Como Funciona o Piloto Automático em Carros

Cruise Control

O chamado piloto automático de carros é na verdade o sistema “cruise control” que foi traduzido dessa forma por aqui. Para alguns especialistas é um exagero essa tradução, porém, até hoje chamamos assim. Basicamente que esse sistema fazia no carro era simplesmente garantir que o veículo permanecesse numa velocidade constante através do controle da alimentação do motor.

Porém, é claro que com o passar do tempo e com as novas tecnologias o cruise control ganhou novas habilidades. Esse antigo “piloto automático” está com os seus dias contados uma vez que já existe uma nova geração desse equipamento que é capaz de realizar tarefas que eram até hoje somente do motorista.

Novas Habilidades do Piloto Automático

Dentre as novas tarefas que esse dispositivo possui está a de manter uma distância segura entre o veículo que monitora e os demais que estão a sua frente. O sistema faz isso de forma autônoma promovendo uma interferência no funcionamento do motor até que o carro seja freado no caso de ser necessário.

Esse sistema mais inteligente existe desde o ano de 1999 e foi lançado pela Mercedes-Benz no seu modelo sedã Classe S. No ano 2000 começou a ser oferecido como um opcional nos carros da BMW Série 7. Hoje em dia esse sistema pode ser encontrado nos carros da Nissan e da Jaguar.

Como Funciona o Piloto Automático

O novo piloto automático funciona de uma forma parecida com a do sistema mais antigo. A diferença está que o motorista pode escolher a velocidade que deseja manter constante e a distância segura para manter dos demais veículos. No modelo Classe S a escala de distância vai de 0 a 150 metros. Nos modelos da BMW esse alcance atinge 120 metros.

As duas empresas montadoras usam um sistema em que o princípio é o mesmo. Basicamente esse sistema controla a alimentação do motor para manter a velocidade constante no carro e através do trabalho de um radar consegue “vigiar” a distância. Quando o sistema é acionado somente pode ser desativado quando se pisa no freio ou então no acelerador.

Cérebro do Sistema

O grande cérebro desse sistema de piloto automático é o sensor de radar que transmite e recebe ondas de rádio. O dispositivo é instalado na dianteira do carro e emite e capta as ondas que estão em volta, essas ondas são refletidas pelo veículo que está na frente. A emissão dos sinais acontece de forma constante.

No momento em que acontece a reflexão um microprocessador faz o registro do tempo de retorno dessas ondas e assim calcula a distância e a velocidade com que o um veículo se aproxima do outro. O motorista pode conferir qual é a distância entre os carros através de um visor instalado no painel do carro.

Os Cálculos

Num primeiro momento pode parecer muito simples, porém, não é, os cálculos realizados envolvem a determinação do ângulo em relação a outro automóvel, a antecipação da trajetória a ser percorrida e também a seleção do veículo com que se estabelecerá contato.

No caso em que o espaço entre os dois carros é inferior a metragem que foi programada o piloto automático entra em ação. O sistema de piloto automático é conectado as centrais eletrônicas o que desacelera o motor de forma gradual e assim faz o acionamento dos freios quando se mostra necessário.

Sendo assim a velocidade adequada para a manutenção do espaço seguro entre os carros é adaptada automaticamente pelo sistema. Quando o tráfego permite o ritmo que foi programado originalmente se mantém.

Outros Modelos de Piloto Automático

O funcionamento desse dispositivo em geral é bem simples e consiste num servo a vácuo que movimenta o cabo do acelerador, puxando quando é necessário acelerar e empurrando quando é necessário frear. A ideia é que não existe mais a necessidade de usar o pedal do acelerador.

O controle é feito através de informações que são obtidas pelo sensor de velocidade que está instalado junto da caixa de câmbio. Vale destacar que não depende de o câmbio ser automático ou manual, nem de ser com ou seu injeção eletrônica, diesel ou carburador.

O acionamento desse sistema pode ser feito através de 4 botões junto ao volante ou que ficam numa coluna de direção ON/SET, RESUME, SPEED+ e SPEED. Depois que o motor é ligado é possível acionar o sistema a qualquer momento através do ON/SET. Para determinar a velocidade pode-se pressionar novamente o ON/SET.

Para alterar a velocidade, acelerar ou frear aperta-se novamente o ON/SET. Com essas ações é possível parar de usar o pedal do acelerador. Os botões SPEED + e SPEED -, servem para respectivamente aumentar ou diminuir a velocidade em 1 km/h a cada vez que o botão é acionado, podemos dizer que é um acelerador de mão.

Por segurança o dispositivo desarma de forma automática no mínimo toque no pedal do freio ou da embreagem para se for necessário reduzir ou mesmo acelerar muito. Para retornar a velocidade anterior é necessário apertar RESUME. A dica é entender que muitas vezes a ação pode demorar um pouco depois do acionamento do botão uma vez que depende do vácuo (depressão) gerado pelo coletor de admissão.

Casos de Emergência

Nos casos de emergência em que a intervenção eletrônica não se mostra suficiente para evitar uma colisão o sistema dispara um sinal sonoro que ajuda a alertar o motorista para que ele assuma o controle. Não é recomendado usar o piloto automático inteligente se você vai guiar em estradas sinuosas ou então terá que mudar constantemente de faixa.

Por exemplo, com o uso desse sistema um carro que entra tangencialmente numa curva pode causar uma reação retardada. O sistema precisa de um tempo mínimo para estabelecer a relação com o veículo que está a frente. Outra condição para o funcionamento correto do sistema é boa visibilidade.

Dessa forma podemos perceber que a presença do motorista não é nem um pouco dispensável embora o piloto automático inteligente seja bastante útil e prático. Um sistema que podemos dizer que já é um executivo no carro, pois toma decisões e até mesmo faz exigências para ser ouvido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *