Como Verificar o Consumo De Combustível De Veículo?

Atenção! Necessário ficar de olho no painel para saber o quanto o veículo gasta em termos de combustível. De forma prática o manual dos proprietários trazem as informações sobre quanto o veículo faz em tráfego por litro, informação que pode ajudar de forma direta consumidores que querem veículos não beberrões.

Quem deseja comprar veículo que não consumo combustível em excesso precisa ter em mente de que quanto menor a estrutura de motorização menos chances existem de acontecer o consumo de combustível, conforme indica grande parte dos especialistas. Outro ponto a se considerar consiste nos aspectos socioambientais, ou seja, quando o motor não é poluente ao mesmo tempo tem menor nível de consumo.

Detalhes são importantes no momento de comprar o veículo, de forma principal quando a economia está em primeiro lugar em termos de combustível. A pesquisa representa ponto importante ao levar em conta que vendedores podem aumentar o número de quilometragem por litro apenas para convencer e se as explicações ficam apenas nas palavras não existem chances de comprovar que o comprador foi ludibriado e comprou veículo que na verdade não traz características econômicas. 

Não confie nas informações divulgadas por vendedores ou nos sites informativos que fazem parte da linha das montadoras. Existe a necessidade de buscar informações em fóruns de notícia que trazem conteúdo informativo sobre a opinião de compradores que usam o veículo e podem fazer o diagnóstico. Fique atento! Quando existe, menores opiniões que criticam pode ser um sinal de marketing de concorrentes que opinião de forma contrária apenas para retirar a qualidade que existe do veículo em termos de consumo.

De forma prática aumenta o número de venda dos veículos conhecidos por serem econômicos. Porém, mesmo com esse tipo de crescimento no mercado o conteúdo informativo sobre esse aspecto permanece inseguro. Por consequência quem sofre com a problemática são consumidores. Nesse sentido, diante da imensidão de informações que existem a respeito do fato existe a necessidade de confiar nos selos mais confiantes em termos de mercado.

Selo Do INMETRO

Nos dias de hoje existem diversos tipos de institutos de qualidade que realizam testes com carros para sabe não apenas o nível de consumo por litro como também o quanto o veículo pode poluir a atmosfera. Antes de comprar o veículo existe a necessidade de conferir os valores que ficam estabelecidos em selos grudados nos vidros. Se o carro que deseja comprar não tiver selado, então é melhor busca nova opção, visto que quando são econômicos vendedores fazem questão de fazer a publicidade do gênero.

Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) são entidades que trabalham em conjunto para diagnosticar quais os veículos mais econômicos que existem no comércio em terras nacionais. Com o tempo aumenta não apenas o número de participantes como também o valor de veículos que são realmente econômicos.

De forma prática a ENCE e PBEV realizam trabalhos que são coordenados por INMETRO e por esse motivo representa a principal fonte de informação que pode existir em terras nacionais. Antes de comprar o veículo não se esqueça de entrar no site de alguma das instituições no sentido de observar se a opção preferida está na lista dos econômicos. 

Por exemplo, dento do site INMETRO internautas possuem listas completas com informações quantitativas e qualitativas que se referem de forma direta ao nível de eficiência que existe no veículo em termos de consumo. Interessante notar que de acordo com o site da instituição de pesquisa e qualidade existe a possibilidade de conhecer qual o nível de consumo nas estradas e às cidades, seja com combustível do tipo etanol ou gasolina.

De acordo com as avaliações de instituições que trabalham de forma conjunta com o INMETRO os testes são realizados com diversos tipos de modelos diferentes das montadoras e os resultados são divulgados com o máximo de imparcialidade. Conforme informações colhidas no site oficial no que tange às regras, o valor acontece entre a letra A – E, visto que a primeira representa qualidade máxima e a segunda o nível qualitativo mínimo, seja em termos de consumo por litro ou em questão de envio dos gases que seguem à atmosfera. 

Voluntários e Selos

Empresas que querem comprovar o nível de consumo baixo em termos de automotivos podem encaminhar modelos ao INMETRO. Porém, esse tipo de procedimento nos dias de hoje representa ponto voluntário. Ou seja, não funciona como o mercado de eletrodomésticos que possuem a obrigação legislativa de realizar os testes na PROCEL antes de encaminhar os produtos ao mercado.

Não se pode ignorar o fato de que também existem instituições alternativas que servem para classificar veículos que optam por participar de forma voluntária. Um exemplo interessante está na NOTA VERDE que consiste em consultoria que trabalha ao IBAMA no sentido de classificar os veículos menos poluentes e por consequência as unidades automotivas que consomem menos nível de gasolina. Quem deseja saber informações no sentido de encontrar ou não o carro na lista precisa entrar no site do IBAMA.

Obrigatoriedade Dos Selos

Não se pode ignorar o fato de que existem ativistas que lutam a pressionam o poder público para que os selos ambientais e de consumo sejam tidos como obrigatórios entre as montadoras que negociam veículos em terras nacionais. De forma prática o governo federal trabalha com projeto de unificar os selos de forma obrigatória.

Na metade do ano de 2012 o poder público levantou de forma pública a possibilidade de fazer com que as empresas montadoras sejam obrigadas a serem submetidas a testes antes de ir ao comércio nacional. O governo federal ambiciona juntar os selos em apenas um conteúdo informativo que trabalha no sentido de categorizar o nível poluente que existe no automotivo. 

Informações No Vidro

Antes de comprar o veículo procure saber se existe o selo de qualidade em termos de consumo e menos gases ao meio ambiente que são concedidos por órgãos que trabalha ao IBAMA ou para o INMETRO que nos dias de hoje representa principal instituição de testes qualitativos de bens consumidos no Brasil.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Combustível

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *