Boa Etiqueta no Trânsito: Educação Para Boa Convivência

Passamos boa parte dos nossos dias no trânsito e dessa forma não podemos colocar para fora o pior da nossa personalidade nos momentos em que estamos dentro dos nossos carros. Quem pensa que no trânsito é o momento de extravasar todos os estresses do dia está enganado.

Trata-se de um momento em que é necessário ter paciência, ser educado e estar atento para evitar brigas e problemas. Conheça a boa etiqueta no trânsito através das nossas dicas, pois a educação deve estar presente em todos os momentos da sua vida principalmente naqueles que exigem calma.

Regras da Boa Etiqueta Para o Trânsito

Lixo é no Lixo

Uma das piores coisas que um motorista pode fazer no trânsito é jogar papel, ponta de cigarro, palito de sorvete entre outros lixos pela janela do seu carro. Infelizmente é necessário falar sobre o lixo porque ainda tem muita gente que pensa que as ruas são grandes latas de lixo.

Da mesma forma que você não quer que joguem lixo no chão da sua casa também não pode jogar rejeitos na rua. Pense que todo e qualquer pequeno item que você joga na rua e que vai parar nos bueiros contribui para os grandes alagamentos. Isso sem contar que é uma atitude sem educação e muito feia.

Nada de Xingar

O trânsito é realmente estressante nas grandes cidades e as ruas estão cheias de “barbeiros”, mas isso não torna xingar as pessoas um ato mais aceitável. Um erro não justifica o outro e dessa forma você deve evitar xingar os motoristas dos carros vizinhos, os motoqueiros que passam costurando e os pedestres.

Quando alguém faz algo errado no trânsito você deve contar até 10 para não xingar e chamar a atenção desse alguém. Tenha a certeza que se você chamar a atenção do outro de forma educada terá mais atenção. Pense que se você xinga alguém pode acabar com o carro emparelhado com essa pessoa no próximo sinal.

Buzina Tem Hora

A buzina existe para alertar os motoristas em situações de perigo nas ruas e não para ser usada sem critério. Uma das regras de etiqueta que mais são ignoradas no trânsito é exatamente essa da buzina, muita gente não se importa em sair por aí buzinando por todo e qualquer motivo.

Por exemplo, pessoas que buzinam na rua para avisar que chegaram são muito mal educadas uma vez que muitas outras pessoas moram nessa rua. Já pensou que quando você estaciona o seu carro na frente da casa de um conhecido e começa a buzinar insistentemente pode acordar o bebê do vizinho?

A situação fica ainda pior e mais desagradável quando a buzina em questão tem sons exóticos como o cacarejar de uma galinha ou berrante de boi. Tenha bom senso com a buzina.

Travar Passagens de Ruas

Muitos motoristas travam a passagem de ruas somente para não perder o sinal amarelo. Pense que você não é dono da rua e não pode utilizá-la da forma que desejar e no momento em que desejar.

Caixas de Som

Outra questão que exige bom senso por parte do motorista é a caixa de som do carro, não se pode transformar a mala do automóvel numa boate ambulante e achar que não está incomodando os demais. Quando você tem um equipamento de som potente e o liga no último volume na rua ou na praia está impondo o seu estilo de músicas para todo mundo.

Ultrapassagens de Espertinhos

Se tem uma coisa que irrita os motoristas no trânsito é quando tem um sem noção que decide se fazer de esperto. Um dos melhores exemplos disso é aquele motorista que ultrapassa pela esquerda os carros que estão na fila e depois quer os outros o deixem voltar como se não tivesse feito nada.

Nesse ponto vale a máxima de não faça para os outros o que você não quer que façam para você. Sendo assim na hora que você no trânsito procure ter bem certo o que pretende fazer e realize as ultrapassagens de forma correta.

Vidro Traseiro e Adesivos

Tudo bem que o adesivamento do carro é do gosto de cada um, mas uma forma de ter etiqueta no trânsito é evitar colocar mensagens ofensivas ou adesivos que causem algum tipo de constrangimento aos demais no vidro traseiro do seu carro. Muitas vezes confusões entre motoristas começam por causa de um adesivo com uma frase ofensiva.

Cutucar o Nariz, Passar Creme e Espremer Cravos

O engarrafamento pode ser bastante complicado e demorado, mas só porque você tem um bom tempo esperando não significa que possa ficar fazendo tudo o que te dá vontade. Esse período em que você fica no trânsito não é ideal para cutucar o nariz, espremer cravos ou então passar creme.

Essas atividades são íntimas e as demais pessoas não querem e nem devem compartilhar desses momentos com você.

Dress Code

Obviamente não existe um tipo de uniforme para os motoristas, mas não é legal estar andando pela rua e observar motoristas sem camisa guiando em cidades que não tem praia. No litoral já não é muito legal ficar andando sem camisa por aí, mas ainda é aceitável. Porém, nas cidades grandes vale a pena investir num figurino melhor, pois você não sabe quando será parado numa blitz, por exemplo, é bom estar apresentável.

Fila Dupla

Muitas mamães e papais quando vão buscar os seus filhos na escola acham que é permitido para eles fazer fila dupla ou tripla para esperar as crianças. Além de não poder parar o seu carro desse jeito é um grande falta de educação. Não é porque você está indo buscar seus filhos que pode parar como quiser na rua.

Faixa de Pedestre

Como o próprio nome já diz essa é a faixa do pedestre e dessa forma quando o sinal fecha para os carros não se pode parar em cima dela. É bem comum ver motoristas que estão “apressadinhos” e acabam parando em cima da faixa impedindo que os pedestres atravessem a rua no local indicado.

Acelerar em Cima do Pedestre

No capítulo pedestre ainda cabe mais uma dica de boa etiqueta no trânsito, nada de ficar acelerando para cima das pessoas que estão atravessando a rua. Não ameace jogar o seu carro em cima das pessoas nem enquanto o sinal está vermelho e nem quando acabou de abrir para os carros. Tenha mais calma.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *