Problemas Ambientais e Leis Desfavorecem Uso de Diesel

Nos anos 70, foi proibido o abastecimento de carros de passeio com diesel, de lá até nossos dias muitos desses preconceitos já foram vencidos e no que depende da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE), esses carros há muito que estariam sendo comercializados no Brasil, pois segundo a entidade o combustível além de ser mais econômico é também mais eficiente.

Diesel

A Lei Permanece

Em 1976 o Brasil importava 78% do petróleo consumido, e uma crise já havia acontecido em 1973 no Oriente Médio o que fez aumentar o preço do produto. Com uma segunda crise acontecida em 1979 o preço subiu mais ainda e foi para não ter o abastecimento de carga reduzido que o Brasil limitou a oferta. Mais de 30 anos se passaram e a realidade hoje mudou, tanto que na Europa os carros de passeio movidos a diesel têm uma aceitação muito boa, o Brasil também mudou, porém a lei ainda continua vigorando. Segundo a SAE Brasil o consumo do combustível hoje é bem menor, os motores movidos a óleo têm uma durabilidade 30% maior, níveis de ruído aceitáveis, mas apesar disso, problemas ambientais e leis desfavorecem uso de diesel.

Teste

Para tirar a teima, testes foram feitos com uma Peugeot 207 Passion 2.0 HDI Diesel e um modelo com motor flex e mesmas características e tem muitos prós e contras que deveriam ficar a critério de cada consumidor. É claro que o quesito conforto deixa a desejar quando falamos em carro a diesel, pois uma das coisas que ainda incomoda é o barulho do motor, em compensação o bolso agradece, pois comparando com o diesel, para rodar 100 km o custo é 27,7% maior se o carro for movido a GNV e a gasolina então é 106% mais caro e com o álcool esse percentual é 139,7% maior. Ainda tem o quesito autonomia que com diesel é 140 % maior se comparada ao álcool.

Motor

Preocupação com o Ambiente

Assim como acontece com a gasolina produzida no Brasil, o diesel também tem enxofre em excesso. Até o ano de 2014 temos metas de redução, mas hoje como está o combustível requer que a manutenção de motores seja mais criteriosa. Mesmo nos carros nacionais que foram montados para serem exportados, os propulsores não aceitaram o óleo brasileiro. O Punto e Strada que a Fiat fabrica para serem comercializados na America do Sul indo para outros países recebem motores a diesel sendo que os propulsores vêm da Itália e para que possam rodar no Brasil necessitam de uma serie de adaptações o que demandaria um grande investimento em dinheiro e trabalho de mais de um ano para se adaptar a isso. O etanol que temos no Brasil e que representa a solução que todos buscam é também um fator que pesa contra o uso do diesel em carros de passeio.

Comercializados

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Combustível

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *