Cuidados com o Vidro Elétrico e Como Mantê-lo em Bom Estado de Limpeza

Os veículos de hoje carregam consigo beleza e desempenho ótimo, além de uma tecnologia que era impensável em tempos anteriores. Hoje, é possível sincronizar o seu aparelho celular com o rádio do automóvel, permitindo compartilhar arquivos de música e também, para transformar os alto falantes do veículo em viva voz.

E a tecnologia atingiu também os vidros. Antigamente, os mesmo eram abertos nos veículos através de manivelas localizadas na porta. Hoje, elas podem ser automatizadas. Com botões localizados também nas portas, eles podem subir e descer somente com o clicar no botão.

E, como o sistema é totalmente automático, naturalmente que precisam de cuidados para que o sistema funcione plenamente. E, se tratando dos vidros automáticos, o cuidado é redobrado. Mas você conhece algumas dicas para que o vidro elétrico exerça a sua função sem problemas? Neste artigo, você vai conferir algumas dicas de manutenção para tais peças que envolvem os vidros elétricos.

Algumas Dicas Para a Manutenção do Vidro Elétrico

.

Confira conosco agora algumas dicas para manter o funcionamento do vidro elétrico em perfeitas condições de uso:

*Mantenha sempre limpo as bases de borracha por onde o vidro desliza. Com o tempo, poeira e outros detritos se acumulam nessas partes, dificultando o deslize dos vidros.

*Não pressione excessivamente o botão de abrir ou fechar o vidro. Essa ação diminui a vida útil do botão e do sistema. Se tiver filhos pequenos, oriente a não ‘brincar’ com os botões.

*Caso você perceber que o vidro está demorando ou para abaixar ou para subir, tenha sempre em sua garagem uma latinha de silicone, em spray. Aplique o silicone nas caneletas. Assim, é possível que o vidro deslize com mais facilidade, não exercendo muito a capacidade do motorzinho.

*Se, mesmo depois de você aplicar o spray o vidro não deslizar facilmente, o problema pode estar no sistema. Para consertar, leve em algum centro especializado e que você confia.

*Durante o conserto, veja se o mecânico utiliza componentes de substituição de qualidade.

*Se necessitar da troca da fiação do vidro elétrico, somente compre uma substituta se ela se adequar com o sistema elétrico do vidro;

*A instalação de fusíveis só deve ocorrer se os mesmos forem compatíveis com o sistema elétrico do vidro.

Cuidados Para Manter os Vidros mais Limpos

Vidro do Carro

Vidro do Carro

Os vidros também têm funções estéticas além das principais, que é dar visão aos ocupantes e arejar o automóvel. Dependendo do formato, eles também ajudam no design do carro. E você sabe como manter essas importantes partes do automóvel impecavelmente limpa? Não. Então confira mais adiante algumas dicas que ajudarão você na escolha dos materiais para a limpeza do mesmo. Antes, vamos ver como o vidro fica sujo?

Como os Vidros ficam sujos?

Basicamente, o vidro fica sujo ou engordurado quando o automóvel não dispõe de um sistema de ar condicionado e, em um dia de chuva ou mesmo de frio intenso, fazemos uso de nossas mãos para ‘’desembaçar’’ o vidro. Mesmo que nossas mãos estejam totalmente limpas, a gordura corporal presente contribui para que o vidro fique sujo. Uma dica para evitar isso é sempre ter a disposição no carro uma flanela ou mesmo um tecido velho de algodão que não esteja sujo para desembaçar o vidro. Isso contribui para mantê-lo mais limpo.

Se caso alguma chuva ocorrer, use o desembaçador traseiro (Que a maioria dos carros possui). Ou faça uso da flanela ou pedaço de pano. Mas, se no seu carro ter um ar-condicionado, sem problemas. Ligue-o e pronto. Veja o desembaçar rápido dos vidros.

Como Limpar Corretamente os Vidros?

Limpar os Vidros do Carro

Limpar os Vidros do Carro

Primeiramente, o carro deve estar posicionado em um local onde a sombra predomine, pois é importante que o vidro não esteja em exposição aos raios solares.

Para você que quer apenas impedir que o embaçar do vidro o incomode, basta apenas passar um pano úmido em álcool e passar sobre a superfície  do vidro.

Caso os vidros de seu automóvel possuir insufilm, não utilize o álcool, muito menos um produto especializado para a limpeza. Tais agentes deixam o insufilm opaco. Apenas pegue um pedaço de pano que não desprenda resíduos, embebidos levemente em água, e passe sobre o vidro.

Há no mercado produtos específicos para o problema do embaçamento, como os antiembaçantes.  Esses produtos são colocados no vidro da parte de dentro do veículo. Há ainda os repelentes. Eles têm o poder de criar uma espécie de ‘barreira’ e protegem o vidro de detritos como poeira e outros do vidro na parte externa.

Se você deseja remover algum adesivo do vidro, no qual o mesmo é revestido da película escurecedora (insufilm), é provável que restos do adesivo ainda fiquem incorporados á película. Se você dispuser de paciência, pode passar um pano embebido em água e passar várias vezes para que, enfim, o adesivo saia por completo.

Se não, vá ao estabelecimento onde a película foi colocada e solicite algum produto especial para a retirada dos restos do adesivo.

Alguns Limpa -Vidros para Carros sem Película Escurecedora

Imagem de Amostra do You Tube

Segue agora uma lista de alguns limpa-vidros que podem ser ideais para fazer a limpeza dos vidros do seu carro. Confira:

*Pérola: Contendo 500 ml, o limpa-vidros da pérola é um bom limpa-vidros, mas erra em alguns aspectos. Segundo alguns consumidores, as instruções são redigidas em pequenas letras, deixando a tarefa de leitura mais difícil.  Para se conseguir um bom efeito, é preciso abusar um pouco na quantidade. Um exemplar desse sai por cerca de 3 reais e 50 centavos.

*Rodabrill: Também com 500 ml, ele é o que foi avaliado com alguns pontos negativos, como a não limpeza correta de detritos mais grossos. No entanto, o seu perfume é o mais cheiroso e agradável. Custa 5,60.

*3M: com 500ml, o frasco é mais prático e já vem com um borrifador, que facilita ainda mais o trabalho. O seu rótulo é bastante fácil de entender. As manchas com ele não têm vez. O único problema é o seu preço: 16 reais e 40 centavos.

Apresentamos aí alguns cuidados com o vidro elétrico e como proceder à limpeza dos vidros.

Por Francisco Prado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>