Reciclagem de Peças Automotivas no Brasil

A empresa automotiva nacional se prepara para dar um importante passo para a sustentabilidade e para a preservação do meio ambiente. Indústrias paulistas começam a anunciar que a partir de 2010 devem começar a reciclar peças de veículos usados. Uma idéia que veio de um Cara Esperto, além de ajudar na preservação faz com que Carro aos Pedaços virem até uma fonte de renda. E um raciocínio que poucas pessoas fazem: diariamente entram em circulação em todo o Brasil milhares de veículos, ao mesmo tempo em que alguns saem de circulação. Mas para onde vão esses veículos que saem de circulação? Qual o seu fim? No país apenas 1,5% dos veículos vão para reciclagem, o restante dos 98,5% dos carros vão parar em depósitos e desmanches, segundo informação do SINDINESFA – Sindicato Atacadista de Sucata Ferrosa e Não Ferrosa.

Agora aquele seu Carro Escondido, que nem mesmo com um cuidado de Emergência consegue ser arrumado terá um destino que não agrida a natureza. A nossa frente estão o Japão, Estados Unidos, Europa e Argentina, onde existem leis que obrigam e regulamentam o reaproveitamento das peças dos veículos através do processo de reciclagem, e na Europa as fábricas são responsáveis pela reutilização dos componentes dos veículos. Esta é uma iniciativa inteligente e coerente com o tempo em que nós vivemos, pois a reciclagem de peças automotivas traz uma série de benefícios para a população, o primeiro e talvez mais importante é a preservação do meio ambiente, a economia dos recursos naturais renováveis e não renováveis.

Podemos citar como exemplo a reutilização de uma porta, no processo industrial de reciclagem de uma porta há a economia de recursos naturais importantes com as ligas de ferro, minérios, água, produtos químicos e energia que somam cerca de 40% dos recursos naturais utilizados. Além disso, com a reciclagem de peças de veículos o meio ambiente é poupado de um grande acumulo de resíduos, que iriam acabar nos depósitos ou mesmo na natureza. Além desses dois fatores de importância ambiental ainda tem a questão econômica, com a reciclagem das peças de veículos há uma economia de cerca de 30%, ou seja, as peças produzidas com base no reaproveitamento de outras peças têm um custo médio cerca de 30% inferior as peças comercializadas nas concessionárias, possibilitando um preço competitivo.

E para completar a série de benefícios advindos da reciclagem de peças de Automóveis, temos o benefício social, pois com a legalização da reciclagem das peças dos carros já em desuso, a atividade dos desmanches deve ser inibida, uma vez que os desmanches são os maiores receptores de peças de veículos roubados. Com a legalização e o estimulo da reciclagem das peças de veículos, as suas ações serão bastante restringidas. Muitas pessoas se preocupam com a qualidade das peças automotivas recicladas, mas é preciso esclarecer que essas peças passam novamente por todo o processo de industrialização, além de que peças e acessórios de segurança, pneus, cintos, airbags, rodas, sistema de segurança e de direção não podem ser reciclados, a exemplo do que já acontece na Argentina. Vale salientar que nos Estados Unidos e outros países onde há a reciclagem de peças de veículos e esta é obrigatória, as empresas ainda fornecem em média 3 meses de garantia para a maioria das peças.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Novidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Bom Dia.

    Estou inicializando um projeto de recolha das peças inutilizadas para um descarte correto,
    gostaria de saber onde poderia estar repassando estas peças.
    E se existe um lugar que as compre, pois meu interesse é dar o o devido fim as peças sem
    agredir o meio ambiente e ainda com a verba arrecada ajudar uma ong.

    Aguardo retorno.

    Att,
    Thiago Resendes

    Thiago Resendes 17 de maio de 2011 11:33
  • entre em contato no site http://www.ecosystemrs.com.br e terás orientação.

    cleyton 6 de dezembro de 2011 9:48

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *