Carros Cross Vendidos no Brasil

O Brasil é um país que tem adquirido muito mais importância no segmento automotivo mundial. O quarto mercado mundial e o maior produtor entre os países emergentes nosso país é um dos mais promissores. Entretanto, mesmo com esse histórico o Brasil não produz nenhum modelo grande.

O que pode ser uma faca de dois gumes, pois seria interessante ter essa opção, mas também devemos considerar que vivemos um tempo de congestionamentos gigantescos o que pede por modelos mais compactos nas ruas. Nesse contexto fica a dúvida a respeito de qual seria a opção mais inteligente e certeira.

O Brasil, gostando ou não disso, tem se consolidado como um fabricante de carros pequenos. Podemos observar essa tendência nos projetos que a indústria apresenta para o país. O país tem se especializado cada vez mais num tipo específico de carro pequeno que é o chamado cross urbano.

O Que é Um Carro Crossover?

O termo crossover indica automóveis que são fabricados usando a base de um carro de passeio com algumas adaptações para que possam ter características de modelos SUV (Sport Utility Vehicle). Entre as características que os carros cross ‘copiam’ dos modelos SUV estão o espaço interior, os pneus grandes, tração 4×4, altura em relação ao solo além da altura elevada dos assentos.

O que diferencia um modelo cross de um SUV é a forma como a sua carroceria é construída. A carroceria de um cross é em monobloco e deriva dos veículos médios ou compactos, o mesmo estilo que é usado em carros de passeio. No caso dos SUVs são usados chassis com modelos baseados em caminhonetes.

Vantagens do Cross Sobre Um SUV

Existem vantagens em escolher um modelo cross em detrimento de um modelo SUV. Para começar os modelos cross são bem mais leves e econômicos, além de mais ágeis seja nas estradas ou nos centros urbanos. Uma desvantagem que podemos apontar do cross em relação a um SUV é em grande parte dos casos o motor não é tão potente.

Os modelos SUV na maioria dos casos têm motores com alto torque. Devido a isso os modelos cross não apresentam as mesmas características de durabilidade, força e confiabilidade que os SUVs apresentam. Dentre os modelos crossorvers com motores pequenos estão Ford EcoSport, Kia Sportage e Hyundai Tucson.

 

Os Carros Cross no Brasil

O chamado cross urbano tem um visual valente, pneu de uso misto, suspensão elevada, para choques que se destacam, suspensão elevada entre outros itens. O modelo pode ser bem eficiente tanto em estradas de terra quanto nos ambientes urbanos que oferecem uma grande variedade de obstáculos e dificuldades.

As grandes cidades tem lombadas desproporcionais, muitos buracos, constantes enchentes e asfalto mal feito. O dia a dia dos motoristas urbanos é quase uma aventura, muitas vezes mais do que em estradas de terra. Vale destacar ainda que os carros cross são opções mais baratas para o orçamento.

Ford Ecosport

O Ford Ecosport é um dos pioneiros nesse segmento no Brasil, recentemente o modelo passou uma renovação de estilo ganhando um visual mais comportado e bem mais moderno. Porém, o carro ainda permaneceu com as características que o tornaram um dos mais vendidos no país.

Dentre essas características estão a sua capacidade para transpor os desafios que as grandes cidades apresentam para o motorista como as valetas e lombadas, além das ruas que se tornam verdadeiros rios durante enchentes e claro o fato de oferecer uma posição privilegiada ao motorista que tem um assento mais alto. Muitas mulheres optam por esse carro por gostarem da sensação de segurança e controle que ele oferece no trânsito.

Os Modelos Cross da Fiat

A Fiat, observando o enorme sucesso dos carros cross no Brasil, criou toda uma linha de modelos que obtiveram êxito. Para se ter uma ideia em alguns carros as versões especiais como a Adventure vendem mais do que o modelo original. Foi uma excelente estratégia da montadora, pois considerando o investimento relativamente pequeno para adaptar um carro normal num cross a margem de lucro é bastante grande.

Atualmente, o mercado de modelos de carros cross no Brasil está aquecido e outras montadoras assim como a Ford e a Fiat já perceberam o grande potencial que esse segmento possui. Cada vez mais carros tem sido adaptados e outros tem sido criados especialmente para serem cross.

Volkswagen Taigun

Um bom exemplo de carro criado para ser um cross é o Taigun da Volkswagen. O modelo foi feito com inspiração no Tiguan, o carro ganhou um motor 1.0 turbo. Trata-se de um carro urbano que pode ser usado no dia a dia e que tem características de um carro fora da estrada, porém, que é feito também para andar na cidade.

Volkswagen Cross Coupe

Outro modelo criado pela Volkswagen é o Cross Coupe, um modelo para quatro pessoas e híbrido. O modelo alia um motor turbo TSI com injeção direta de combustível a dois motores elétricos que estão um na parte da frente e outro na parte de trás. O primeiro motor produz 150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque e o segundo produz 115 cv e 18,3 kgfm de torque.

Nissan Extrem

A Nissan também criou o seu modelo de cross, o Extrem, que foi criado sobre a plataforma de um compacto (a plataforma V do March/Versa). O carro possui 3.850 mm de comprimento, 1.530 mm de altura e 1.765 mm de largura.

Renault Captur

A Renault entrou no segmento com o seu Captur que possui motor a diesel de 1,6 litro com dois turbos e 160 cv.

Hyundai HB20

A Hyundai é uma montadora que vem buscando se consolidar no mercado brasileiro e para isso criou o modelo HB20 que é a sua versão de um cross.

Honda Fit Twister

O modelo Fit Twister da Honda é um cross criado para o público jovem e que tem apelo de um fora da estrada, porém, com um visual mais moderno.

Chery TX

A Chery tem em sua linha cross o modelo TX que possui motor TGDI Turbo Gasoline Direct Injection) e câmbio CVT que é continuamente variável.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *