Cuidados com a Bateria do seu Carro

Ter cuidado com o carro, bem como qualquer objeto de valor é crucial para manter a vida útil dele, para que a pessoa possa  aproveitar durante muitos anos e de maneira econômica o veículo. Dos pneus que devem ser trocados regularmente à limpeza do motor, velas, balanceamento, entre outras tarefas importantes, uma das peças que devem ser cuidadas com atenção em um carro é a bateria.

Cuidados com a Bateria do seu Carro

Cuidados com a Bateria do seu Carro

A bateria do veículo serve basicamente para mantê-lo ligado e conectado aos seus acessórios, e sem ele, o utilitário simplesmente não funcionaria. A vida útil de uma bateria de carro dura em média de 2 a 3 anos, se mantida em bom estado. Assim, vamos revelar algumas dicas importantes para manter a bateria do carro no melhor estado possível.

Existem várias maneiras de manter a bateria do veículo em bom estado. Primeiramente, verifique regularmente o nível de água no motor. Caso esteja abaixo do recomendado, coloque água destilada até os níveis adequados, evitando passar do limite para não danificá-lo.

Outra maneira de manter a bateria em bom funcionamento é limpar seus terminais e bornes, pois o acúmulo de pó ou os restos de ácido sulfúrico também danificam o motor, além de descarregar a bateria muito mais rápido. Com as peças limpas de poeira, enxague com água, esfregue com detergente, e enxague novamente para que a sujeira não fique grudada na graxa dos terminais, e dos bornes da caixa da bateria. Terminando a limpeza, coloque a graxa novamente nos terminais.

Evite deixar o carro desligado por muito tempo. Por mais que possa parecer estranho, um veículo em desuso também faz a bateria descarregar em ritmo acelerado, portanto, ligue o carro pelo menos uma vez na semana.

Além da limpeza da bateria e suas peças adjacentes, faça vistorias regulares com as peças e acessórias da bateria: você pode fazer isto antes mesmo da limpeza, para ter uma noção de como ficará o seu estado. Também procure evitar desperdícios: não ligue e desligue o carro sem necessidade, ou use aparelhos de som e vídeo acoplados ao carro, sem estar com o motor ligado, pois eles diminuem ainda mais a vida útil da bateria.

Você pode identificar problemas em sua bateria de algumas maneiras. A mais direta é acompanhar a velocidade de giro do motor ao ligar o carro. Se demorar muito, confira o estado da bateria. Outra maneira comum, já mencionada anteriormente é checar os níveis de água, que se estiverem baixos, precisam ser completados.

Caso não seja nenhum destes problemas, e a bateria do carro esteja fraca, ou você mesmo não se sinta seguro o bastante para recarregá-la, leve para uma oficina, concessionária ou revendedora para que elas possam consertar, ou trocar a bateria para você.

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *