Como Evitar Multas de Trânsito

Dezenas de milhões de multas de trânsito são emitidas por ano, gerando assim receitas consideráveis aos cofres estaduais e federais. Para o motorista, mesmo uma multa pode aumentar seus prêmios de seguro por vários anos. Felizmente, muitos bilhetes podem ser evitados com muita atenção e poucas dicas.

.

01: Dirija com Segurança – Obedeça ao conjunto de regras de trânsito. A ignorância não é desculpa. As leis de trânsito também variam de estado para estado e até mesmo de cidade para cidade. Pratique condução defensiva. O volante agressivo ou irregular pode irritar aos outros condutores e colocar todos em perigo.

02: Hoje em dia existem diversos tipos de cursos especializados em direção defensiva. Com poucas semanas de prática o condutor sente a diferença no bolso, evitando tomar infrações consideradas bobas. Use o cinto de segurança, lei presente em quase todos os lugares civilizados do mundo.

03: Mantenha as peças do veículo em condições novas. Para-brisas rachados, lanternas traseiras queimadas e outras questões de manutenção menores pode trazer a indesejada multa, inclusive se o extintor estiver vencido. Fique com o olho atento no celular, que jamais deve ser atendido.

Multas

Multas

04: Jamais coloque adesivos ou slogans polêmicos.  Não importa o quanto você aprecie o político ou alguns movimentos social. Nunca se sabe quando os policiais são ou não fãs do ideal. No aspecto negativo as decisões finais podem pesar.

05: Remover quadros de placas e adesivos do revendedor que o identificam como sendo de fora da cidade. As pessoas que viajam um longo caminho são menos propensas a se mostrarem em tribunal para contestar algum bilhete. No entanto, não encubra a sua placa de licença – fato que pode causar infração de nível gravíssimo. Todas as janelas devem oferecer vistas desobstruídas para o motorista.

06: Fique atento nas emboscadas potenciais. Existem varreduras policiais constantes nas estradas, principalmente nos dias de feriados. Tenha em mente que podem existir carros da polícia que não estão identificados. Placas policiais são feitas de maneira diferente do que as placas regulares. Descubra a cor mais utilizada no Estado.

07: Atenção redobrada no nível de luz existente para o acionamento do freio. Algumas vezes as mesmas podem estar acima do limite permitido por causa do dano que consegue causar impacto na visão dos condutores. Preste atenção para a luz de freio que a maioria dos carros tem no centro da parte superior da janela traseira.

.

08: Dica no aspecto tecnológico está em arrecadar os detectores de radares que funcionam a laser. A escolha certa pode acertar os freios no tempo. Fique atento e veja se o seu estado permite o uso dos acessórios. Caso contrário poder ser originada multas consideráveis que tiram pontos excessivos da Carteira de Habilitação.

09: Tenha em mente de que é quase impossível visualizar a presença da polícia ao longo da estrada. É prudente retardar um pouco nos esconderijos em potencial, como rampas de saída, curvas cegas, ou stands de árvores. Seja cauteloso em torno de velocidade e das armadilhas potenciais, como trechos de obras rodoviárias em locais com limite de velocidade afixado.

10: Atenção com os radares – A cada dia que passa mais localidades adotam radares fotográficos, sistema que automaticamente fotografam a placa e o rosto do motorista.

11: Fique atento com limitação de velocidade aceitável em cada pista, informações que deve estar informadas em placas de trânsito. Existe uma tolerância para o mínimo de dez por cento ultrapassado. Porém, nunca se sabe quando o radar está um pouco desregulado. Existem motoristas que se assustam em receber a multa após viagem na qual existe a certeza de que o máximo de atenção foi prestada.

12: Verifique o espelho do retrovisor. Isso irá minimizar a chance de que um carro de patrulha deslocar-se sobre você.

Sinalizações

Sinalizações

13: Trafegue com o fluxo de tráfego. Se todos estão acelerando existem poucas chances de acontecerem multas de trânsito. A prática e faz necessária em grosso modo nas vias desconhecidas pelos motoristas.

14: Preste atenção às pistas de outros motoristas, especialmente caminhoneiros. Eles podem ofuscar as placas de velocidade. Quem fica na traseira de caminhoneiros possui maiores chances de ter para-brisa danificado, principalmente em estradas de ferro, em consequência das pequenas pedras que se soltam do solo com a passagem do caminhão.

15: Encontrar alguma cobaia. Ou seja, dirija atrás de algum condutor utilizando a mesma velocidade, do modo com que a cobaia possa cair em paradas súbitas antes.

16: Seja educado e siga o protocolo. Você pode ser capaz de fugir com um aviso caso for cortês. Quando o oficial chega a sua janela, cumprimente com palavras respeitosas, como “Boa noite, oficial”. Não use gírias. Faça o que fizer não se refira aos profissionais como policiais. Seguindo essas dicas o condutor vai parecer educado e sensível.

17: Não comece com argumentos ou desculpas idiotas.

18: Seja agradável pra obter piedade, visto que o código da lei de trânsito já foi quebrado pelo condutor.

19: Faça o policial se sentir seguro. Os policiais possuem trabalho perigoso, sabem que qualquer blitz de rotina pode transformar a vida em risco. Coloque o funcionário público à vontade, faça o seu trabalho ficar pouco menos estressante.

20: Pare no exato momento do sinal policial. Procure área segura, na qual o policial possa ficar ao lado de seu carro e não arriscar a sua própria vida com a passagem do tráfego. Estacione em local em que não se pode avançar, demonstrando que o órgão atuante pode trabalhar com tranquilidade. Desligue o carro e remova as chaves da ignição. No período noturno, ligue as luzes interiores. Permaneça no carro. Não mova ou deixe o veículo a qualquer momento durante a parada ao menos que seja convidado. Se sente usando o cinto de segurança. Permaneça com as mãos no volante, na parte do topo, à vista de todos.

21: Descreva ao oficial onde os papéis estão e peça permissão para a obtenção. Quando o oficial permitir, se mova de maneira lenta para acessar os documentos. Evite movimentos bruscos.

22: Jamais diga que sabe a causa da parada. A admissão da culpa pode pesar contra os condutores caso da decisão for ao tribunal, ou mesmo quando os motoristas decidem recorrer contra a infração de trânsito.

  Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *