Robôs e Criatividade Agilizam as Montadoras

O ideal nos dias de hoje para as fábricas de veículos é produzir mais no menor tempo com custo mínimo e máxima qualidade. Quando se ouve isto logo se pensa que o que pretendem é mágica, mas não é não, pois os robôs e criatividade agilizam as montadoras, porém por mais que se procure adequar à situação, a demanda no mercado do país foi além do imaginado nos dois últimos anos numa explosão de vendas nunca vista. O que Aconteceu? Com a crise econômica que abalou o mundo todo, e atingiu o setor automotivo de vários países o temor era de que aqui acontecesse o mesmo, porém diante da Emergência o governo, de imediato tomou medidas desonerando as empresas da pesada carga tributária, e esse mercado não chegou a se ressentir fortemente voltando a deslanchar. A verdade é que as vendas bateram recordes e as montadoras foram obrigadas a acelerar para se adequar a nova situação.

Robôs e Criatividade Agilizam as Montadoras

Robôs e Criatividade Agilizam as Montadoras

Diante desta explosão de vendas e com o dinheiro para investimentos sendo controlado pelas matrizes que nunca querem gastar o jeito encontrado foi fazer uso da criatividade e assim o setor de montagem de Automóveis, além de novos funcionários ganharam também robôs para acelerar a produção. Enquanto muitos mercados ainda amargam a queda nas vendas de veículos, o Brasil além de mostrar uma grande resistência à crise ainda conseguiu, dentro de pouco tempo aumentar as vendas tanto dos Super Carros como dos automóveis mais comuns, a ponto de várias fábricas se obrigarem a se informatizar e se equiparem com ferramentas especiais, até então nunca usadas e tudo na tentativa de se atualizar para competir num mercado que não para de crescer e onde a agilidade na área de montagem é de fundamental importância.

Sistema

Sistema

Foi pensando na agilidade que a fábrica da Volkswagen em Taubaté, São Paulo, montou um supermercado de peças e acessórios dentro da própria fábrica o que facilita o serviço, pois os funcionários vão ao supermercado e colocam tudo o que precisam em um carrinho e levam para a linha de montagem. Tudo isso obedecendo à ordem dos carros que serão montados primeiro para que não aconteçam erros. Com as montadoras se adequando como estão às novas exigências do mercado é provável que aconteça também um crescimento do trabalho formal, pois se sabe que além dos robôs na linha de montagem e da informatização de muitas fábricas que ainda não tinham se modernizado ainda está sendo preciso aumentar o número de operários neste setor da economia que de maneira muito rápida voltou aos trilhos e está deslanchando de maneira surpreendente.

Trabalho

Trabalho

Outra invenção que acelera muito na área de montagem é o assento deslizante em que o funcionário, uma Cara Esperto e eficiente, fica sentado em uma cadeira suspensa por uma estrutura de aço que gira em torno do Belo Carro, locomovendo com rapidez o funcionário que, além disso, trabalha de maneira muito confortável tendo um rendimento muito superior devido a isto. Neste momento dar agilidade aos serviços é fundamental e as montadoras têm sido bastante criativas nesse item.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • quanto custa uma linha de montagem de automoveis?

    GABRIEL ANTONIO 13 de outubro de 2011 12:32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *