O Perigo dos Híbridos

Os carros sempre foram verdadeiros objetos de desejos pelas pessoas, que buscam uma alternativa ao transporte público, que é bastante caótico, bem como também à bicicleta que, apesar de ser mais saudável e sustentável, em dias de chuva, não é a melhor opção para se usar como meio de transporte. E, atualmente, as montadoras estão olhando com mais atenção para o futuro, e, com isso, vêm lançando modelos que agridem menos tanto o meio ambiente como os animais e seres humanos em geral.

O Brasil, por exemplo, é um dos grandes mercados consumidores de automóveis no mundo, e isso se dá, justamente, pela cultura que se é vivida aqui no país quando se fala de veículos: muitas pessoas enxergam nesses veículos como uma maneira de se engajar socialmente, para mostrar às outras pessoas que ela também pode comprar um carro. E as montadoras, que não são bobas nem nada, sabem muito bem disso e investem pesadamente em marketing com aspecto sedutor. Pode perceber que, em comerciais de veículos, muitos detalhes não são percebidos, mas tem o poder de persuadir o consumidor a adquirir tal veículo.

Ultimamente, as montadoras estão investindo bastante em modelos que não agridam tanto a natureza, e com isso, surgiu o projeto dos carros híbridos: ou seja, carros que possam se mover tanto com combustíveis fósseis e vegetais, bem como como uso de energia elétrica. Porém, ele pode guardar alguns riscos que é muito importante que se saiba antes de optar pela compra desses carros. E, esse artigo tem como principal função mostrar um pouco mais sobre esses novos tipos de carros, bem como algumas informações bastante interessantes sobre o tema. Vamos lá?

O Que É Um Carro Híbrido?

Há tempos as montadoras de carros vêm buscando novos métodos para que seus carros pudessem funcionar sem a influência do combustível fóssil, muito mais por causa do esgotamento de tais reservas, que não está muito longe, e, também, pelo engajamento das pessoas que estão cada dia mais preocupadas com os rumos ambientais que o planeta vem tomando. E, por conta disso, optaram por realizar pesquisas buscando encontrar soluções para isso.

Um dos modelos desenvolvidos foi um modelo que é movido totalmente a energia elétrica, que poderia ser proveniente das redes de distribuição das residências ( ou seja, ligado diretamente na tomada para carregar, assim como o celular),ou, também, utilizando o potencial solar para a geração de energia, já que a instalação de placas solares instalados no teto e no capô poderia carregar a energia em simultâneo (de dia com tempo aberto). Mas, as montadoras entraram em consenso que a inserção direta desses modelos no mercado pode causar um choque e trazer problemas, e, por isso, o melhor era introduzir esses modelos aos poucos.

Com isso, foi desenvolvido o modelo híbrido, ou seja, como já especificado acima, que possa ser abastecido tanto com combustível fóssil ou vegetal, bem como com a energia elétrica. Ou seja, os modelos sob essa gestão de energia já vinham como uma preparação aos compradores para as novas tendências energéticas do mercado.

O Modelo Híbrido

Os modelos híbridos são carros que possuem um motor a combustão, movido à gasolina (geralmente), mas que também possui acoplado um motor do tipo elétrico que pode ser aplicado juntamente ao trabalho do motor a combustão, que, ajudando a executar o seu trabalho, pode ajudar a evitar a emissão de diversos poluentes que causam problemas ambientais diversos. Foi apresentado como uma grande evolução do automóvel, bem como à resposta das grandes companhias aos anseios governamentais e civis contra o aumento do aquecimento global e de outros problemas ambientais relacionados à essa poluição.

O primeiro carro híbrido que foi lançado no mundo é o Toyota Prius, que entrou no mercado em 1997, empregando esse conceito que, na época, foi uma grande evolução. A admiração foi tanta que, em 2001, diversos outros carros híbridos foram lançados, aumentando tanto a publicidade para esse conceito de carro, bem como para o Prius, que lançou diversas gerações, sendo a última lançada, até agora, no ano de 2016. Para você ter uma ideia da noção do sucesso desse modelo, em 2016, foi constatado que os carros híbridos da Toyota atingiram o patamar de 9 milhões de carros híbridos, sendo que, 5 milhões desse número eram vendas somente do Prius, o que evidencia que o pioneirismo, muitas vezes, rende bons frutos para aqueles que se arriscam.

No Brasil, no entanto, os primeiros modelos híbridos só chegaram no ano de 2010, com a Mercedes lançando um modelo custando a bagatela de 426 mil reais, ou seja, com a intenção de atingir um público específico, e não a massa, o que deveria ser esperado. Logo depois, a Ford decidiu desembarcar no país o modelo Ford Fusion Hybrid, sendo o seu principal modelo sedã com a tecnologia embarcada, o que deu um certo fôlego à marca no país.

E, com isso, várias outras marcas passaram a trazer modelos de carros híbridos para cá, mostrando que, realmente, esse é o futuro. A cidade de São Paulo, por exemplo, lançou incentivos para a obtenção desses modelos, como o desconto de 50% no IPVA desses carros.

Riscos Dos Híbridos

Como nem tudo são flores, os híbridos, também, têm os seus problemas. E isso se diz por conta de que os motores dos híbridos são extremamente silenciosos, tão baixos que é praticamente impossível saber quando ele está trabalhando, a não ser quando ver ele em ação. E isso pode ser um problema em locais onde a presença de carros não é muito grande: um carro híbrido que não faz barulho pode fazer acontecer diversos acidentes, desde atropelamento de pessoas distraídas a até movimentos involuntários do veículo, podendo ele estar em movimento e as próprias pessoas dentro dele não perceberem.

Muitos podem considerar um exagero, pois os carros, geralmente, são pequenos. Mas, fica o questionamento: será que, com a maior adesão dos consumidores a esses tipos de carros, outros modelos maiores (como caminhões e caminhonetes) não podem optar por esses motores e os problemas serem ainda maiores (relacionados a não presença de ruídos nos motores)?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *