Facilitando a Vida do Motorista

Todos nós sabemos que ter um carro é sempre uma mão na roda, para qualquer momento, ou seja, desde quando precisamos chegar em algum lugar rapidamente, como a escola ou trabalho, ou, melhor ainda, para sair para outros lugares com o propósito de se divertir.

E o Brasil é um país que pode ser considerado “motorizado”, já que, segundo dados de uma pesquisa, existem mais de 43 milhões de carros, caminhões e ônibus em circulação pelas ruas brasileiras, apesar de, segundo esses mesmos dados, a frota atual está mais velha, e esse é um fenômeno que vem sendo observado há tempos no país. Por exemplo, é comum em qualquer via do país, especialmente em grandes metrópoles, a presença de carros novos, que foram fabricados recentemente, dividindo espaço com outros automóveis que podem ter mais de 40 anos de fabricação.

Essa situação pode ser descrita com o atual sistema tributário do Brasil que, no carro dos carros, possuí diversos tipos de tributos e impostos que, quanto mais novo for o automóvel, mais caro são tais tributos; com carros mais antigos, a situação se inverte, ou seja, os preços dos tributos, como IPVA, abaixam, conforme passam-se os anos e o valor de mercado desse modelos também vão se alterando. Lembrando que o IPVA se resume a 4% do valor do carro, ou seja, ele varia muito de ano para ano justamente por causa dessa ligação.

E, nesse artigo, serão dados alguns exemplos de ferramentas que, aos poucos, ajudam os motoristas em sua missão de chegar até um local guiando um automóvel, seja longe ou perto, além de algumas curiosidades. Confira:

Acessórios Que Quebram O Galho Do Motorista

É verdade que os carros, entra ano e sai ano, apresentam diversas atualizações que servem, no mais, para adicionar tecnologia e correções de segurança, para deixar ainda mais seguro tanta para quem guia quanto para quem está como passageiro. No entanto, outros acessórios as bem-vindos para manter o entretenimento ou, também, dar aquele charme ao automóvel.

Central Multimídia

Essa central multimídia começou a aparecer nos carros, de fato, quando lançaram os “DVD’s Automotivos”, ou seja, um aparelho de DVD com uma tela retrátil de, geralmente, 7 polegadas, que permitia a visualização de mídias gravadas em DVD. Na época do lançamento, deu-se uma verdadeira febre, que fez com que as pessoas colocassem o acessório em seus carros, já que, além de permitir a reprodução das mídias gravadas em DVD, também tinha diversas outras opções, como TV Digital, pareamento Bluetooth com celulares, GPS, entre outros.

Com o tempo, as marcas foram adicionando centrais multimídias em seus modelos, inclusive nos mais baratos, o que deixava o carro mais atrativo, tanto na parte da estética quanto na parte técnica, já que possibilitava infinitas formas de entretenimento, tanto para o motorista quanto para os passageiros.

A Chevrolet, com o lançamento do popular Ônix, lançou a sua central multimídia com o serviço OnStar, que, praticamente, era um gerenciador de atividades do carro, oferecendo serviços de monitoramento e, também, de ajuda via satélite. O serviço, embora muita gente achasse que era grátis, é oferecido mediante o pagamento de uma taxa.

GPS

O Global Position System, em seu nome em inglês, é um dos resultados de anos de muita pesquisa voltados para a área militar. Foi desenvolvido nos EUA, justamente, por conta dos exercícios militares do país, que procuravam meios estratégicos para realizar suas atividades, e viram no desenvolvimento dessa tecnologia um bom motivo para tal.

Ele consiste em um geolocalizador que, por meio de satélites em órbita do planeta, ajudam a traçar rotas até um destino específico. As últimas atualizações em aparelhos de GPS permitem ao motorista ter uma certa noção de onde estão acontecendo congestionamentos, obras e outros problemas que podem atrapalhar na hora de dirigir.

Esses aparelhos GPS foram um verdadeiro fenômeno nos anos 2000, quando diversas pessoas, principalmente, as que viajavam, decidiram por adquirir o gadget como forma de garantir chegar nos trajetos corretamente. No entanto, de uns anos para cá, o smartphone começou a vir dotado do recurso, o que justificava a não compra desse aparelho e, por fim, ele está em processo de extinção das lojas.

Air Bag

O Air Bag é uma das invenções mais requisitadas nos carros atualmente. Ele consiste em um dispositivo que é acionado quando o carro se envolve num acidente, com o propósito de proteger os ocupantes que estiverem dentro dos automóveis. Acionado em questão de milissegundos, o air bag pode ser caracterizado, grosseiramente, como um balão gigante, que pode ser instalado nos painéis e nas laterais dos carros e, com isso, amenizando possíveis ferimentos que poderiam ser graves se o equipamento não tivesse sendo usado.

Geralmente, os air bags faziam parte, somente, dos carros mais “caros” das marcas, ou seja, um equipamento premium. No entanto, com mudanças na legislação brasileira, esse item passou a fazer parte dos carros populares, também. Alguns modelos de carros, no entanto, apresentaram defeito no dispositivo, que poderiam colocar a vida dos ocupantes em risco. E, com isso, tais modelos foram chamados para recalls, para a troca do equipamento defeituoso.

Freios ABS

Os freios ABS são outros equipamentos que também são úteis para os motoristas, por promoverem maior segurança nas frenagens. Por ser também um item premium, só aparecia em carros mais caros. No entanto, determinações governamentais do Brasil instituiu que os carros passariam a ter que sair de fábrica já com o equipamento instalado, algo que já acontecia nos países desenvolvidos. Curiosamente, essa lei é a mesma que instituiu a obrigatoriedade do uso de air-bags nesses automóveis.

Teto Solar

O Teto solar é um outro exemplo disso, sendo que o seu uso já é bastante antigo, principalmente, nos carros dos anos 1980 e 1990. O teto solar tem como prerrogativa uma abertura no teto do veículo, que, dotado de um vidro, pode ser aberto e deixar o carro mais arejado, bem como com um visual ainda mais esportivo. Esse acessório é presente, na maioria das vezes, em carros premium, que aliam conforto, beleza e robustez, mas é possível instalá-lo em locais de confiança.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acessórios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *