Chegada do Carro Elétrico no Brasil

Os carros elétricos devem chegar ao Brasil em 2015, mas a novidade já começa a movimentar o mercado. O consumidor brasileiro que está acostumado com os carros movidos a etanol, gasolina e GNV, logo terá uma nova opção, um carro que polui menos e é uma alternativa ambientalmente saudável. A chegada do carro elétrico ao Brasil irá influenciar e beneficiar não apenas a indústria automobilística, mas também outros setores, como por exemplo, a construção civil.

Eletricidade

Projetos Futuros

Uma construtora de imóveis em São Paulo já criou um projeto para uma garagem adaptada para os carros elétricos. Mas a construção de garagens adaptadas é um pequeno detalhe perto do que falta em relação às políticas de desenvolvimento no Brasil. Com a pressão feita pelo setor privado, o governo resolveu abrir caminho paralelo ao do etanol, e anunciou um plano de estímulo ao desenvolvimento dessa tecnologia. A Fiat é a montadora brasileira que está mais investindo na criação de carros elétricos e está desenvolvendo juntamente com a Itaipu Binacional o Pálio Elétrico, e a Mitsubishi já tem um modelo que roda em São Paulo para a realização de testes.

Chegada do Carro Elétrico no Brasil

Posto x Tomada

Imagine ao invés de ter que ir a um posto para abastecer seu carro, você precise apenas conectá-lo a uma tomada. Bem prático, não?! Pois é, com o carro elétrico vai ser assim. No caso das tomadas, elas devem passar por um tipo de padronização, para não acabar acontecendo como com os carregadores de celular, onde cada modelo tem um tipo diferente. Sobre a recarga, foram desenvolvidos dois sistemas, um que leva 7 horas, mas recarrega 100% da bateria, e o outro que em 30 minutos consegue recarregar 80% da bateria, que é a opção que deverá estar disponível nos postos de abastecimento. Outro serviço que também poderá ser disponibilizado para recarregar o carro elétrico é a troca de bateria, você chega ao posto e troca sua bateria descarregada por uma carregada, como se fosse um pneu. Esta alternativa está sendo estudada para poder se tornar financeiramente vantajosa.

História

Aumento do Consumo de Energia Elétrica

Como o assunto sobre o carro elétrico anda em alta, muitas suposições são feitas, e até a hipótese de haver risco de um novo apagão ser causado pelo aumento do consumo de energia elétrica foi levantada. Mas de acordo com empresas do setor elétrico, isto é um mito, pois se o brasileiro acostumar a recarregar seu carro durante a madrugada não haverá nenhum problema. A usina de Itaipu, afirma ter energia sobrando no período da noite, e como a energia não pode ser armazenada essa seria uma opção para evitar o desperdício de energia para recarregar o carro elétrico. Empresas de distribuição acreditam que a aceitação do carro elétrico no Brasil será lenta, assim a energia será suficiente para suportar a novidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Novidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *