Como Serão os Automóveis do Futuro?

A indústria automobilística traz novas tecnologias de maneira constante. No mundo dos recursos tecnológicos, o mais recente avanço também representa o próximo a descer a linha. A indústria automobilística investe em aparatos de segurança, entretenimento ou apenas para inovar.

Tecnologias de carros novos são construídas para a segurança. Recentes inovações ofertam tecnologias interessantes que podem revolucionar não apenas a indústria automotiva, mas o transporte humano em geral.

.

Veículos Comunicando entre Si: Tecnologia V2V

Fabricantes de automóveis e governos de países investem em pesquisa de tecnologia que permite aos futuros carros se comunicar uns com os outros. Imagine se aproximar de um cruzamento quando outro veículo ultrapassa o sinal vermelho. Não é possível ver no início, mas motoristas recebem sinais sobre a probabilidade de colisão em potencial, ou mesmo bate os freios de maneira automática para evitar acidente.

Uma tecnologia em desenvolvimento chamada V2V está sendo testado por fabricantes de automóveis como uma forma de ajudar a reduzir a quantidade de acidentes na estrada. V2V funciona por meio de sinais sem fio para enviar informações sobre localização, velocidade e direção.

Automóveis do Futuro

Automóveis do Futuro

A informação é depois comunicada aos veículos em torno a fim de fornecer conteúdo informativo sobre formas de manter uma distância segura. Engenheiros trabalham em algoritmos que calculam informações de carros para determinar qual a melhor medida evasiva para entrar no próprio caminho projetado. Um estudo publicado pelo National Highway Traffic Safety Administration, em 2010, diz que V2V tem o potencial para reduzir oitenta por cento dos acidentes com veículos na estrada.

Também existe a tecnologia V2i permite existir comunicação com sinais de trânsito e aprimoramento para o veículo sobre questões de segurança. V2i também pode solicitar informações de tráfego a partir do sistema de gestão de tráfego e acesso das melhores rotas possíveis. Relatórios dizem que a incorporação V2i em veículos, junto com sistemas de V2V, reduz todos os acidentes em quase noventa por cento.

Carros Com Autodireção

A ideia de carro com autocondução não é nova. Programas de TV e filmes exploram o assunto desde o surgimento destes meios de comunicação. Na Califórnia e em Nevada, os engenheiros do Google já testaram automóveis do gênero.

Carros do Google não apenas gravam imagens da estrada, como também encontra rotas alternativas e encontra semáforos antes de serem visíveis para uma pessoa. Usando lasers, radares e câmeras, os carros podem analisar e processar informações sobre o ambiente mais rápido que um ser humano.

O Futuro

O Futuro

Realidade Aumentada

Pense no filme Exterminador do Futuro, ou outras histórias de ficção científica, onde um robô olha para uma pessoa ou objeto e de forma automática traz informações. Painéis de realidade aumentada funcionam de maneira semelhante para os motoristas. BMW já implantou display para-brisa em alguns dos veículos que exibem informações básicas. A exibição irá sobrepor informações sobre a vida real.

Ao se aproximar de um carro muito rápido, uma caixa vermelha pode aparecer e demostrar como manobrar na pista ao lado antes de colidir. O sistema de realidade aumentada via GPS pode destacar as condições da estrada sem motoristas retirarem os olhos e a atenção na pista.

http://www.youtube.com/watch?v=CJi78hfKDGg

BMW também pesquisa o uso de realidade aumentada para técnicos automotivos. Eles produziram vídeo no qual os técnicos BMW usam óculos de realidade aumentada para olhar ao motor, identificar as peças que precisam ser substituídas e em seguida, mostra passo-a-passo sobre como corrigir o problema.

Toyota produziu trabalho com conceitos de realidade aumentada que permitem aos passageiros focarem em objetos fora do carro, bem como selecionar e identificar a distância o objeto a partir de tecnóloga touchscreen.

Airbags de cortina, laterais e de joelho. Mercedes trabalha em nova maneira de migrar sistema de segurança passiva e para segurança ativa. A empresa alemã experimenta airbags que implantados debaixo do carro que irá ajudar a parar o veículo antes do acidente.

Os airbags são parte do sistema geral de segurança ativo, implantados quando os sensores determinam o momento do impacto. As bolsas possuem revestimento de fricção que ajuda a frear o veículo e pode dobrar o poder de parada.

Com a evolução atual dos airbags e sua penetrabilidade dentro do mundo automotivo, não seria exagero imaginar futuros carros usando airbags, não apenas para proteger os passageiros, como também para interromper o funcionamento do motor. Fabricantes de automóveis pesquisam e testam painéis que podem armazenar energia e carregar as baterias convencionais com maior velocidade do que na atualidade.

A Exxon Mobil prevê que, até 2040, metade de todos os novos carros que saem da linha de produção seja híbrido. Isso é uma grande notícia para o meio ambiente, mas um dos problemas com eles é que as baterias ocupam muito espaço e são pesadas em demasia. Mesmo com os avanços em baterias de íon lítio, os híbridos têm quantidade significativa de peso das baterias.

Na Europa grupos pesquisam e testam painéis que podem armazenar energia e carrega as baterias com maior velocidade do que na hoje. Os painéis de corpo são testados com composições feitas de polímeros de fibra e resina de carbono, fortes o suficiente para serem usados em veículos, flexíveis para moldar em painéis que reduzem o peso de um carro em até quinze por cento, conforme afirma a Volvo.

Os painéis que captam a energia produzida por tecnologias como a travagem regenerativa ou quando o carro está ligado durante a noite, alimentam a energia de volta para o carro quando é necessário. Isto não apenas ajuda a reduzir o tamanho das pilhas híbridas como também traz economias adicionais em peso que elimina o desperdício de energia usada para mover baterias.

Carro e Meio Ambiente

A Mobil prevê que, até 2040, metade de todos os novos carros que saem da linha de produção será híbridos. Isso é uma grande notícia para o meio ambiente, mas um dos problemas com os híbridos é que as baterias ocupam muito espaço e são muito pesadas. Porém, governos apertam o fisco em cada nova temporada para os veículos potentes em demasia que causam danos consideráveis na qualidade do ar atmosférico. Os carros populares do futuro devem trazer poucos prejuízos ao meio ambiente.

            Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *