O Fusca no Brasil e ao Redor do Mundo

Montagem brasileira do fusca foi iniciada em 1953, com peças importadas da Alemanha. No ano de 1959, os carros eram 100% brasileiros. A produção continuou até 1986. Em 1993 voltou e continuou até 1996.

A versão brasileira manteve o estilo de corpo 1958-1964 (versões Europa e EUA) com montante de portas espessas e janelas laterais menores. Este estilo de corpo também foi produzido no México até 1971.

Por volta de 1973, todos os besouros brasileiros (séries 1300 e 1500) foram atualizados com o metal de folha, para-choques e quatro-lugares, embora os cravos cinco aros fossem produzidos mais tarde do que na década de setenta do século XX.

.

A base VW1200 e 1300, fabricada no Brasil, foi semelhante ao modelo 1964 Europeu / EUA 1200 até 1970, mas veio com rodas ventiladas desde meados da década de 1960.

De 1971 e 1972, 1200 e 1300 tiveram as lanternas traseiras dos faróis e tanque de combustível equipado com para-choques. Kits brasileiros foram enviados para a Nigéria entre 1975 e 1987, onde besouros foram produzidos localmente. As versões brasileiras produzidas foram vendidas em países vizinhos sul-americanos que fazem fronteira com o Brasil, como Argentina, Uruguai e Peru.

Os primeiros tipos brasileiros têm quatro motores diferentes: 1.200cc, 1.300cc, 1.500cc e 1.600cc. Na década de 1970 foi feito na Volkswagen SP-2 com um motor de 1700cc (um furado-out 1600cc).

No Brasil, poucos tipos receberam injeção eletrônica de combustível, em vez de retenção carburadores durante toda a vida, embora a carburação difira de motores de diferentes anos e especificações. A produção do motor refrigerado a ar terminou em 2006, depois de mais de sessenta anos. Usado pela última vez na versão brasileira da VW Bus, a chamada “Kombi”, e substituído por um motor de 1,4 L de água refrigerada em sistema frontal de refrigeração.

História do Fusca

Fusca

Fusca

Fusca, oficialmente chamado de Volkswagen Tipo1, é um carro econômico produzido pela montadora alemã VW a partir de 1938. Com mais de 21 milhões fabricados é considerado o mais antigo projeto de plataforma em todo o mundo.

Embora tenha sido projetado na década de 1930, o Fusca foi produzido apenas em números significativos a partir de 1945, quando o modelo foi internamente designado ao Volkswagen Tipo1, comercializados como o “Volkswagen”.

Modelos posteriores foram designados VW 1200, 1300, 1500, 1302 ou 1303. Na década de 1950 o Fusca era mais confortável e potente do que a maioria dos carros europeus pequenos. Permaneceu como vendedor de topo nos EUA devido ao sucesso à publicidade e qualidade de construção.

O Fusca Pelo Mundo

O Fusca Pelo Mundo

O Fusca tinha marcado uma significativa tendência liderada por Volkswagen, Fiat e Renault pelo qual a traseira do motor. Layout de tração traseira aumentou de 2,6 por cento da produção continental da Europa Ocidental em 1946 para 26,6 por cento em 1956.

Visão Geral do Projeto Fusca

Fusca contou com tração traseira, ar refrigerado de quatro cilindros, motor boxer em uma carroçaria de duas portas com planos de para-brisas frontais, acomodando quatro passageiros e oferecendo armazenamento de bagagem sob o capô da frente e atrás do banco traseiro.

Oferece coeficiente de arrasto de 0,41. A carroçaria anexa com 18 parafusos para o chassi quase plano, que contou com um túnel central estrutural. Suspensão dianteira e traseira está caracterizada por barras de torção com barra estabilizadora dianteira, fornecendo suspensões independentes em todas as rodas.

Certas características iniciais foram posteriormente revistas, incluindo freios a tambor mecânicos, janelas divisão, direção-indicadores mecânicas e da caixa de velocidades não sincronizadas.

Motor, transmissão e cabeçotes foram construídos de liga leve. Um radiador de óleo do motor garantiu temperatura operacional ideal e vida longa, otimizado por termostato que contornou o refrigerador de óleo quando os motores estavam frios.

Mais tarde, os modelos do carburador contaram com automático de estrangulamento. Ar de admissão do motor passa através de filtro metálico, enquanto que as partículas mais pesadas foram capturadas por banho de óleo. Depois de 1960, a direção apresentava amortecedor hidráulico que absorveu irregularidades na direção.

Adicionados bancos dianteiros ajustáveis, assento dobrável traseiro, janelas opcionais, vidros com janelas de ventilação giratórias, aquecimento por ar, troca operando fora do calor do motor e sistema de lavador do para-brisa que evitou a complexidade e o custo de bomba elétrica adicional.

Ao longo de sua produção a VW comercializou o fusca com um de quatro velocidades e transmissão manual. Desde 1961 ofereceu uma versão opcional de transmissão semiautomática – manual regular de quatro velocidades acopladas à embreagem eletromagnética com uma embreagem centrífuga utilizada para modo ocioso.

Embora a aparência do Fusca pareça ter mudado pouco ao longo de sua vida, recebeu mais de 78.000 mudanças incrementais durante ao longo da história produtiva.

Fusca e Hitler          

Em 1933, com a ascensão do nazismo na Alemanha, Adolf Hitler deu ordem para Ferdinand Porsche para desenvolver modelos de Volkswagen. O epíteto Volks (povo) tinha sido anteriormente aplicado a outros bens de consumo nazistas patrocinados, como o Volksempfänger (“rádio do povo”).

Hitler solicitou veículos de base capazes de transportar dois adultos e três crianças a 100 km/h (62mph). O “carro do povo” ficou disponível para os cidadãos do Terceiro Reich através de um regime de poupança, ou Sparkarte (economia de folheto).

O tipo Porsche 60 de Ferdinand Porsche contou com o apoio de Erwin Komenda e Karl Rabe no projeto inicial. Em outubro de 1935 existiam quase 60 protótipos. Um lote adicional de VW38 foi produzido em 1938 e introduziu divisões nas janelas traseiras, ambas as janelas à divisão e o traço foram mantidas da primeira geração até o ano de 1953.

O carro foi projetado para ser o mais simples possível no campo mecânico de modo a diminuir os riscos de problemas. O Aircooled 25cv trouxe motores que provaram ser eficazes em ações do alemão Afrika Korps no calor do deserto da África.

Isto aconteceu por causa do arrefecedor de óleo embutido e o desempenho superior do motor plano com quatro configurações. O projeto da suspensão utilizado trouxe barras de torção em vez de bobinas ou molas de lâmina. O Fusca era quase hermético e podia flutuar por alguns minutos na água.

Em 26 de maio de 1938, Hitler discursou na fábrica da Volkswagen em Fallersleben: “Portanto, acredito que há apenas um nome que pode ser dado a este carro. Ele deve conter o nome da organização que se esforça para incutir alegria e força nas massas”. Após a Segunda Guerra Mundial era conhecido como o Volkswagen Tipo1.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *