Como Trocar as Calotas do Carro?

Às vezes é necessário restaurar a calota raspada, o que pode acontecer a partir de estacionamento perto. Quem está perdendo a calota pode substituir. Motoristas podem ser capazes de encontrar calota de substituição para coincidir com as existentes no carro. Em loja de pneus que carrega calotas ou na concessionária onde comprou o carro representam opções interesses.

Existem diferentes tipos de calotas e o processo de remoção varia para cada tipo. Profissionais especializados podem cobrar altos valores que estão além dos cobrados no mercado convencional por causa da emergência. Por este motivo saber como trocar as calotas pode ser notícia interessante para quem que economizar mesmo nos momentos imprevistos.

Substituição de calotas do veículo pode parecer um procedimento fácil, mas pode complicar dependendo da marca do veículo e modelo. Além disso, o nível de complexidade do processo depende também do preço dos substitutos. Independentemente disso, a substituição calota pode ser feita sozinho. Sabendo como substituir calotas é uma habilidade valiosa que pode economizar tempo e dinheiro no longo prazo.

Dicas: Trocar Calotas do Carro

.

  • 01. Localize o parafuso da calota, necessário remover o item. Se não estiver visível, pode estar embaixo da peça de plástico. Use a chave de fenda pequena;
  • 02. Desaperte o parafuso e retire a calota velha. Tenha cuidado em colocar o parafuso no lugar seguro para que não role ou se perca;
  • 03. Fixe a nova calota da roda e substitua o parafuso;
  • 04: Aparafuse com firmeza utilizando chave de fenda, tomando cuidado para não apertar demais o parafuso.
  • 05: Gire as porcas no sentido anti-horário com um pé de cabra para soltar. Isso pode levar algum esforço, se as porcas estão apertadas;
  • 06: Tome o cuidado de colocar as porcas em algum lugar seguro para não perder.

Remova o parafuso de uma das calotas. Quem não tem martelo de borracha à mão pode usar o fundo do sapato com sola de borracha ou bater duro com a mão. Tenha cuidado para não ferir a si mesmo se estiver usando o método manual. Tenha cuidado ao bater a calota com um martelo de borracha, evite danos na calota nova.

Escolha da Calota Certa

Calota

Calota

Obtenha o tamanho dos pneus. Você pode fazer isso olhando para a parede lateral ou olhando no manual do veículo. O último número indica o diâmetro do pneu. No caso de 195/75/15, a calota diâmetro de quinze polegadas.

Determine a disponibilidade de calota. Encontrar calotas que se adaptam às especificações de tamanho do pneu. Para obter melhores chances de encontrar calota de correspondência, necessário visitar a concessionária online onde comprou o veículo. Se o revendedor não carrega mais o tipo de calota, compradores podem ter um pouco de sorte procurando online por meio de sites de leilão online. Certifique-se de compreender a política de retorno no caso à calota não se encaixa.

Veja se a calota atribui ao pneu. À maneira mais fácil de fazer isso é analisar os outros pneus que ainda possuem calotas anexadas. Algumas calotas são aparafusadas ao pneu enquanto outras se encaixem no lugar de maneira simples. Alguns tipos requererem a remoção das porcas.

Remova as calotas que serão substituídas. Se você precisa remover todas as calotas antigas ou danificadas, desaperte as calotas do pneu. No caso dos tipos que se encaixam será necessário utilizar pé de cabra para separar a calota do pneu. Remova as porcas, certifique-se de remover todos antes de tentar tirar a calota, ou pode existir dano ao pneu ou à calota.

Fixe a calota. Alinhe-se a calota com a haste da válvula antes de fixar a calota do pneu. Confirme se ela está encaixada de maneira correta. Caso esteja um pouco folgada com existe boa chance de se separar do aro do pneu, principalmente ao dirigir em ruas esburacadas ou outras más condições das estradas. Um ajuste apertado irá assegurar com que a calota não saia no meio da unidade.

Determine a forma na qual as calotas estão ligadas. Algumas são de empurrar, outras possuem pequeno parafuso que prende. Dependendo do tipo de calota, ou solte ou prenda o parafuso que prende a calota, ou com uma chave de fenda grande ou um pé de cabra, retire a calota do volante. Coloque a nova calota da roda. Golpeie a borda de maneira leve com um martelo de borracha e trabalho em torno da borda da calota.

Seleção da Calota Nova

Calota Nova

Calota Nova

Para substituir as calotas, primeiro é necessário determinar estilo e tamanho desejável para substituir. Se acontecer de estar substituindo apenas a calota perdida, necessário verificar com a concessionária onde comprou seu carro e existe modelo disponível. Isso vai dar melhor chance de encontrar o mesmo jogo e não sofrer com combinações estéticas dessemelhantes.

Se o revendedor não carrega o estilo de calota se pode procurar por linha de calota correspondência em lojas online especializada nos modelos. Certifique-se de saber se existe o retorno de políticas ou procedimentos do gênero. Interessante notar que em algumas lojas permitem testes de encaixe no próprio local.

Substituição da Calota

Inspecione as calotas restantes nos pneus do carro. Determine como estão ligados ao pneu. Algumas calotas também requerem as porcas fora antes de tirar a calota. Caso a unidade seja presa com parafusos, encontre a chave de fenda adequada para o parafuso em questão e remova a calota. Se precisar tomar as porcas de fora, certifique-se de remover todas antes de tentar remover a calota sem danificar. É possível remover as porcas com catraca e soquete, ou usar chave do talão ao fim de remover as porcas.

Ao instalar a calota, lembre-se de alinhar a haste da válvula para o local apropriado e assegurar bom ajuste. Esteja certo de que a calota se encaixa bem na roda sem manchas soltas. Antes de conduzir note se a calota se encaixa no pneu de maneira correta. Se estiver solta de qualquer forma, ao dirigir o carro, a calota pode vir para fora. O ajuste adequado é muito importante, por isso vale a pena tomar um pouco de tempo extra para se certificar o ponto.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *