Carros para Salvar o Planeta

O petróleo é o considerado o ouro negro, um recurso natural que não é renovável e grande poluente, que utilizado como combustível da imensa frota de carros no planeta é um dos grandes responsáveis pelo aquecimento global que vem trazendo tantas conseqüências negativas para o planeta em curto prazo e com previsões funestas para longo prazo. Não é preciso ter só um Limite de Velocidade, também precisamos ficar atentos ao limite de emissão de gases na atmosfera. As principais marcas e fabricas de automóveis do mundo tem investido em pesquisas em busca de novas tecnologias em busca do “carro verde” – carros que utilizam tecnologias alternativas e não poluentes para se locomover. Muitos Carros Adaptados e carros conceitos já foram inventados e construídos, mas ainda aguardamos um que seja economicamente viável e que atenda também outras necessidades dos consumidores e do processo produtivo.

Carros para Salvar o Planeta

Carros para Salvar o Planeta

Alguns desses carros verdes já estão circulando nas ruas. O carro hibrido da Toyota: Prius – ele oferece dois tipos de propulsão no mesmo automóvel através de um motor elétrico e um motor com combustível convencional, que podem trabalhar independentes ou em conjunto, dependendo da situação. O motor elétrico é para ser utilizado especialmente nas áreas urbanas onde não se requer velocidade e grande desempenho, e o motor a gasolina para ser utilizado nas estradas e em situações em que precisa desempenho e velocidade. Com estas duas opções de motor o consumo de combustível diminui muito e a emissão de CO2 nas cidades, especialmente nos grandes centros também seriam drasticamente reduzidas. Esta tecnologia foi lançada nos Estados Unidos e o Prius está na sua terceira geração, sendo um carro popular, no entanto o inconveniente do carro é que seu motor a gasolina é um V8, portanto consome muito combustível.

Foto

Foto

O carro elétrico desenvolvido pela Tesla Motors – Desde o final da década de 90 esse carro está pronto para circular, 100% elétrico, não emite resíduo poluente, e o motor mesmo sendo totalmente elétrico responde bem ao acelerador, no entanto as baterias não têm durabilidade. Em 2008 a fabrica lançou o carro esportivo com 250 cavalos de potencia, capaz de alcançar a uma velocidade máxima de 201 km/h, com autonomia de até 350 km. Parece ser a solução de todos os problemas ambientais do planeta se não fosse o preço do carro que custa cerca de 100 mil dólares, e ainda mantém alguns inconvenientes como baterias que precisam ser trocadas periodicamente para o Abastecimento de Carros Elétricos. Independente destes senões a Honda promete lançar no mercado em breve o modelo FCX com essa tecnologia e propulsão a hidrogênio. Protótipos do carro já podem ser vistos circulando em fase experimental nos EUA, e ainda não se sabe o preço que irá custar.

Ambiente

Ambiente

Além destes temos o carro a diesel da VW que promete fazer quase 30 quilômetros com um litro do diesel verde e pelo baixo consumo diminuiria a emissão de poluentes, além dos carros movidos a álcool, o combustível nacional, e agora movidos também a E85, uma mistura de gasolina 15% e etanol 85%, que apesar de emitirem CO2, entram naquele conceito da diminuição dos poluentes emitidos. Mais um possível problema é que Carros Nacionais tem Vida mais Longa e os carros mais antigos poluem mais que os de hoje, este problema já está virando uma Emergência. O panorama mundial que podemos observar é positivo, as grandes fábricas e montadoras estão trabalhando em busca do carro verde que se adeque as necessidades do mundo contemporâneo, já possuem a tecnologia, e alguns Carros Conceito já foram lançados é necessário agora tornar viável ao público consumidor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Combustível

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *