Roda de Liga Leve e de Aço: Verdades e Mentiras

Muitas pessoas pensam que não existem diferenças consideráveis entre os modelos de aço e liga leve de rodas. Custo, estética e peso são três pontos considerados elementares na distinção entre as composições.  Neste sentido, a diferença relacionada com a resistência representa o grande mito. Conheça algumas verdades e mentiras sobre rodas de liga leve e de aço.

Desejo Alto em Níveis Mercadológicos

Especialistas atestam que as rodas de liga leve são os segundos itens mais buscados por compradores dispostos a comprar acessórios automotivos. Perdem apenas para os rádios, que estão disparados na liderança da lista. Quem é que não parecia a ideia de andar com os calçados limpos e na moda? Por outro lado, alguns consumidores não abrem mão dos modelos tradicionais compostos de aro de aço com calotas, principalmente os que possuem veículos antigos e restaurados.

Rodas de Aços e Resistência

.

Embora alguns condutores pensem que o aço inoxidável seja mais resistente, as duas composições são equivalente em matéria de resistência. No momento de escolher se faz necessário levam em conta algumas séries de prerrogativas. Além do conjunto visual proporcionado pelo conjunto, rodas representam móveis que são submetidos de variadas condições.

Especialistas atestam que tanto os aços como a liga passam pelo mesmo tipo de testes nos laboratórios dos fabricantes. As provas mais leves são: Agentes químicos, resistência e choque térmico. A parte mais difícil nas baterias de provas está no setor de impactos. Os agentes precisam ralar; bater, subir e passar por buracos de diversos ângulos com distintos níveis de calibragem.

Por este motivo, as compras de produtos originais são mais aconselháveis. Os testes de qualidade atestam que podem ser comercializadas sem maiores problemas em níveis nacionais. Contraindicadas também as aquisições que são roubadas, normalmente vendidas sem nenhum tipo de nota fiscal.

Mito do Desempenho do Carro

.

Outro tipo de mito relacionado com a temática está na suposta melhora no desempenho que as rodas de liga podem proporcionar. Por mais que os condutores afirmam que o carro está correndo mais, os especialistas indicam que as melhores são imperceptíveis, notadas apenas por profissionais no ramo automotivo.

De certa maneira, somente as ligas feitas com materiais de alto luxo podem demonstrar aumento do desempenho, e não aquelas que são vendidas em nível convencional. Restritos apenas para veículos que custam centenas de milhares de dólares, caso da Ferrari e BMW, selo que dominam o mercado italiano, alemão e de outras nações com força econômica no velho continente.

As rodas de liga leve refinada proporciona efeito chamado de massa não suspensa, que diminui em níveis consideráveis o contato com a suspensão, e, por isso, fazem diferenças consideráveis, visto que as suspensões são compostas por diversos tipos de peças que são mais caras conforme o modelo do veículo. Os freios também sentem melhoras significativas em curto-prazo.

Poder de Leveza da Liga Leve dos Supercarros

Super Carros

Super Carros

Pode-se dizer que na balança as composições de aço são, em média, quinze por cento mais leves do que as compostas por aço. As diferenças podem cair em níveis consideráveis se comparadas às estruturas elaboradas para supercarros. Matemáticos concordam entre em si ao afirmar que existem relações entre peço e peso.

Por exemplo, os italianos OZ aro tipo 18 pesam cerca de sete quilos, mas custa R$ 2.500. Em contrapartida, as rodas nacionais produzidas pela TSW pesam doze quilos e custa metade do preço. Os estimados leitores que acharam os valores caros podem se surpreender com os valores de R$ 8.200.

Liga Leve: Vantagem na Beleza Estética

Liga Leve

Liga Leve

Poucas unidades de aço não possuem aquela aparência um pouco antiga. Condutores que querem visual estético com maior nível de modernidade devem apostar nas ligas leves.  Permitem maior variedade de estilos por causa do processo de fabricação feito com maior aquecimento em processos com chapas prensadas. A face das rodas de liga traz maior nível espesso no intuito de ter o mesmo nível de resistência existente nas rodas de aço.

Liga Leve: Valorização na Revenda

É possível afirmar com segurança que os modelos de liga leve custam, no mínimo, o dobro do que aqueles feitos por aço, sem contar que o design representa ponto crucial na escolha da compra. Consumidores que ambicionam comprar veículos em concessionárias e querem trocar a roda fora da concessionária, visto que os componentes são capazes de alterar o efeito da aerodinâmica.

Rodas de Liga Leve: Dificuldade na Manutenção

Não se pode ignorar o fato de que as rodas de liga leve possui maior tolerância no que tange a reparos. Uma vez que a mão-de-obra e os equipamentos de reparos sejam de ponta não existem problemas consideráveis neste âmbito de discussão. Especialistas indicam que antes de fazer a manutenção os condutores devem observar se a zona de contato não está prejudicada, ou seja, se não aconteceu prejuízo nas partes em que existem os orifícios que serem para serem colocados os parafusos.

Por consequência, os mecânicos especializados realizam exames de ultrassonografia no produto no intuito de identificar eventuais fissuras que podem prejudicar a estica da roda que demanda reparo. Somente após depois que deste ponto ser aprovado os técnicos começam com os processos de reparo. Vale ressaltar que nos casos das unidades de aço populares não vale a pena fazer a reparação porque o preço cobrado é equivalente aos preços encontrados nas peças novas dentro do mercado nacional.

Embora possuam maior leveza, as rodas de ligas leves são menos resistentes aos impactos do que as compostas por aço. Se para uma produção as pequenas raladas não causam modificações explícitas no formato, a outra fica marcada com profundas cicatrizes que prejudicam a imagem estética dos produtos em níveis consideráveis.

Para fazer as rodas durarem mais basta os pesos serem fixos por pressão nas bordas de aço, enquanto que as ligas leves precisam de chumbos e pastilhas em consequência de questão estética. Necessário limpar bastante as estruturas em antes de começar com o processo de lavagem. Em caso de colocar solventes para retirar o excesso de sujeira, deve-se fazer a manutenção com as rodas fora do carro. Atenção, ao fazer a reposição dos pneus e contraindicado subir na chave de roda no intuito de apertar ou afrouxar parafusos.

Escrito por Renato Duarte Plantier 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *