Como Trocar a Embreagem?

Parece bastante simples: apertar o pedal da embreagem e soltar, permitindo mudar de marcha. Se a sua embreagem não está funcionando corretamente, no entanto, você vai ouvir ruídos anormais dizendo que é hora de uma nova unidade.

Processos Básicos para Troca a Embreagem

  1. Verifique se embreagem do seu veículo é a fonte dos seus problemas e não as buchas pedal, cabos de ativação ou o cilindro mestre;
  2. Solte o cabo positivo da bateria, embreagem ou o cilindro para obter o pronto para fácil remoção. Elimine qualquer coisa que possa atrapalhar seus esforços, incluindo tubos de escape e o velocímetro;
  3. Proteja o seu carro em uma posição segura antes de levantar a parte frontal;
  4. Estabilizar o motor abaixo do cárter. Retire o transaxle, desfazendo pelo menos uma montagem do motor;
  5. Separe o motor da transaxle, removendo os parafusos que circundam o volante; 
  6. Empurre o transaxle longe do motor, até a mudança de entrada limpa à placa de pressão;
  7. Desengate os parafusos em torno da placa de pressão e leve ao disco de embreagem para fora. Verifique se a superfície de atrito do volante está marcada. Remova a máquina e reinstalar o volante se necessário;
  8. Examine o rolamento piloto (bucha), localizado no centro do volante para ter certeza que os rolamentos de agulha são lubrificados e que não há nenhuma escoriação. Também procure por qualquer vazamento de óleo em torno do selo principal no motor traseiro.
  9. Substitua a embreagem. Siga as instruções para a substituição do seu carro com cuidado para evitar ter que remover a transmissão;
  10. Verifique se o eixo de entrada do transaxle não está vazando, substitua se necessário;
  11. Retire o volante; 
  12. Limpe o flange do virabrequim antes de colocar no volante. Com o volante na parte superior, fixe os parafusos em uma formação com o torque especificado para o veículo;
  13. Instale o disco de embreagem e placas de pressão. Antes de colocar no transaxle, anexe o novo rolamento da liberação para o garfo release;
  14. Coloque o transaxle para a posição e mova para frente. Não aplique força em excesso;
  15. Reinstale todos os parafusos ou montagens que foram removidas para substituir embreagem do carro;
  16. Considere a substituição do cabo de embreagem do carro. Se você não substituir, pelo menos ajuste para a quantidade certa;
  17. Confirme que a ação de autoajuste da sua embreagem está funcionando corretamente pressionando pistão do cilindro;
  18. Conduza o carro para ter certeza de que sua embreagem está funcionando de modo correto.

Dicas de Acompanhamento

Consulte o manual do proprietário para obter instruções específicas do modelo de substituição de embreagem do seu carro. Mantenha o transaxle de pendurados não suportados do motor no veículo. Oscilação pode danificar os rolamentos pilotos, o eixo de entrada e rolamento do eixo de entrada da frente.

Em um veículo de tração traseira o eixo motor e transmissão tem que ser removido debaixo do carro para chegar à embreagem. O acoplamento pode ser então desaparafusado do volante e substituído.

Além de substituir a embreagem, também é recomendado um novo rolamento. Considerando o trabalho envolvido para rasgar tudo além se torna arriscado reutilizar um velho rolamento.

A bucha piloto na extremidade da cambota que suporta o eixo de entrada da transmissão deve também ser inspecionada. A substituição é recomendada se o seu veículo tem um monte de milhas percorridas.

Reinstalar a transmissão é a parte mais difícil do trabalho por causa do peso. A embreagem também deve ser alinhada de modo perfeito para o eixo de entrada de transmissão ficar no lugar depois de tudo estar aparafusado.

Com tração dianteira, substituir a embreagem é ainda mais difícil porque envolve puxar o motor ou a queda do transaxle. Para isso, você vai precisar de um motor de guincho para puxar ou um feixe de talha a apoiar enquanto sai o transaxle.

Toda vez que o motor é retirado, verifique a embreagem para uso e substitua os componentes desgastados, se necessário. O custo relativamente baixo dos componentes da embreagem em relação ao tempo e trabalho justifica a sua substituição – a menos que eles sejam novos ou em perfeito estado. Em qualquer momento o motor é removido.

Remoção da Embreagem e Dicas Gerais

  1. Retire o motor do carro. O conjunto da placa de pressão e disco de embreagem permanece no volante ao remover o motor. A liberação da embreagem de rolamentos e peças fica na transmissão.
  2. Segure a placa de pressão de forma segura e por completo, então afrouxe os parafusos da pressão. Trabalhe em um padrão cruzado até que toda a pressão da mola seja aliviada. Em seguida, remova os parafusos, seguido por placa de pressão e o disco de embraiagem. 
  3. Limpe a superfície de atrito no volante e inspecione para o desgaste, rachaduras, trincas térmicas, ranhuras e outros defeitos óbvios. Alterne áreas e indique uma placa deformada. Uma loja de máquinas pode usinar a superfície plana e lisa.
  4. Inspecione ao desgaste excessivo e se certifique de que não estão distorcidas.
  5. Agite o conjunto da placa de pressão e verifique se a mola do diafragma não chacoalha. Se ela está com defeito, então substitua. Ao reinstalar o motor removido, limpar o volante e placa de pressão de atrito com thinner ou acetona.
  6. Inspecione a liberação da embreagem do rolamento. Nunca lave em solvente uma vez que irá remover o lubrificante instalado de fábrica.
  7. Inspecione o revestimento no disco de embreagem para o desgaste. Deve haver, pelo menos, dois milímetros de material de atrito remanescente sobre as cabeças de rebite.
  8. Verifique o disco de embreagem para rebites soltos, distorção, rachaduras, molas quebradas e outros danos visíveis.
  9. Inspecione cuidadosamente as estrias dentro do cubo do disco de embreagem e as ranhuras do eixo de entrada da transmissão. Eles não devem ser quebrados ou distorcidos. Lubrifique com grafite ou molibdênio em pó.
  10. Verifique se o disco de embreagem desliza livremente sobre as estrias do eixo de acionamento sem folga excessiva.
  11. Limpe o volante e placa de pressão de atrito com thinner ou acetona.
  12. Posicione o disco de embraiagem e a placa de pressão contra o volante, com a embraiagem mantida no lugar com uma ferramenta de alinhamento. 
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *