Como Controlar o Consumo de Combustível

Quando se fala em economizar as pessoas sempre tem boas ideias do que fazer, mas é difícil ver alguém que percebe que o consumo de combustível também pode entrar nessa lista. Você faz o controle do consumo de combustível? Pode ser um controle diário, semanal ou mensal.

Se não faz saiba que é possível ter mais atenção com esse detalhe tão importante do dia a dia. Pense em quanto você usa o seu carro e dessa forma como precisa mantê-lo sempre abastecido. Agora pense que quando você tem controle sobre os seus gastos com combustível pode economizar um bom dinheiro que poderá no futuro ser usado até mesmo para comprar outro carro.

Como Controlar o Consumo de Combustível

Todo mundo concorda que é muito bom ter controle sobre o consumo de combustível, mas nem todo mundo sabe de maneira fazer isso. A seguir vamos te dar boas dicas para manter sob controle o quanto o seu carro consome, não gaste mais a toa com combustível.

Encha Até o Clique

O controle do consumo começa no momento em que você vai abastecer o seu carro. O ideal é abastecer o tanque com o combustível que você usa normalmente. Observe enquanto o tanque está enchendo e espere ouvir o aquele ‘clique’ da bomba que significa que o tanque está cheio.

Prestar atenção a isso é importante porque tem muitos frentistas que continuam enchendo o tanque mesmo depois do clique. Isso pode trazer muitos problemas para o veículo além de tornar mais difícil fazer o cálculo de consumo. Então deixe claro para o frentista que você deseja que ele encha o tanque somente até ouvir o clique e não até chegar a boca do tanque.

Hodômetro Parcial

Também é interessante que você observe e descubra onde fica o hodômetro parcial que fica no painel do veículo. A função desse instrumento é medir a distância que foi percorrida pelo veículo. O hodômetro pode ser analógico (esse modelo tem sistema de rolagem) ou então digital. Normalmente ele fica dentro do visor do velocímetro. Após encontrá-lo você poderá fazer as suas medições com mais segurança ou então zerá-lo quando o tanque estiver cheio.

Anote

Depois de zerar o hodômetro você deverá dirigir como sempre faz e quando for abastecer de novo deverá anotar qual a quantia exata de litros de combustível que foi acrescentada ao tanque.

Média

A melhor maneira para saber qual foi a média de quilômetros rodados pelo seu carro com cada um litro de combustível é dividir a quantia de km rodados pela quantia de litros. Um exemplo, prático é que você rodou com o seu carro 200 km e abasteceu 15 litros de combustível terá uma média de 14 km. Quando você zera o hodômetro parcial contribui para tornar esse processo de cálculo muito mais simples.

Variação de Consumo

Conforme o tipo de estrada em que você está com o seu veículo pode ter um consumo de combustível maior ou menor. Por exemplo, é claro que o consumo de combustível é diferente em trechos que ficam dentro da cidade do que em trechos que ficam em rodovias. Alguns detalhes como pavimentação acidentada, estradas de terra e outros podem influenciar nessa média de consumo de maneira a reduzir o rendimento do mesmo.

Planilha

A melhor maneira de fazer o controle do consumo de combustível é ter uma planilha para te auxiliar nisso. Hoje em dia você tem várias opções que usam sistema de nuvem, ou seja, cujos dados ficam armazenados na web. Assim é possível acessar os dados em qualquer lugar que tenha conexão com a internet. Uma opção fácil de usar é a plataforma Google Docs que já está disponível para smartphones.

Você também pode encontrar opções de planilhas disponíveis para download na internet. Tanto faz se você vai controlar o consumo manualmente com caneta e papel ou digitalmente desde que encontre um procedimento que permita ter a real noção de quanto você está gastando. Quando você tem a ideia real de quanto está gastando fica bem mais fácil manter o controle e evitar gastar combustível de forma desnecessária.

Outras Dicas

Rodízio com os Colegas

Uma forma bem legal de economizar no consumo de combustível é se revezar com os seus colegas de trabalho para que quem mora perto dê carona para os demais. Vocês podem fazer um rodízio afinal não é necessário ter mais de um carro para que todo mundo chegue, não é mesmo? Assim você ainda contribui para a melhora do trânsito e para ter menos poluição no meio ambiente.

Pesquisa

Quando uma pessoa decide comprar um carro precisa ter em mente que terá alguns gastos como o abastecimento de combustível. Procure opções de carros que consumam menos combustível, pois assim você economizará mais no seu dia a dia. Se o seu carro não precisa ser abastecido com frequência não irá gastar muito.

Também fique atento as variações do preço do combustível, pois como sabemos essa é uma das principais dificuldades de quem tem carro. Aproveite promoções de preço para encher o tanque, no final da conta os centavos economizados por litro fazem toda a diferença.

Caminhe ou Vá de Bicicleta

Buscar alternativas ao uso do carro para algumas situações também é uma forma inteligente de controlar o consumo de combustível. Faça uma reflexão e pense se realmente é necessário ir a todos os lugares de carro. Tem alguns lugares que você pode ir andando ou mesmo ir de bicicleta, não é mesmo?

Economia Que Rende Frutos

A economia que você faz de combustível pode render muitos frutos, ou seja, se transformar em algo palpável. O dinheiro que você deixa de gastar em combustível de maneira desnecessária pode ser usado para comprar acessórios para o seu carro de maneira a ter mais conforto ou então até mesmo começar uma poupança para dar entrada num carro novo.

Temos a falsa ideia de que não podemos reduzir nossos gastos, mas na verdade nem pensamos que é possível sim diminuir um pouco o consumo feito de forma irresponsável. Tenha atenção ao seu consumo e economize.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Combustível

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *