O Futuro em Pneus

Notícias do mundo automotivo nos chegam a toda a hora dando conta de testes e inovações em todos os setores relacionados a este mundo, no sentido de minimizar os efeitos danosos que vem causando a natureza. Cada vez mais procuram usar materiais biodegradáveis na composição de componentes e acessórios para carros. Tudo indica que O Futuro em Pneus está logo aí, pois neste campo muitas são as pesquisas, pois há poucos dias ainda escrevia sobre Biopneus para Carros do Futuro, e neste caso se tratavam de testes feitos com algas marinhas, estas algas que tantos incômodos causam aos veranistas sendo usadas para a fabricação de pneus realmente é uma grande notícia, porém hoje nos chega outra novidade tendo à construção do pneu baseada em um derivado de madeira que servirá para enriquecer a tão conhecida borracha dos pneus atuais.

O Futuro em Pneus

O Futuro em Pneus

Pesquisadores da Universidade de Oregon, Estados Unidos é que estão desenvolvendo esta idéia. O que Você Faria se surgisse no mercado novos tipos de pneus? As experiências que estão se desenvolvendo são no sentido de substituir a sílica que serve para reforçar o composto usado na fabricação dos pneus por microcristais oriundos da celulose. Derivados de fibras vegetais estes microcristais, são de uma variedade de celulose que tem uma estrutura muito organizada. A troca da sílica por esse novo produto não só poupa energia na hora de preparar esse composto de borracha como aumenta a elasticidade e a resistência da mistura ao calor também é superior a do pneu comum.

Notícias

Notícias

Parece que dentro de pouco tempo teremos Encontro de Carros Antigos com o que hoje classificamos como pneu do futuro. O objetivo deste derivado da madeira na fabricação de pneus é ter um produto mais barato que possa reduzir o consumo de energia e combustível e ainda ter um desempenho melhor que os pneus de hoje. Um pneu com todas estas qualidades, Combustível Natural são promessas de menos poluição, o que natureza agradece. A celulose como base para o pneu é capaz de manter a mesma capacidade de tração mesmo nos pisos molhados mais do que o comum, porém tem menos resistência a temperaturas altas e ao rolamento e com isso quanto mais quente o tempo menor será o consumo de combustível.

Pesquisas

Pesquisas

Muitos tipos de correias, isolantes térmicos e mangueiras já têm uso de fibras de celulose em sua fabricação, porém seu uso em pneus é novidade, nunca antes foi tentado. Hoje a preservação do meio ambiente se tornou uma Emergência e tudo que se possa substituir por produtos biodegradáveis é bem-vindo, pois tudo serve para diminuir o impacto do homem sobre o meio ambiente. Os pneus atuais têm sua borracha misturada com carbono que é feito do óleo de sílica onde a energia gasta para a produção é muito grande. Muito densos estes componentes aumentam bastante o consumo dos Automóveis. O pneu com base de celulose terá neste ponto uma grande vantagem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Novidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *