura varia dependendo do equipamento utilizado e grau de gasolina a ser produzido. Aditivos são incluídos para reduzir a formação de carbono no interior do motor, melhorando a combustão, inibindo a corrosão e permitindo arranque fácil em climas frios.

.

Quanto maior a temperatura mais eficiência térmica de energia produzida. Em poucas palavras, motores de alta compressão são concebidos para melhorar o desempenho de alta octanagem da gasolina. Embora o etanol tenha menos energia por litro do que a gasolina, tem elevado índice de octano.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *