Dicas para Troca de Óleo

Quando você resolve fazer uma viagem de carro não pode descuidar da revisão do mesmo. Dentre os itens que devem ser cuidadosamente avaliados estão o óleo, pois ele é o elemento fundamental para que o motor do seu carro funcione de maneira adequada. Contudo, mesmo sendo um item tão importante ainda causa várias dúvidas para os motoristas. Confira a seguir algumas dicas para não errar com o óleo do seu carro, seja para conferir, comprar ou somente trocar.

A Troca do Óleo

A troca desse componente deve ser feita quando chegar no período recomendado pelo fabricante, é importante estar a par dessa informação. Leia o manual do proprietário, lá você encontra essa informação. Observe que nesse manual além de ter o prazo também tem a descrição do tipo de óleo e quantos litros precisam ser usados.

Em geral as montadoras de carros indicam antecipar a troca do óleo que são usados em condições mais extremas, ou seja, aqueles que passam muito tempo nos engarrafamentos das grandes cidades. Confira se o nível de óleo está nos níveis que são indicados pela vareta de medidas. Verifique qual é a data e a quilometragem da última troca para saber se está na hora de trocar de novo.

Tenha sempre um mecânico de confiança que possa fazer a verificação para saber se não tem borra de óleo no motor, uma vez que isso pode causar entupimento das vias de lubrificação.

Complete o Nível

Quando o carro é usado o nível do óleo fica mais baixo por causa das folgas do motor e pela queima parcial que ocorre na câmara de combustão. Dessa forma enquanto não chega o momento de fazer a troca do óleo é importante completar o seu nível. Saiba que não tem nada de errado em fazer isso e as montadoras entendem como normal que aconteça a baixa de meio litro a um litro de óleo a cada 1 mil km percorridos, claro que depende do modelo do carro.

Onde Trocar o Óleo

A troca do óleo do carro deve ser feita em postos de gasolina ou oficinas. Para fazer a medição do nível é necessário estar num local plano e com o motor frio. O indicado é esperar pelo menos 10 minutos depois de o carro ficar parado. Quando o nível do óleo está entre o mínimo e o máximo não é necessário completar.

Atenção a Temperatura do Motor

A temperatura do motor tem grande importância e na hora de fazer a retirada do mesmo é essencial que o motor esteja quente. Dessa forma o óleo se tornará mais fluido e fino.

O Filtro

Todas as vezes que for fazer a troca de óleo é importante trocar também o filtro de óleo. Com isso você irá garantir que o motor não fique cheio de impurezas que podem afetar o seu bom funcionamento.

Óleo Preto

Muitas pessoas acreditam que o fato de o óleo estar preto significa que ele está velho, contudo, pelo contrário esta com essa cor significa que ele está lubrificando da forma correta. Fique atento aos prazos de troca que estão no manual do proprietário que é o que realmente importa.

Óleo Velho

O óleo também fica velho, sendo assim mesmo que o motorista não ande com o carro a quilometragem necessária para fazer a troca precisa trocar o lubrificante depois de seis meses. Após passar esse prazo o óleo fica velho e pode trazer problemas para a bomba de óleo que tem como objetivo manter a lubrificação do motor.

A Hora Certa

Você se lembra quando foi a última vez que trocou o óleo do motor do seu carro? Sabe qual foi o tipo de lubrificante foi usado? O filtro também foi trocado? Se você respondeu para essas questões um sonoro “não sei” então saiba que tem um problema bem sério. O motor do seu carro pode estar em grande risco, na maioria dos casos as pessoas confiam a troca do óleo as concessionárias, porém, depois que o prazo das revisões obrigatórias passa essa verificação das concessionárias se perde.

Não podemos ficar dependendo exclusivamente dos palpites dos profissionais dos postos, pois os frentistas não são os mais indicados para escolher o tipo de óleo. Tem alguns motoristas que ainda escolhem o óleo preferido conforme o preço, o maia barato. Saiba que a lubrificação deficiente pode acarretar em travamento ou mesmo fundir o motor. Com isso temas certeza de que o barato sai caro mesmo.

A Função do Óleo

O óleo tem como papel reduzir o atrito que acontece entre as peças internas do motor do carro. Devido a isso os lubrificantes são categorizados conforme o seu nível de viscosidade que pode ir do mais grosso ao mais fino e ainda pela sua constituição que pode ser mineral, sintético e semi-sintético.

O óleo mineral é aquele que vem das refinarias de petróleo e se trata do mais rústico por assim dizer. Ele cerca de metade do tempo que os outros tipos de óleo. Já o sintético é aquele que passou por um processo de industrialização que fez com que ele se tornasse mais eficaz, esse é o tipo mais caro de óleo que tem no mercado. Por fim temos o semi-sintético que é aquele resulta de uma mistura do óleo mineral com o sintético e tem um preço nem tão caro e nem tão barato.

Dicas Sobre os Tipos de Óleo

Para termos uma base um óleo mineral custa em torno de R$ 18,00 por litro, o sintético por sua vez custa em torno de R$ 35,00 por litro. A dica é que o óleo mineral seja usado naqueles carros que percorrem grandes distâncias num período curto de tempo como é o caso dos taxistas, por exemplo. Já o óleo sintético é mais indicado para o motorista que faz um uso mais convencional do seu carro, aquele que troca o óleo em torno de 10 mil km. A escolha correta do óleo é muito importante para a saúde do seu carro.

Quase todo mundo está familiarizado com as trocas de óleo, e eu tenho certeza que o motorista médio já fez várias trocas na sua vida.
Um óleo velho pode conter muitas partículas de fuligem e sujeira, o que pode causar o entupimento do filtro de óleo, enquanto que simultaneamente, promove o maior desgaste do motor. Isso pode conduzir a alguns problemas graves, tanto com o motor como no veículo.

Dicas para Troca de Óleo

Dicas para Troca de Óleo

Os filtros de óleo e também seus derivados devem ser trocados periodicamente. A regra geral diz que os automóveis normais requerem uma mudança de óleo a cada 5000 quilômetros rodados, embora alguns tipos de óleo levassem a uma desmistificação desta regra, tanto para mais quanto para menos.
Muitos agora aconselham aos proprietários a mudar o óleo com base no que consta no manual do proprietário do veículo. E, sempre que possível, faça a opção por óleos de melhor qualidade e maior viscosidade, pois eles prolongam a vida útil da troca e prejudicam a formação das sujidades.

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *