Dicas Para Não Atrasar Consórcio de Automóvel

Comprar um carro é a realização de um grande sonho para os brasileiros, porém, nem sempre é fácil custear um valor tão alto a vista. Por isso mesmo grande parte das pessoas que compram carros o fazem através de consórcio.

Infelizmente nem todo mundo conhece os meandros de uma boa administração do seu próprio dinheiro e acaba atrasando o consórcio do automóvel perdendo muitas vezes a chance de ser sorteado mais rapidamente.

Pensando nisso elaboramos dicas para você organizar melhor a sua vida financeira e evitar atrasos no consórcio do seu automóvel, pois você pode ser contemplado a qualquer momento. Saiba mais sobre como funcionam os consórcios, como apressar a sua contemplação e claro como evitar os atrasos.

Como Funcionam os Consórcios?

Definição

Basicamente podemos definir o sistema de consórcios como sendo a modalidade de acesso ao mercado de consumo que é feito através da união de pessoas físicas ou jurídicas num grupo fechado para formar uma poupança que será destinada a aquisição de bens como automóveis, imóveis ou serviços. Tudo isso se dá través do autofinanciamento.

O Princípio do Sistema de Consórcios

O princípio desse sistema é que os consorciados, que também podem ser chamados de cotistas, contribuam com uma parcela (geralmente mensalmente) para a formação da poupança que é comum ao grupo.

Todos os participantes do consórcio têm assegurado o seu direito de utilizar a poupança para a aquisição do seu bem ou do seu serviço. Porém, tudo dentro das regras que são previstas no contrato do grupo. Cada grupo de consorciados costuma ter um contrato exclusivo com as suas regras e direitos para os participantes.

Geralmente as principais regras são que as contribuições de cada um devem ser pagas em dia e assim periodicamente um dos integrantes desse grupo será contemplado com o crédito necessário para a compra do bem ou serviço que deseja.

Em suma podemos definir o consórcio como sendo a formação de uma poupança em grupo em que todos contribuem e assim todos tem o direito de em algum momento ser completado para usar o seu crédito.

Como Participar de Um Consórcio

Consórcio

Consórcio

Quem se interessou em participar de um consórcio de automóveis ou de qualquer outro bem ou serviço pode fazer isso de três formas. Confira abaixo e descubra em qual delas você se encaixa.

Entrando Num Grupo em Formação

Nessa situação a administradora ainda está formando o grupo de pessoas para que possa atingir o objetivo do consórcio, ou seja, que todos os seus participantes sejam contemplados num prazo predeterminado.

Entrando Num Grupo Já Formado

Os grupos já formados são aqueles que já realizaram uma assembleia de constituição, ou seja, estão em operação.

Entrando Num Grupo de Cota Vaga

Carro Novo

Carro Novo

Nesse caso a cota está disponível a venda e a sua compra pode ser feita diretamente com a administradora. Também é possível usar uma cota de transferência para entrar no grupo de consórcio isso acontece quando existe uma cessão de contrato de participação, com o conhecimento e concordância da administradora.

Assim o interessado pode comprar a sua cota diretamente de um consorciado que não deseje mais participar. Dessa forma quem compra uma cota está assumindo integralmente os direitos e também as obrigações do consorciado que está sendo substituído.

As Dicas Para se Manter em Dia Com as Prestações

Não existe nada pior do que participar de um consórcio e ter que atrasar as prestações tornando assim o momento da contemplação cada vez mais distante. Pensando nisso resolvemos esclarecer alguns pontos sobre as prestações e também dar dicas de como deixa-las sempre em dia.

As Prestações

A data de vencimento das prestações é fixada pela administradora do consórcio e o consorciado é obrigado a fazer o pagamento periodicamente no dia indicado. A prestação é definida a partir da soma das importâncias referentes ao fundo comum, de seguro (quando é contratado), de reserva (quando existe) e também da taxa da administração.

Antecipando o Pagamento de Prestação Mensal e do Saldo Devedor

Uma forma de se manter em dia com as prestações do consórcio de automóveis ou qualquer outro é pagar de forma antecipada as prestações. Pensando nisso esboçamos dois cenários distintos, ou seja, a antecipação do pagamento de prestação mensal e também do saldo devedor (quando você já utilizou a carta de crédito e deseja encerrar a sua participação).

Pagamento Antecipado de Prestações

O contrato do consórcio certamente conta com as condições para o pagamento das prestações de forma antecipada. Verifique se a ordem de quitação é direta ou inversa, no caso de ser inversa quer dizer que a antecipação de pagamento irá quitar as prestações vincendas a partir da última.

Se a ordem for direta então o valor que for pago antecipadamente será quitado das parcelas consecutivas. Basicamente na ordem inversa você estará antecipando o pagamento das parcelas finais e no caso da ordem direta as próximas.

Liquidação do Saldo Devedor

http://www.youtube.com/watch?v=wUY5FAtTSk8

Se você é um consorciado que já foi contemplado com o bem ou serviço que desejava e agora quer quitar o restante do débito para encerrar a sua participação no grupo saiba que é possível fazer isso. Dessa forma você irá liberar as garantias que foram fornecidas sem contar que não terá mais a responsabilidades com as parcelas.

Dando um Lance

Para quem não quer esperar ser contemplado através de sorteio e deseja ter acesso ao seu crédito nesse momento indicamos que faça um lance, ou seja, verifique com a administradora quanto precisa ser antecipado para que seja possível obter mais rapidamente a sua carta de crédito.

Pagando em Dia o Consórcio

Pagando em Dia

Pagando em Dia

Nem todo mundo consegue adiantar o pagamento de parcelas do consórcio infelizmente, mas não fique triste por isso, pois basta pagar em dias as suas prestações para ser um feliz contemplado em algum momento.

Reserve o Dinheiro

Pense que pagar em dia o consórcio é a sua obrigação para poder contar com todos os seus direitos. Para isso faça uma reserva da quantia necessária, ou seja, tenha sempre em mente quanto do seu salário deve ser guardado para efetuar os pagamentos das parcelas.

Mantenha o seu consórcio sempre em dia para ter acesso aos benefícios que ele oferece.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *