Carro do Futuro: Utilizando o Sol como Combustível

A idéia de fabricar um carro que utilize combustível sustentável está ganhando cada vez mais adeptos no mundo inteiro. A nova idéia proposta é a de um carro que faz fotossíntese, poupando o consumo de combustíveis como gasolina, álcool e até mesmo energia elétrica.
Um carro que faz fotossíntese é capaz de absorver os elementos como luz solar e dióxido de carbono e sintetizá-los para produzir eletricidade. Como resultado, o carro devolve à atmosfera oxigênio, ajudando a preservar o meio ambiente através da utilização de uma fonte de energia limpa e reutilizável.

O Primeiro Modelo

Um modelo do automóvel que faz fotossíntese foi apresentado durante a feira World Expo Shangai de 2010, que foi sediada na China. A empresa que criou o projeto em parceria com a montadora de automóveis GM foi a Shangai Automotive Industry Corporation.
O protótipo apresentado possui previsão de fabricação para 2030, e poderá absorver o dióxido de carbono da atmosfera e liberar oxigênio, contribuindo para a melhora do ar e a diminuição da poluição.

Yez

Batizado de YeZ (que significa folha, no idioma mandarim) o YeZ pode ser movido apenas utilizando energia limpa. Embora os detalhes técnicos da criação não tenham sido divulgados durante a feira, alguns recursos foram exibidos: o teto é capaz de absorver a energia solar, e as rodas são movidas através da geração de energia eólica da movimentação de pás no veículo.

Material Utilizado

O automóvel teria uma liga de materiais mistos, como metais e componentes orgânicos. A energia gerada pelo carro será armazada em uma bateria, para garantir autonomia ao carro quando não for possível gerar energia a partir dos elementos naturais. O carro deve possuir capacidade para apenas dois passageiros.

Componentes

A Hyundai também aposta neste tipo de geração de energia limpa para abastecer automóveis. Tanto que patrocinou a pesquisa de um estudante dos Estados Unidos, Nicolas Stone.
O carro foi chamado de City Car e utiliza tecnologia semelhante ao divulgado na feira chinesa – ou seja, tecnologia que ainda está em fase de estudos em vários institutos do mundo.

Design Funcional e Futurista

O design do carro é interessante e remete ao futuro e à natureza: a carroceria é feita com painéis solares que absorvem a energia solar e a transforma em eletricidade. Como os painéis são transparentes, o carro possui claridade natural.
Todos os elementos foram planejados para que pudessem ser reutilizados. O ar produzido, por exemplo, pode ser usado para climatizar o interior do automóvel.

Energia

Por se tratar de um protótipo o veículo ainda não tem data prevista de fabricação, embora alguns especialistas afirmem que ele poderá ser produzido até 2020, dez anos a menos do que a previsão da montadora chinesa.
De acordo com o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), a idéia é viável e poderá ser utilizada na fabricação dos carros no futuro.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *