Dicas de Restauração Para Carros Antigos

Enquanto alguns sonham em comprar um carro 0 km outros estão desejando comprar um carro antigo para restaurar. Fazer uma restauração pode ser bastante fascinante e ajudar a exercitar o seu amor pelos carros, mas é importante levar alguns pontos em consideração.

Então se você está pensando em viver essa aventura em meio a peças e demais artefatos confira as nossas dicas de restauração de carros antigos. Nada de se jogar no escuro e gastar muito dinheiro num simples devaneio. Saiba exatamente no que está se envolvendo antes de dar início a renovação do carro antigo.

.

Carro Antigo Não é Carro Velho

Antes de chegarmos às dicas de restauração é importante que você saiba exatamente qual o tipo de carro que é considerado antigo. Carro antigo é totalmente diferente de carro velho, embora os leigos entendam como a mesma coisa.

Os carros velhos são aqueles que já não novos e apresentam inúmeros problemas de funcionamento, não tem muita serventia. Os modelos chamados de antigos e diferenciados dos velhos são aqueles que mesmo não sendo novos ainda funcionam e tem valor.

Em geral os carros antigos são aqueles que têm mais cuidados e por isso mesmo resistem a ação do tempo. Obviamente o modelo do carro fará toda a diferença para que ele seja um bom carro antigo. Alguns fatores que tornam o carro clássico contribuem para que ele seja um bom antigo.

Carros Antigos

Carros Antigos

No meio dos colecionadores de carros antigos é bem comum que sejam feitas algumas distinções dentre os modelos que ainda contam com peças e motor originais em relação a aqueles que foram recauchutados. Quanto mais original for o carro antigo melhor ele será, mas já avisamos que não é nada barato e nem fácil manter um modelo desses em plena vida ativa.

Dicas Práticas Para a Restauração de Carros Antigos

Seja Paciente

Ter paciência é muito importante para quem deseja restaurar um carro antigo. O processo pode levar de meses até anos. Além de paciência é importante saber que serão realizados gastos, restaurar um veículo antigo não é nada simples.

Para começar as peças podem ser difíceis de achar, além disso, você terá o custo da mão de obra. Pense bem antes de começar a fazer um investimento na restauração de um carro antigo.

Encontre o Carro Certo

Já explicamos a diferença entre carro antigo e velho, porém, vale destacar que algumas pessoas acreditam que um modelo por ser clássico é um antigo em potencial para ser restaurado. Na verdade não é bem assim, a escolha do carro deve ser feita pensando em detalhes como a facilidade para deixa-lo como novo.

Confira bem o carro que deseja restaurar antes de comprar, uma dica é observar o chassi, pois quando ele está muito danificado dificilmente poderá ser arrumado. Em casos em que o chassi está mal alinhado a recuperação é quase impossível, fique de olho por que isso compromete a segurança de quem dirige.

Não se deixe levar apenas pela marca do carro, o estado em que ele está é o fator decisivo mais importante.

Conte Com Um Profissional

Contar com o apoio de um profissional que tenha experiência em restaurações é muito importante, inclusive no processo de escolha e compra do seu carro. Antes de escolher sozinho o modelo para comprar peça a opinião de um profissional.

Um especialista irá observar questões como as condições das peças, da carroceria e outros detalhes técnicos que podem passar despercebidos aos olhos dos futuros donos apaixonados.

Carros Restaurados

Carros Restaurados

Observe a Carroceria

A carroceria é uma parte do carro que costuma trazer dificuldades para o processo de restauração. Por isso antes de comprar o seu modelo antigo aconselhamos que dê uma boa olhada se a estrutura dele está intacta, esse é um dos pontos mais relevantes numa restauração.

Nesse caso observe se há corrosões, riscos profundos ou outros danos que são difíceis de retirar. Para não ficar em dúvida use um imã para verificar se o modelo tem corrosões com massa.

Procure Defeitos

Se comprar um carro novo já demanda uma grande atenção imagine então comprar um modelo antigo em que se pretende investir um bom dinheiro de restauração. Leve uma lanterna para vistoriar cada cantinho interno, até embaixo do tapete se for possível.

Procure por qualquer tipo de defeito que seja difícil de reparar, mas principalmente por pontos de ferrugem. Quando o carro começa a enferrujar pode ser bem complicado deixa-lo como novo.

Olhando de Baixo

Um dos melhores ângulos para analisar um carro antigo é por baixo, se houver a possibilidade eleve o veículo e observe o seu fundo. Procure por danos não somente da lataria como de mecânica. Por isso demos a dica de você levar um especialista para te ajudar, pois é importante saber o que procurar.

Partindo Para a Restauração

No momento de começar a restauração prática do seu carro antigo fique de olho em alguns itens que listamos abaixo. As dicas anteriores te ajudarão a tomar a decisão de restaurar um veículo antigo e a fazer a escolha do modelo. Para começar a colocar a mão na massa de verdade siga as dicas seguintes.

Acompanhe Todo o Processo

Se não é você quem vai restaurar o carro antigo com as suas próprias mãos saiba que é muito importante acompanhar tudo bem de perto. Além de ser motivador e uma das partes mais divertidas de se investir num carro antigo é sempre interessante para evitar surpresas no final do processo.

Procure Peças Originais

Pode não ser uma das tarefas mais fáceis ou baratas, mas é importante procurar por peças originais para o seu carro antigo. A sugestão que podemos te dar é que procure em redes sociais vendedores. A internet é uma ótima ferramenta, mas tome cuidado com os golpistas, pois infelizmente existem muitas pessoas que vendem peças que não são originais como se o fossem.

Faça Um Orçamento

Essa dica é válida para antes de começar o processo de restauração, mas também para o seu andamento. No dia a dia de compra de peças e reparos os gastos irão aumentar, tenha um controle disso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *