Como Comprar Carro em Leilão

Os carros de leilão podem ser uma boa alternativa para quem deseja comprar um veículo por um preço mais atraente para o seu bolso, no entanto, para fazer realmente um bom negócio é essencial estar atento a alguns detalhes. Somente munido de informação e com conhecimento necessário é possível comprar carros que valem a pena e não acabarão se tornando um peso pelas despesas com consertos.

Conhecendo o Universo dos Leilões de Carro

Para quem é novo no universo de leilões de carro é interessante saber de algumas coisas. Os principais leilões são realizados Receita Federal e pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), contudo, algumas seguradoras também promovem esse tipo de evento. Os carros vendidos em leilões podem custar até 60% menos do que os carros saídos das concessionárias.

Os interessados em comprar um carro de leilão devem ter o dinheiro disponível, pois o pagamento é à vista, lembramos ainda que é bom ter um pouco a mais do valor do veículo já que são cobradas algumas taxas. A questão é saber quais são as taxas que podem e não ser cobradas bem como de maneira avaliar o estado do veículo para analisar se está sendo realizado um bom negócio.

Dicas de Como Comprar Carro em Leilão

Tenha Certeza Quanto a Legalidade do Leilão

O primeiro passo para fazer uma compra segura num leilão de carros é ter certeza de que se trata de um evento legalizado. O leilão deve estar regulamentado e ter registro num edital público que pode ser encontrado no site da própria empresa ou então em jornais. Não participe de leilões que não estejam devidamente legalizados.

Pesquise Preços

Chegar a um leilão de carros sem ter uma ideia da base de preços do carro que se pretende comprar é um grande erro. Verifique no edital do leilão quais serão os carros disponíveis para compra e ao escolher aqueles que são do seu interesse lembre-se de fazer uma pesquisa em sites como Mercado Livre, iCarros e OLX para verificar a faixa de preços dos modelos que são do seu interesse.

Não Faça Lances Altos de Início

Alguns participantes de leilão podem se sentir impelidos a fazer lances altos logo no início para garantir o arremato, contudo, essa estratégia não é boa porque pode fazer com que o participante pague um valor mais alto no veículo.

Faça Uma Visita Antes do Leilão

Os carros vendidos em leilões podem ser de origens distintas, desde aqueles que foram retomados por atraso no pagamento, carros que não venderam e ficaram nas montadoras até aqueles que passaram por sinistro. Os veículos disponíveis nos leilões podem ser de várias categorias, mais simples, luxuosos, com boas ou más condições. Os carros vão para o leilão da maneira como chegaram ao leiloeiro.

Para que o possível comprador tenha certeza da compra que pretende realizar a dica é solicitar uma visita ao veículo para que se possa averiguar o seu estado. Se ao solicitar uma visita o participante receber uma negativa do leiloeiro deve ficar atento. No caso de comprar um veículo que tenha algum problema camuflado pelo leiloeiro o consumidor pode entrar com uma ação na justiça para ter o seu dinheiro de volta.

Nada de Dívidas

Alguns compradores de carros de leilão de primeira viagem foram ludibriados e acabaram pagando dívidas do antigo dono do veículo. Essa prática é ilegal uma vez que conforme o artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro o valor pago pelo carro no leilão deve ser usado pela organizadora do leilão para quitar possíveis dívidas.

Também não podem ser cobrados do consumidor despesas como encargos legais, tempo de permanência no pátio ou tributos e multas. O valor pago pelo arrematante deve ser usado para cobrir as eventuais dívidas do veículo de maneira que o mesmo chegue às mãos do seu novo dono sem nenhuma pendência.

Recusa das Seguradoras

Após adquirir o seu carro proveniente de leilão o consumidor pode encontrar certa resistência das seguradoras. As empresas de seguros podem usar como justificativa para a recusa o fato do carro ter passado por sinistro – colisão com perda total ou mesmo ter sido recuperado de situação de roubo ou furto – contudo, legalmente não podem negar a prestação de serviço para nenhum consumidor.

Para recusar segurar um veículo as seguradoras devem realizar uma vistoria técnica completa e apresentar um relatório com uma justificativa plausível para a recusa. Ao aceitar prestar o serviço de seguro do carro a empresa não pode praticar um preço mais alto somente pelo fato de ser um carro de leilão.

Com essas dicas você já pode começar a pesquisar sobre os próximos leilões realizados na sua cidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *