Envelhecimento da Gasolina

O envelhecimento da gasolina pode trazer diversos problemas para o veículo, de forma principal por causa da oxidação que fica presente na estrutura interna. Não se pode ignorar o fato de que existem condutores que não compreendem o fato de encher o tanque, deixar o carro parado por alguns dias, ligar o automotivo e perceber que existe queda na gasolina.

De fato esse problema pode acontecer ao levar em conta que os efeitos químicos fazer com que o combustível evapore de forma considerável. Sem contar que o resto forma uma gosma e ao mesmo tempo deixa forma oxidação, o que prejudica de forma direta a estrutura do tanque e pode demandar de manutenção ou mesmo a troca do componente, o que pode prejudicar de forma considerável o orçamento doméstico com a queda no fluxo de caixa. 

Questão da Oxidação: Envelhecimento de Combustível

De acordo com informações colhidas na Petrobrás que nos dias de hoje representa principal centro brasileiro de conteúdo informativo referente a combustíveis, a oxidação representa o principal problema que acontece em consequência do envelhecimento. A segunda questão que provoca problemática consiste na goma que se forma e fica insolúvel no combustível.

Conforme análises de especialistas da Petrobrás que estudem o fenômeno da gasolina envelhecida, grande parte entra em convergência ao afirmar que esse consiste em um dos piores problemas que motoristas podem fazer com o veículo. Ao deixar o carro parado por longo tempo existe a necessidade de deixar o mínimo de combustível para que não aconteça a oxidação e as gosmas que prejudicam nos próximos abastecimentos até o ponto em que pistões dos motores ou tanques de gasolina demandem de reparo ou troca imediata para não interferir no comportamento do automotivo.

Gosma e Envelhecimento do Combustível

Cientistas da Petrobrás que realizam trabalhos diários ao reconhecer os danos que acontecem nos veículos em consequência da gasolina velha vale ressaltar que as gosmas que ficam no sistema de combustível possui aparência do tipo marrom e com o tempo escurece e fazer o fundo do reservatório ficar danificado de forma negativa, demandando maiores custos por parte dos motoristas.

De forma usual os danos do gênero acontecem nas profundezas do reservatório e quando se mistura com a nova gasolina que entra no tanque pode trazer danos sérios ao meio ambiente. Não se pode ignorar o fato de que entre os principais componentes do veículo que sofrem danos por causa do uso da gasolina vale o destaque ao filtro que invariavelmente vai começar a iniciar o processo de entupimento.

Estão enganadas pessoas que acreditam usar aditivos para limpar o excesso da gosma e restabelecer o sistema de tanque do combustível. De fato, isso não acontece e por vezes pode até mesmo piorar o quadro clínico. Por esse motivo, depois de deixar a gasolina envelhecer no fundo do tanque não existe a possibilidade de usar aditivos que servem para controlar o excesso de depósitos.

Na sequência entre os componentes que sofrem por causa do envelhecimento da gasolina está o motor que precisa de manutenção ou de troca completa, o que pode custar aproximadamente três mil reais em veículos populares. Por causa do quadro em geral a estrutura de motorização não vai ter tempo longo.

Qualidade da Gasolina

Em termos práticos existe a necessidade de abastecer gasolina com qualidade, de forma principal quando o veículo fica parado por dias consecutivos. Do contrário, o envelhecimento pode acontecer de forma rápida e prejudica de modo direto não apenas o tanque como também a estrutura de motorização.

De acordo com a lei vigente em terras nacionais a gasolina que está à venda nos postos precisa atingir o mínimo de qualidade não apenas para fazer o motor funcionar com qualidade como também para resistir aos níveis de degradação que por consequência possuem a chance de gerar maior oxidação.

Não se pode ignorar o fato de que quando a gasolina não possui qualidade a se considerar de modo positivo existe maior tendência de acontecerem depósitos que se formam de forma negativa e prejudica a estrutura em si. A estocagem do combustível não pode ser comprometida por causa da qualidade do combustível.

Nesse sentido fique sempre atento aos postos de gasolina que vendem combustíveis que estão por baixo da média que é cobrada de forma usual. Existem diversas denúncias de donos dos postos de gasolina que adulteram os componentes no sentido de ganhar maior quantidade de dinheiro sem se preocupar com os danos que acontecem no veículo, de forma principal ao tanque e na estrutura de motorização. 

Gomas de Gasolina

Vale ressaltar que de forma usual a gasolina possui espécie de gosma. Existem postos que oferecem combustível com a substância no sentido de ajudar a proteger o motor do veículo, como no caso das propagandas dos postos Shell nos Estados Unidos. As gomas podem ser ou não solúveis.

Quando existe qualidade a solução consegue se misturar com a gasolina e por consequência ajudar na estrutura de motorização. Por outro lado, em casos insolúveis é sinal não apenas de pouca qualidade como também de combustível que ficou velho e se fixou na parte profunda do tanque.

Não se pode ignorar o fato de que quando acontece o fenômeno de que quando fica parada a gasolina tem a tendência de evaporar. Mas, quando o veículo se encontra em funcionamento, também acontece o mesmo processo. Quando não existe qualidade em termos de combustível se pode dizer que acontecem danos a se considerar de forma negativa nas válvulas, coletores e carburadores. A catalisação acontece em forma de depósito quando acontece o crescimento da temperatura. 

Conclusão: Envelhecimento da Gasolina

De forma prática o envelhecimento da gasolina representa um dos problemas sérios que acontece na modernidade. Interessante notar que quando os veículos ficam parados por longo tempo existe o processo de envelhecimento. Quando a gasolina está velha existem outros componentes da estrutura automotiva que pode sofrer danos e por consequência aumentar os custos de revisão, manutenção ou troca de peças. Por vezes inclusive o motor pode sofrer danos e parar de funcionar em consequência do excesso de gosmas. 

 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *