Scooter Elétrica Também é Uma Moto

Os meios de transporte são muito importantes para o nosso dia a dia, pois estamos constantemente com pressa de chegar aos nossos compromissos, porém, nem sempre com vontade de entrar com um carro no trânsito. Uma boa alternativa para quem tem mais tranquilidade na sua rotina é conhecer os modelos de Scooter Elétrica. Se você ainda tem dúvidas a respeito desse tipo de motocicleta aproveite para saber um pouco mais daquele que é um dos mais práticos meios de transporte.

O Que é uma Scooter Elétrica?

O modelo Scooter é um tipo de motocicleta, porém, que possui um design especial em que os pés ficam sobre um apoio, evitando assim o contato com o motor. Além dessa, outra característica que diferencia as Scooters das demais motocicletas é o tamanho das duas rodas, cerca de 20 a 35 cm de diâmetro.

Se você deseja mais segurança ao pilotar uma moto é interessante conhecer esse modelo, pois com um design pensado para evitar o contato direto com o motor, centro de gravidade mais próximo do solo e também uma velocidade máxima mais baixa a Scooter oferece menos riscos de acidentes.

Os modelos elétricos ainda se destacam pelo fato de serem mais leves e assim se tornam muito mais fáceis de guiar. O Código de Trânsito Brasileiro classifica as Scooters como modelos de Motonetas. Em países com trânsito mais complicado e caótico como China, Índia e Japão essas motos fazem muito sucesso, devido a leveza e também ao seu tamanho reduzido que sempre permite encontrar um espacinho entre os carros.

Scooter Elétrica é Um Ciclomotor?

Uma confusão bastante comum que pode ser feita em relação às Scooters Elétrica é achar que elas são o mesmo que um ciclomotor. Porém, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) oferece uma boa diferenciação entre os dois tipos de meio de transporte. Basicamente o que difere os dois é que o ciclomotor é considerado como sendo um veículo de duas a três rodas que tenha um motor de combustão interna e cuja velocidade máxima atingida não exceda os 50 km/h.

A Scooter possui um motor elétrico e esta é a principal diferença entre os dois, porém, como muitos modelos dessa moto não excedem os 50 km/h como velocidade máxima há regiões no Brasil em que a polícia de trânsito considera essa moto como um ciclomotor.

Porque Ter Uma Scooter Elétrica?

Os modelos de Scooter Elétrica estão ficando cada vez mais populares, dentre as inúmeras vantagens que oferecem podemos citar o fato de não poluir o meio ambiente, não emitir ruídos, não fazer uso de combustíveis fosseis e ainda não emitir cheiros.

Porém, além de ajudar o meio ambiente, esse tipo de moto ajuda o seu bolso também, pois tem um baixo valor de manutenção, não precisa de óleos, as suas baterias podem ser carregadas a qualquer momento e em qualquer lugar e ainda não produzem sujeira para o piloto como, por exemplo, o motor de grande parte das motos convencionais.

Quando você precisa percorrer apenas distâncias pequenas vale a pena contar com um modelo de Scooter Elétrica, pois é mais fácil de pilotar e ainda muito mais barato para manter.

Scooters no Auto Esporte

Onde Pilotar Uma Scooter Elétrica?

Uma das principais dúvidas para quem está pensando em comprar uma Scooter Elétrica é onde se deve pilotar a motinho. Podemos te dar algumas dicas, assim você poderá avaliar se realmente vale a pena e resolve os seus problemas de transporte ter um modelo desses.

Em geral, se o seu trajeto não inclui mais do que 15 km já pode ser feito com uma moto Scooter. Porém, também vale dizer que é importante esse trajeto seja asfaltado, plano, tenha um trânsito que não seja prejudicado pela velocidade máxima da moto entre outros fatores.

Uma questão que pode se tornar bem complicada para uma Scooter Elétrica contornar são as rampas. O máximo de inclinação que se recomenda é 15º, fique atento para não passar por dificuldades com a sua moto na hora das subidas. Em suma, se você mora numa cidade pequena ou mesmo circula apenas pelo bairro pode contar que essa moto será perfeita para o seu dia a dia. Trata-se de um veículo próprio para plantas industriais que sejam planas e ofereçam menos trânsito.

Velocidade de Uma Scooter Elétrica

Existem vários modelos de Scooter Elétrica no mercado, mas, em geral, os que predominam fazem uma velocidade máxima em torno de 35 a 50 km/h. Não é uma velocidade extraordinária, mas como já dissemos essa é uma moto para percorrer distâncias curtas em trajetos que não possuam obstáculos no caminho.

Consumo Médio de Energia

Um dos fatores que torna a Scooter Elétrica uma grande amiga do meio ambiente é exatamente ser movida a bateria e assim não emitir poluentes e nem mesmo fazer uso de combustíveis fósseis. O consumo médio de energia para uma carga que dure até 8h é de 1.2 KWh.

A Bateria

Parte das dúvidas em relação a esse tipo de moto diz respeito a bateria da mesma, em primeiro lugar, é importante ter uma ideia a respeito da duração média dela. Em grande parte dos casos, as baterias possuem uma média de 300 ciclos profundos de operação, isso significa 80% da capacidade nominal da bateria. Dessa forma, a substituição da bateria ocorre num período de 1 a 2 anos.

Também é importante tomar algumas medidas para preservar as baterias da sua Scooter Elétrica. A primeira dica importante é evitar carregar a bateria com muita frequência para não reduzir os seus ciclos profundos. Deixe para carregar a bateria depois de um uso prolongado ou mesmo depois de ela atingir menos de 50% de carga.

Como é Feita a Carga da Bateria?

Recarregar a bateria da sua Scooter Elétrica é muito fácil, basta que você deixe a moto desligada e, em seguida, conecte-a a tomada, tomando o cuidado em verificar a tensão específica do carregador. Na dúvida, consulte as informações que vêm junto da sua moto.

Preços

Um dos motivos da Scooter Elétrica estar tão em alta é o seu preço reduzido, pois é possível encontrar modelos que saem por apenas R$ 950,00. Porém, é claro que você também encontra modelos de preços mais elevados de acordo com o aumento da qualidade e exigência do consumidor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Motos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • OLÁ! FIQUEI MUITO INTERESSADO NA SCOOTER, PORÉM PRECISO SABER: PARA PILOTÁ – LA É NECESSÁRIO POSSUIR HABILITAÇÃO PARA MOTO? MORO EM CARAGUATATUBA – SP.

    FLAVIO OLIVEIRA 10 de março de 2013 22:16
  • GOSTARIA DE SABER VALORES DESSA MOTOCICLETA

    ODAIR 10 de dezembro de 2013 11:45

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *