Partes do Sistema de Arrefecimento nos Motores de Carros

A temperatura do motor somente não explode com o excesso de calor por causa do sistema de arrefecimento que possui o objetivo de controlar a temperatura. Interessante notar que a estrutura dos veículos antigos está adaptada apenas para dissipar a temperatura quente. Veículos novos possuem sistemática que aproveita a energia colorífica da combustão no intuito de aumentar o desempenho e a durabilidade. Neste sentido, os motores possuem controle com maior estabilidade inclusive na temperatura ambiente, pressão atmosférica e carga.

Pontos de ignição e injeção eletrônica são dois aspectos afetados de forma direta em consequências de mudanças na temperatura do motor ou qualidade do combustível. Motores funcionam de maneira perfeita quando possuem desempenhos com temperatura ideal, fato que reflete ainda em maior duração. Conheça as principais partes do arrefecimento do motor.

Principais Componentes do Sistema de Arrefecimento

Bomba de Água

Possui a missão de fazer o bombeamento líquido do arrefecimento, fazendo o mesmo circular no sistema. Normalmente, sua ação está dependente das condições da correia ou do alternador. A bomba tem uma polia dentada que recebe a movimentação da correia dentada para que que aconteça o giro na outra extremidade. Tem hélices que, quando giram, fazem um movimento que suga a água do sistema, impulsionando as galerias do bloco.

Líquido do Arrefecimento

Possui composição feita a base de água potável com aditivos antioxidantes. A principal incumbência está em fazer a troca do calor. Quando ganha em temperatura, o líquido é encaminhado ao motor, enquanto que nos momentos de perda do calor ele passa pelo radiador.

Mangueira

Possuem a responsabilidade de fazer conexões entre componentes situados no sistema.

Radiador

Incumbido de baixar a temperatura do líquido de arrefecimento, diminuindo toda a estrutura do motor. O sistema do radiador ainda possui tubulações e mangueiras que possuem o objetivo de levar a água ao radiador, que por sua vez, exerce função de trocar o calor para deixar a temperatura da água mais baixa, contribuindo assim de maneira direta com o funcionamento do motor em nível qualitativo.

Sensor de Temperatura

Com indicadores de temperatura, consegue informar o nível de temperatura presente no arrefecimento do moto.

Sistema de Ventilação Forçada

Designado para quando os automóveis estão em velocidade baixa. Ele força a passagem de no radiador. Especialistas apontam que o modelo mais antigo está no formato de hélices acopladas junto das bombas de água, cuja rotação é proporcional a existente no motor. Veículos modernos possuem eletro-ventiladores, isto é, motor elétrico composto por uma hélice. Vale ressaltar que os caminhões utilizam ainda o sistema antigo feito por apenas uma embreagem, termino conhecido como Visgo, presente entre as bombas de acionamento e a hélice.

Tanque de Expansão

Permite com que o sistema de arrefecimento fique controlado com maior qualidade. A tampa possui válvulas que permitem com que aconteça maior controle na pressão proporcionada pelo sistema de arrefecimento.

http://www.youtube.com/watch?v=LpTamSjEin0

Termo Interruptor

Tem a responsabilidade de acionar o eletro-ventilador no intuito para proporcionar melhor trabalho ao líquido de arrefecimento. Existem sistemas que não necessitam do termo interruptor para passar informações da temperatura do motor.

Válvula Termostática

Quando o motor ainda não está com a temperatura ideal para funcionar, a válvula faz o bloqueio no ciclo do líquido de arrefecimento. Somente ao atingir a temperatura ideal para o trabalho, a válvula permite com que o líquido passe ao radiador. Válvulas termostáticas têm acionamento do tipo termomecânico.

Por este motivo, existem carros que estão sendo projetados com a válvula elétrica controlável via central da injeção eletrônica. Existem motores que trazem válvulas termostáticas adicionais devido à necessidade de mover fluxos distintos ao líquido do arrefecimento.

Quando o líquido de arrefecimento atinge a temperatura de cem graus célsius, a água sai do motor, em busca do radiador. A válvula termostática é a responsável por permitir, ou não, esta passagem que fica aberta (alta temperatura) ou fechada (baixa temperatura).

Reservatórios de Expansão da Água      

Em termos gerais pode-se dizer que a água está presente em quase todo o sistema. É encontrada em reservatórios específicos para que eventuais perdas pela ebulição possam ser supridas, garantindo assim, o sistema de funcionamento perfeito.

Fluído feitos à base de etileno glicol é adicionado na água do sistema de arrefecimento. Eles possuem a função de equilibrar o ponto de ebulição nos momentos das temperaturas mais elevadas, entre 130°C e 150C°. Também é responsável por evitar o congelamento da água.

Partes do Sistema de Arrefecimento

Partes do Sistema de Arrefecimento

Partes do Sistema de Arrefecimento

Como Funciona o Sistema de Arrefecimento?

O líquido de arrefecimento é forçado pela força da bomba. A válvula termostática impede com que o conteúdo prossiga ao motor até que a temperatura esteja no seu estágio ideal. Neste sentido, até o estágio perfeito, o líquido circula pela bomba e galerias estabelecidas por dentro do motor.

O radiador recebe parte do fluxo depois que a válvula se abre de maneira ligeira após o arrefecimento atingir a faixa considerada normal. Somente depois que a temperatura encontra o limite máximo, acontece abertura da válvula por completo, indo todo o fluxo do liquido de arrefecimento ao radiador.

É dentro do radiador que o líquido dispensa parte do excesso do calor. Acontece a transferência de ar para a ventilação de maneira forçada até a temperatura estar ideal para voltar ao motor e recomeçar o ciclo de arrefecimento.

Fluxo do Sistema de Arrefecimento

Fluxo do Sistema de Arrefecimento

Veículos que possuem eletro-ventilador tem o nível do líquido de arrefecimento no termo interruptor, fazendo assim com que aconteça a ventilação forçada que desativa o trabalho até a normatização da temperatura do líquido de arrefecimento.

Em termos gerais, o sistema trouxe maior controle da temperatura feita no trabalho do ciclo, fazendo com que aconteça arrefecimento de maneira qualificada, proporcionando assim a redução do esforço feito pelo motor e por consequência aumentando sua vida útil. Sem contar como aproveitamento da potência proporcionada pela dispensa de mobilidade da hélice. Nos momentos em que a temperatura do líquido cresce, acontece também seu crescimento de volume e pressão. Válvulas, situadas na tampa do reservatório, fazem o controle da pressão.

O líquido de arrefecimento é responsável por evitar com que aconteça corrosão de componentes, reduzindo o congelamento e aumentando a ebulição.

Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *